Inspirado, Loeb lidera quarteto da Citroën em casa e crava pole do WTCC no circuito de Paul Ricard

Mito do rali de velocidade, Sébastien Loeb assegurou a pole-position da primeira corrida do fim de semana em Le Castellet, deixando para trás os companheiros de equipe Yvan Muller, José María López e Ma Qing Hua. O melhor não-Citroën no grid de Paul Ricard foi o Chevrolet de Tom Chilton, em quinto

Deu Sébastien Loeb no treino classificatório que definiu o grid de largada da primeira corrida da etapa de Paul Ricard, a sétima da temporada 2015 do WTCC. Em dia de domínio da Citroën, o lendário francês de 41 anos fez a festa em casa e cravou a pole-position, deixando para trás seus três companheiros de equipe. Loeb anotou 1min29s245, 0s125 à frente do compatriota Yvan Muller, com quem dividirá a primeira fila no circuito de Le Castellet.

Já a segunda fila da corrida será aberta pelo atual campeão mundial e líder da temporada, o argentino José María López. ‘Pechito’ cravou 1min29s378, apenas 0s008 mais lento em relação ao tempo de Muller, e vai largar lado a lado com o chinês Ma Qing Hua, com o quarto carro da Citroën.

Sebastien Loeb cravou a pole-position da corrida 1 do WTCC em Paul Ricard (Foto: Citroën Racing/Facebook)

O único piloto não pertencente à montadora francesa na fase final do treino classificatório foi o britânico Tom Chilton, que levou o Chevrolet Cruze da ROAL à quinta posição no grid de largada. Chilton, aliás, mostrou bom rendimento em todas as fases da sessão, chegando a desbancar Muller e Loeb no Q2, ficando só atrás de López e Qing Hua.

Mas na hora da decisão, brilhou a estrela do dono da casa, que não deu chances aos seus companheiros de equipe para assegurar uma importante pole-position. Loeb luta para se aproximar dos ponteiros na classificação do campeonato. Atualmente, Sébastien soma 178 pontos, contra 209 de Muller e 239 de ‘Pechito’ López.

Fecham o rol dos dez primeiros Hugo Valente, piloto que acelera o Chevrolet Cruze da Campos Racing, Tiago Monteiro, da Honda, Norbert Michelisz, que também representa a montadora japonesa. Jaap van Lagen, da Lada, e Mehdi Bennani, que compete com um Citroën da equipe Sébastien Loeb Racing, completam o top-10 em Paul Ricard. O experiente Gabriele Tarquini, parceiro de Monteiro na Honda, larga apenas em 14º.

As duas corridas do WTCC no circuito de Paul Ricard serão realizadas no domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.