DTM: Spengler comprova força da BMW com pole-position para etapa de Nürburgring. Farfus larga em 6º

Pela segunda vez na temporada de 2012 a BMW vai largar na pole-position no DTM. O responsável pelo feito, mais uma vez, é o canadense Bruno Spengler. Augusto Farfus esteve rápido tanto no Q1 quanto no Q2, mas foi o sexto no Q3 e ficou de fora da briga pela posição de honra do grid

É uma BMW M3 que ocupará a pole-position quando o pelotão do DTM alinhar para a largada neste domingo (19), em Nürburgring, na Alemanha. O canadense Bruno Spengler, que deu à montadora sua primeira vitória no retorno ao DTM, em maio, foi o piloto mais rápido do Q4 da classificação realizada neste sábado, superou três adversários da Audi e assegurou a primeira colocação.

A BMW andou na frente desde o início do dia, quando o brasileiro Augusto Farfus liderou o segundo treino livre do fim de semana. Na tomada de tempos, Spengler e Martin Tomczyk lideraram, respectivamente, o Q1 e o Q2. Contudo, a Audi cresceu no Q3 e viu três de seus representantes ficarem entre os quatro melhores. Edoardo Mortara completará a primeira fila, enquanto Filipe Albuquerque e Mike Rockenfeller partirão logo atrás.

Bruno Spengler vibra com segunda pole da temporada (Foto: DTM)

A terceira fila é da BMW, com Tomczyk e Farfus. O curitibano não conseguiu repetir a marca que cravou no treino da manhã, que o colocaria na disputa pela pole-position pela terceira vez na temporada de 2012. O mesmo vale para o alemão, atual campeão da categoria, que havia andado melhor no Q2. Farfus, Rockenfeller e Albuquerque foram os três únicos pilotos que, até agora, conseguiram andar abaixo da marca de 1min24s.

Vice-líder do campeonato, Jamie Green foi o sétimo melhor do dia, enquanto o líder disparado do DTM, Gary Paffett, foi o destaque negativo. O britânico da Mercedes sequer avançou ao Q3 e largará apenas na 11ª colocação.

Confira como foi a sessão de classificação para a etapa de Nürburgring do DTM:

O primeiro a completar uma volta cronometrada na classificação da etapa de Nürburgring do DTM foi Mike Rockenfeller. De Audi, o alemão registrou a marca de 1min24s433. Pouco depois, Rocky se superou e alcançou 1min24s316, que não foram páreo, porém, para o 1min24s293 de Bruno Spengler. O canadense da BMM, então, assumiu a primeira posição, na qual se manteve até o fim. Augusto Farfus foi o 11º.

Os seis eliminados no Q1 foram Rahel Frey, Christian Vietoris, Andy Priaulx, Roberto Merhi, Susie Wolff e David Coulthard.

O Q2 começou com Rockenfeller de novo sendo o primeiro a entrar na pista e, tendo completado a volta primeiro, ocupou momentaneamente a primeira colocação. Contudo, novamente uma BMW o desbancou. Martin Tomczyk andou na casa de 1min24s305. Instantes depois foi a vez de Spengler voltar a mostrar força: 1min24s163. O canadense melhorou seu tempo pouco depois.

Augusto Farfus ficou com o sexto lugar no grid de largada para a prova deste domingo (Foto: DTM)

Mas ainda havia mais por vir: Tomczyk e Farfus voltaram a andar rápido e subiram para as duas primeiras posições, respectivamente – nas quais terminariam o Q2.

A grande surpresa deste momento foi a eliminação de Gary Paffett, apenas o 11º colocado. Mattias Ekström, Miguel Molina, Joey Hand, Ralf Schumacher e Adrien Tambay foram os outros que ficaram pelo caminho após a segunda parte da sessão.

Apesar da forte presença da BMW nas primeiras posições, a Audi cresceu no Q3 e, consequentemente, na briga pela pole-position. Rockenfeller foi o mais rápido, seguido por Filipe Albuquerque, Bruno Spengler e Edoardo Mortara. Portanto, três carros de Ingolstadt disputariam a posição de honra no grid no Q4.

Tomczyk e Farfus, por sua vez, terminaram em quinto e sexto, respectivamente, e dividirão a terceira fila do grid neste domingo. A quarta fila terá Jamie Green e Dirk Werner e, a quinta, Robert Wickens e Timo Scheider.

Q4: BMW de volta ao topo

Spengler foi tranquilo o suficiente para recuperar a superioridade da BMW em relação à Audi em Nürburgring. O canadense, segundo a entrar na pista, registrou 1min24s284 – que não foi sua melhor marca neste sábado – e, com este tempo, pôde comemorar a pole-position.

Spengler, Mortara e Albuquerque ficaram com as três primeiras posições do grid de largada (Foto: DTM)

Mortara, que deu à Audi sua única vitória até aqui na temporada de 2012 do DTM, estará na segunda posição. Primeiro a registrar volta no Q4 – 1min24s505, ele ficou pouco a frente de Albuquerque: somente 0s050. A presença do italiano e do lusitano mostra que o Team Rosberg encontrou um bom acerto para este circuito. Já Rockenfeller, um dos principais nomes da montadora das quatro argolas, foi mal e virou em apenas 1min24s727 no momento decisivo do treino, ficando assim com a quarta colocação.

A largada para a sexta etapa do campeonato, a primeira da segunda metade do certame, acontece às 9h (de Brasília) deste domingo.

DTM, Nürburgring, Classificação, Final:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.