GT Series: Loeb e Parente vencem corrida de classificação em Nogaro. Khodair e Cacá terminam em sétimo

Lendário Sébastien Loeb fez a ultrapassagem sobre Niklaus Mayr-Melnhof e conquistou para sua equipe a vitória na corrida de classificação em Nogaro, neste domingo (31). A dupla brasileira melhor posicionada foi Cacá Bueno e Allam Khodair, que fecharam a prova em sétimo


Mito do automobilismo mundial e nove vezes campeão do WRC, Sébastien Loeb começou com sucesso sua jornada no GT. O piloto francês venceu, ao lado do luso Álvaro Parente, a corrida de classificação da etapa de abertura do GT Series em 2013, no circuito de Nogaro, França, neste domingo (31). Depois de Parente entregar a condução do McLaren MP4-12C a Loeb em segundo, o piloto da casa travou um empolgante duelo com Niklaus Mayr-Melnhof, gentleman-driver e companheiro de equipe do pole René Rast, fazendo a ultrapassagem no fim da prova.

Os brasileiros tiveram uma jornada bastante interessante em Nogaro. Depois de largar em quinto e assumir a quarta colocação logo no começo, Allam Khodair fez seu pit-stop e entregou o carro a Cacá Bueno. Entretanto, houve perda de tempo durante a parada, e o carioca voltou à pista em 11º, tendo de fazer uma corrida de recuperação. Ao fim de 39 voltas, o conjunto do BMW Team Brasil levou o Z4 #0 à sétima posição e foi a dupla brasileira melhor colocada, ficando em quinto lugar na Pro Cup, levando dois pontos na categoria.

Sergio Jimenez e Ricardo Zonta também tiveram uma estreia bastante razoável no GT Series. A dupla, que guia o Z4 #21 do BMW Team Brasil, teve uma corrida bastante consistente e fechou em oitavo, sexto na Pro Cup, logo à frente de outro conjunto brasileiro, formado por Claudio Ricci e Matheus Stumpf, que guiaram o Ford GT da equipe lusitana Rodrive. Raijan Mascarello e Felipe Tozzo, que travou duelo bem interessante com Fabien Barthez, terminaram em 17º.

A corrida principal será disputada às 9h15 (hora de Brasília) desta segunda-feira (1º) e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2.

Sébastien Loeb e Álvaro Parente triunfaram na corrida deste domingo de Páscoa (Foto: Vimages/Fabre)

Saiba como foi a corrida de classificação do GT Series em Nogaro

Antes da largada, a organização do GT Series divulgou punição aos carros dos lusos Carlos Vieira e César Campaniço, que perderam dez posições no grid, e também ao McLaren de Andreas Züber e Mike Parisy, que largaram em oitavo. Assim, o conjunto brasileiro melhor posicionado no grid foi Cacá Bueno e Allam Khodair, que saíram em quinto lugar.

A largada foi relativamente tranquila, pelo menos para o pole René Rast, que manteve a liderança com seu Audi, seguido pela McLaren de Álvaro Parente, companheiro de equipe de Loeb. Khodair, que abriu a corrida com o Z4 #0 da BMW Team Brasil, subiu para a quarta colocação após um toque no Audi R8 de Laurens Vanthoor. O carro dos brasileiros teve a dianteira danificada após o choque.

Outro incidente, entre a Ferrari de Soheil Ayari e a Mercedes de Sergey Afanasiev, levou ambos para a brita e acabou ocasionando o primeiro safety-car da corrida logo na primeira volta. Duas voltas depois, a direção de prova liberou a pista e autorizou a relargada em Nogaro.

Sob o olhar atento de Loeb, que acompanhava a prova do pit-lane antes de voltar à pista, Parente pressionava Rast na empolgante luta pela primeira colocação, com Sändström, com o outro Audi, vindo um pouco mais atrás, em terceiro, seguido por Khodair. Jimenez vinha em 13º. Boa largada fez Claudio Ricci, que estava em 11º com seu Ford GT, enquanto Felipe Tozzo, seu companheiro de equipe na Rodrive, vinha em 18º.

A prova começava a formar seus pelotões. Na frente, Rast e Parente não tinham diferença um em relação ao outro, Sändström vinha mais atrás, em terceiro, e mais atrás aparecia Khodair, em quarto, que não ameaçava, mas também não era ameaçado em sua posição na corrida. 

Mais atrás, acontecia um duelo até então inimaginável entre Felipe Tozzo e Fabien Barthez, aquele, pelo 18º na corrida de classificação. Depois de algumas voltas, o goleiro campeão mundial de futebol em 1998 conseguiu ultrapassar o brasileiro.

Com 25 minutos de prova, abriu-se automaticamente a janela para pit-stop e troca de pilotos em Nogaro. A janela estava aberta por dez minutos. Os líderes Rast e Parente estenderam ao máximo suas respectivas permanências na pista e seguiam duelando ferrenhamente pela ponta da corrida de classificação.

Rast parou primeiro, quando faltavam 27 minutos para o fim da prova. Parente ficou mais uma volta na pista e acelerou ao máximo antes de entregar a condução do seu McLaren para Loeb. Quase no limite do tempo, o luso foi aos boxes e finalmente fez seu pit-stop, com o lendário francês assumindo a condução do bólido na parte final da corrida.

