Fora da F1 desde 2013, Kovalainen anuncia acordo e vai disputar temporada 2015 do Super GT no Japão

Heikki Kovalainen, que defendeu na F1 a Renault, a McLaren, a Caterham e a Lotus, vai disputar o Super GT japonês na temporada 2015 na classe GT500

Ex-piloto da F1, Heikki Kovalainen confirmou que vai disputar a temporada 2015 do Super GT no Japão. O finlandês vai fazer parte da equipe Lexus Sard.

Kovalainen estreou na F1 em 2007 pela Renault. Na temporada seguinte, foi para a McLaren substituir Fernando Alonso e por lá conquistou sua única vitória no Mundial, em Hungaroring, naquele mesmo ano. Depois, o nórdico defendeu a Caterham entre 2010 e 2012.

Heikki Kovalainen está de volta às competições (Foto: Carsten Horst/Hyset)

A última aparição na F1 se deu em 2013, quando assumiu o lugar de Kimi Räikkönen nos GPs dos EUA e do Brasil. Depois de um 2014 sem muita ação, Heikki volta suas atenções ao oriente. A confirmação do acordo foi feita por meio do Twitter do piloto nesta manhã de sábado (7).

O finlandês de 33 anos vai correr na classe GT500 ao lado de Kohei Hirate no carro #39. A estreia acontece em Okayama no mês de abril.

OS 10+ DA PRIMEIRA SEMANA

Por quatro dias, oito equipes marcaram presença no circuito de Jerez, na Espanha, para os primeiros testes da pré-temporada. Naturalmente, a curiosidade para se acompanhar as atividades na pista andaluz era grande, e também há diversos pontos a se destacar após essa primeira bateria de treinos coletivos. A liderança da Ferrari, o dia em que o brasileiro Felipe Nasr foi o mais rápido, os problemas da McLaren e a pintura da Red Bull foram alguns dos aspectos que chamaram a atenção. 

Leia a matéria completa no GRANDE PRÊMIO.

O SOM AO REDOR
Tempos mais baixos, menos problemas e mais barulho. Dá para resumir assim, do ponto de vista dos motores V6 turbo, a semana de testes da F1 em Jerez de la Frontera, abrindo a pré-temporada de 2015. Introduzidas em 2014, essas unidades de força que atrelam sistemas híbridos ao motor de combustão interna vêm recebendo muitas críticas desde o princípio desta nova era.
 
Há cabos eleitorais fortes que pedem a mudança do regulamento — a alternativa mais defendida neste momento é a adoção de propulsores com 1000 cavalos de potência. Mas é incontestável como, com o passar do tempo, nota-se uma evolução.

Leia a matéria especial do CONTA-GIRO desta semana no GRANDE PRÊMIO. 

FORA DE NOVO
O momento da Force India não é bom. Após perder a primeira bateria de testes em Jerez, o time indiano está fora da segunda sessão de treinos coletivos, que acontece em Barcelona e corre o risco de perder a terceira também. A confirmação veio nesta sexta-feira (6) por meio do chefe-adjunto do time Bob Fernley à BBC, que citou a falência de Marussia e Caterham e a demora para assinar contrato para ter o túnel de vento da Toyota como principais fatores para o atraso na produção do VJM08.
 
Fernley garantiu que não há a menor possibilidade do VJM08 estar pronto para a segunda bateria de testes, agora em Barcelona, mas explicou que a intenção do time é ter o novo carro pronto para a última sessão de testes. 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.