Farfus domina com facilidade etapa de Valência e é primeiro brasileiro vencedor no DTM

‘Ninho’ subiu ao degrau mais alto do pódio na etapa de Valência do DTM ao liderar praticamente de ponta a ponta. O também estreante Adrien Tambay surpreendeu, finalizando em segundo

Augusto Farfus se tornou o primeiro brasileiro a vencer na história do DTM. Neste domingo (30), o piloto da BMW dominou a etapa de Valência praticamente de ponta a ponta para subir no degrau mais alto do pódio pela primeira vez no principal campeonato do automobilismo alemão. Adrien Tambay surpreendeu, terminando em segundo.

O piloto, chamado pela esposa de Ninho, não teve adversários ao longo de todo o final de semana. O brasileiro largou bem e escapou ileso do salseiro da primeira volta. A partir daí, apenas precisou administrar a vantagem para Edoardo Mortara, então segundo colocado, para se manter na ponta.

Augusto Farfus recebeu a bandeira na frente (Foto: DTM)

Ainda falando na primeira volta, o enrosco inicial começou com Robert Wickens tocando em Martin Tomczyk logo na primeira curva. Vários carros escaparam pela brita, mas os dois – e mais Roberto Merhi – não conseguiram evitar. Em um ponto diferente, Jaime Green e Gary Paffett também se tocaram, mas seguiram na corrida.

Sem se preocupar com os incidentes, Farfus começou a imprimir um forte ritmo de prova. Em duas voltas, o piloto já detinha uma vantagem de 2s2 para Mortara. Poucos giros mais tarde, a distância já tinha aumentado para 4s5.

Com esse bom desempenho, o brasileiro fez a parada nos boxes e retornou à pista sem problemas. Esse, aliás, foi o único momento em que Ninho perdeu a ponta, já que Timo Scheider retardou a parada ao máximo e aproveitou para liderar algumas voltas.

Com a parada no alemão, Farfus reassumiu a ponta e mesmo precisando se dirigir ao pit-lane pela segunda vez o piloto conseguiu manter a liderança. Edoardo Mortara, por sua vez, não teve sorte e precisou abandonar a prova. Assim, Tambay pulou para a segunda colocação, mas em momento algum foi ameaça para o brasileiro.

'Ninho' celebrou a vitória com a esposa, Liri (Foto: DTM)

Dessa forma, Augusto recebeu a bandeira quadriculada com facilidade e pôde comemorar muito a primeira vitória no DTM. Tambay segurou Mattias Ekström para terminar em uma surpreendente segunda colocação, com o sueco completando o pódio. Filipe Albuquerque encerrou em quarto, seguido por Mike Rockenfeller.

Bruno Spengler, que precisou cumprir um drive-through por queimar a largada, concluiu em sexto, com Rahel Frey, Andy Priaulx, Dirk Werner e Jamie Green completando o grupo dos dez primeiros.

Faltando apenas uma etapa para o final da temporada, o campeonato está completamente indefinido. Gary Paffett abandonou e manteve os 127 pontos, contra 124 de Spengler. Green, com 109, também tem chances de terminar o ano com a taça. Farfus é o oitavo, com 54.

A etapa decisiva do DTM acontece em Hockenheim, no dia 21 de outubro.

DTM, Valência, final:

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.