Com o fim da janela para pit-stops, Niklaus Mayr-Melnhof manteve a liderança para o Audi R8 LMS #12, com Loeb na segunda colocação. Zonta assumiu o lugar de Jimenez na condução do BMW Z4 e subiu para a nona colocação, logo atrás de outra BMW, mas da equipe indiana e liderado na pista por Armaan Ebrahim. O duo Khodair/Cacá Bueno perdeu muitas posições e despencou de quarto para 11º quando o carioca foi à pista para fechar a corrida com o Z4 #0.
Cacá e Khodair terminaram a corrida de classificação em Nogaro em sétimo (Foto: Vimages/Fabre)

Loeb se aproximava de Mayr-Melnhof a cada volta e estava muito perto de fazer a ultrapassagem. O alemão, apesar de ser um gentleman-driver, defendia bem sua posição e dificultava as coisas para Sébastien. Destaque para o surpreendente Maximilian Buhk, que subiu para terceiro após a janela de pit-stops em Nogaro.

A corrida também via um duelo interno entre brasileiros. Em busca de recuperação, Cacá ganhava terreno e subia na prova. O carioca conseguiu subir para oitavo após superar seu companheiro de equipe, Zonta, e, em seguida, partiu para cima do BMW indiano de Ebrahim, fazendo a ultrapassagem faltando pouco mais de seis minutos para o fim da corrida.

Foi nessa hora que Loeb finalmente assumiu a ponta da corrida de classificação. Aproveitando de toda sua experiência, Sébastien conseguiu a ultrapassagem em Mayr-Melnhof, levando ao delírio os fãs franceses que acompanhavam a prova na arquibancada, partindo para a vitória neste domingo de Páscoa.

GT Series, Nogaro, corrida  de classificação, final:
1 Sébastien LOEB
Alvaro PARENTE
FRA
POR
Sébastien Loeb Racing
McLaren MP4-12C GT3
  39 voltas  
 
2 René RAST
Niklaus MAYR-MELNHOF
ALE
AUT
Belgian Audi Club Team WRT
Audi R8 LMS Ultra
+5.323    
 
3 Maximilian BUHK
Alon DAY
ALE
ISR
HTP Gravity Charouz
Mercedes SLS AMG GT3
+5.511    
 
4 Anthony KUMPEN
Enzo IDE
BEL
BEL
Phoenix Racing
Audi R8 LMS Ultra
+25.257    
 
5 César CAMPANIÇO
Carlos VIEIRA
POR
POR
Team Novadriver
Audi R8 LMS Ultra
+26.928    
 
6 Karun CHANDHOK
Jan SEYFFARTH
IND
ALE
Seyffarth Motorsport
Mercedes SLS AMG GT3
+41.088    
 
7 Cacá BUENO
Allam KHODAIR
BRA
BRA
BMW Team Brasil
BMW Z4 GT3
+47.646    
 
8 Sergio JIMENEZ
Ricardo ZONTA
BRA
BRA
BMW Team Brasil
BMW Z4 GT3
+49.278    
 
9 Matheus STUMPF
Claudio RICCI
BRA
BRA
Rodrive Competições
Ford GT
+58.852    
 
10 Andreas ZÜBER
Mike PARISY
AUT
FRA
Sébastien Loeb Racing
McLaren MP4-12C GT3
+59.938    
 
11 Armaan EBRAHIM
Julien JOUSSE
IND
FRA
BMW Sports Team India
BMW Z4 GT3
+1:04.496    
 
12 Hari PROCZYK
Dominik BAUMANN
ALE
AUT
Grässer Racing
Lamborghini Gallardo LP600+
+1:07.981    
 
13 Sergey AFANASIEV
Allan SIMONSEN
RUS
DIN
HTP Gravity Charouz
Mercedes SLS AMG GT3
+1:09.067    
 
14 Mark SHULZHITSKIY
Wolfgang REIP
RUS
BEL
Nissan GT Academy Team
Nissan GT-R GT3
+1:19.144    
 
15 Fabién BARTHEZ
Gérard TONELLI
FRA
FRA
Team Sofrev
Ferrari F458 Italia GT3
+1 volta    
 
16 Stéphane ORTELLI
Laurens VANTHOOR
FRA
BEL
Belgian Audi Club Team WRT
Audi R8 LMS Ultra
+1 volta    
 
17 Felipe TOZZO
Raijan MASCARELLO
BRA
BRA
Rodrive Competições
Ford GT
+2 voltas    
 
18 Jan STOVICEK
Petr CHAROUZ
TCH
TCH
HTP Gravity Charouz
Mercedes SLS AMG GT3
+2 voltas    
 
19 Lucas ORDOÑEZ
Alex BUNCOMBE
ESP
ING
Nissan GT Academy Team
Nissan GT-R GT3
Abandonou    
 
20 Niclas KENTENICH
Daniel KEILWITZ
ALE
ALE
Dörr Motorsport
McLaren MP4-12C GT3
Abandonou    
 
21 Frank STIPPLER
Edward SANDSTRÖM
ALE
SUE
Belgian Audi Club Team WRT
Audi R8 LMS Ultra
Abandonou    
 
22 Jean-Luc BEAUBÉLIQUE
Soheil AYARI
FRA
JAP
Team Sofrev
Ferrari F458 Italia GT3
Abandonou    
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.