GT1: Basseng e Winkelhock são campeões de 2012 após grave acidente de Buurman em Donington

Yelmer Buurman sofreu um grave acidente enquanto disputava posições com Markus Winkelhock na etapa do GT1 em Donington Park. O holandês foi levado ao hospital para que exames mais detalhados sejam feitos

Marc Basseng e Markus Winkelhock são os campeões da temporada 2012 do GT1. No entanto, o campeonato terminou em um anticlímax tremendo, já que a corrida decisiva, deste domingo (30), em Donington Park, foi encerrada com 12 minutos restando no cronômetro por causa do grave acidente sofrido por Yelmer Buurman.

O holandês, que compete ao lado de Michael Bartels, era o único que podia impedir o título de Basseng/Winkelhock. E essa batalha literalmente aconteceu na pista. Depois das paradas obrigatórias nos boxes, os dois carros dividiram a mesma curva, com Winkelhock dando um pequeno toque no rival.

A McLaren terminou com a vitória na etapa do GT1 em Donington (Foto: GT1)

A BMW de Buurman saiu da pista de traseira e em alta velocidade até encontrar o muro de proteção. A pancada foi tão forte que o concreto foi destruído, e o piloto não conseguiu sair sozinho dos destroços do carro. Por causa disso, a direção de prova acionou a bandeira vermelha para que o atendimento médico fosse feito.

A corrida, assim, foi encerrada e a vitória ficou com a McLaren de Frédéric Makowiecki e Stef Dusseldorp. A Lamborghini de Peter Kox/Stefan Rosina ficou com a segunda colocação enquanto a outra McLaren, de Álvaro Parente/Gregoire Demoustier completou o pódio.

Por causa do acidente, Buurman foi levado ao hospital para fazer exames mais detalhados, enquanto Winkelhock foi atendido no centro médico dentro da própria pista de Donington Park.

Esse não foi o único acidente do final de semana do GT1. Logo na largada, a outra BMW, de Nikolaus Meyr-Melnhof se enroscou com o Ford GT de Laurent Groppi, no mesmo ponto da batida de Buurman. O carro do francês bateu na proteção de pneus, interrompendo a corrida para que os reparos fossem feitos na barreira de segurança. Por causa disso, a corrida foi atrasada em quase 30 minutos.

Os comissários anunciaram que o acidente de Buurman está sendo investigado e por isso o resultado da corrida está sub judice. No entanto, Basseng/Winkelhock ficou com o título, com 147 pontos. A McLaren de Makowiecki/Dusseldorp terminou em segundo, com 144, enquanto Buurman/Bartels finalizou, com 143.

GT1, Donington Park, final:

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.