7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Turismo

Exatos 30 anos após título europeu, Volvo anuncia entrada no WTCC a partir da temporada 2016

A Volvo está de malas prontas para ingressar no Mundial de Turismo. O anúncio de que vai entrar no WTCC em 2016 com a Polestar veio exatamente numa data histórica para o automobilismo da marca sueca

 
A Volvo anunciou nesta terça-feira (13) que vai fazer parte do WTCC a partir da temporada 2016. Com a Polestar, a Volvo vai adicionar o Mundial de Turismo a um currículo que também conta com domínio do Campeonato Escandinavo de Turismo e preparação de equipe no V8 Supercars.
 
A data foi escolhida a dedo: hoje se comemoram 30 anos do título da Volvo no Campeonato Europeu de Turismo. A montadora está a dois anos trabalhando num programa de desenvolvimento. 
 
"Faz 30 anos hoje que a Volvo conquistou um título europeu de turismo; Precisamos de um novo desafio, e isso vai ser ir pela primeira vez para o WTCC em 2016", anunciou o diretor-executivo da Polestar, Neils Moller.
Volvo na jogada (Foto: Volvo)
A ideia é ter dois carros na pista ano que vem, aumentando conforme a equipe aumenta suas condições de competição no próximo ano. Ainda não se sabe quem serão os pilotos, mas Thed Björk, Robert Dahlgren e Fredrik Ekblöm já testaram o carro.
 
"Correr em carros de turismo é parte do DNA da nossa companhia. Nós também estamos com quatro título seguidos na Escandinávia e querendo levar para casa o título mundial. O campeonato tem uma conexão muito boa com a história, a tradição e os valores de como a Volvo gosta de participar no automobilismo", disse o diretor de automobilismo da Volvo, Alexander Murdzevski.
 
"Como um desafio de engenharia, tentando confrontar a líder hoje [Citroën], que venceu dez títulos. Eu não acho que podemos achar isso em muitos outros campeonatos, então é fantástico como desafio, o que significa que isso é um de nossos maiores projetos de automobilismo da história. Sabemos que será o primeiro ano para nós, mas esse é o plano. É um processo de vários anos", seguiu.
 
"Esperamos aprender rapidamente em 2016, desafiar por pódios em 2017 e então deixar a vida mais difícil para os líderes no campeonato para a batalha do título", encerrou.
 
A Citroën sobrou novamente no WTCC em 2015, faturando o campeonato sem qualquer dificuldade.