FIA divulga calendário 2013 do Mundial de Endurance com etapa de São Paulo confirmada

As 6 Horas de Interlagos vão acontecer no dia 24 de agosto de 2013, em Interlagos. Já a principal corrida do certame, as 24 Horas de Le Mans, estão marcadas para os dias 22 e 23 de junho

A FIA divulgou nesta sexta-feira (28) o calendário para a temporada 2013 do Mundial de Endurance. A etapa de São Paulo foi confirmada e está marcada para o dia 24 de agosto, em Interlagos. Já a principal corrida do certame, as 24 Horas de Le Mans, acontece entre os dias 22 e 23 junho.

A principal novidade com relação a 2012 foi a saída das 12 Horas de Sebring para a realização de uma prova no novo Circuito das Américas, em Austin, no Texas. No entanto, tanto a corrida texana quanto a etapa de Xangai ainda não foram precisam de confirmação por parte da entidade.

As 6 Horas de São Paulo de 2013 estão confirmadas (Foto: Rodrigo Berton / Agência Warm Up)

O presidente do WEC, Gerard Neveu, afirmou que o objetivo da FIA na hora de montar o calendário de disputas foi criar uma logística que fosse barata para as equipes. “Com a atual situação econômica, é importante economizar dinheiro no transporte dos carros pelo mundo. Esse calendário nos permite enviar os carros pelo mar ao invés de pelo ar sempre que possível, o que vai nos ajudar a abaixar os custos para todos os envolvidos no FIA WEC”, disse.

Neveu explicou, também que tornar o campeonato mais acessivo é uma forma de garantir a sua continuidade. “Isso é muito importante para o futuro do campeonato a longo prazo, e eu estou confiante de que esse calendário vai nos permitir atrair mais equipes e mais pilotos ao Mundial de Endurance na próxima temporada”, completou.

Outras mudanças anunciadas pela FIA nesta sexta-feira dizem respeito ao regulamento. Para o próximo ano, os carros da categoria LMP2 podem sofrer uma equalização de desempenho, principalmente na potência do motor, peso e capacidade do tanque de combustível. Além disso, os novos carros da categoria deverão ser produzidos de acordo com as regras da LMP1, assim as fabricantes poderão construir um mesmo modelo para ambas as divisões. A FIA também estipulou que os motores a Diesel serão permitidos em 2013.

Por fim, a entidade anunciou a criação de um campeonato disputado apenas pilotos da classe GT e outro para as equipes das divisões GT. Dessa forma, no final do ano, haverá uma premiação separada a essas classes.

Confira o calendário da temporada 2013 do Mundial de Endurance:

14 de abril: 6 Horas de Silverstone / Inglaterra
4 de maio: 6 Horas de Spa-Francorchamps / Bélgica
22 e 23 de junho: 24 Horas de Le Mans / França
24 de agosto: 6 Horas de São Paulo / Brasil
22 de setembro: 6 Horas de Austin / Estados Unidos
20 de outubro: 6 Horas de Fuji / Japão
10 de novembro: 6 Horas de Xangai / China
30 de novembro: 6 Horas do Bahrein

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.