Johnson abandona e Keselowski conquista primeiro título da Penske na Nascar. Gordon vence em Miami

Com um problema no câmbio, Jimmie Johnson abandonou a etapa de Homestead-Miami e abriu caminho para o título de Brad Keselowski na Nascar. Essa foi a primeira conquista de Roger Penske no principal campeonato do turismo americano

A Nascar tem um novo campeão. Com cinco vitórias, 13 top-5 e 23 top-10 ao longo do ano, Brad Keselowski precisou apenas chegar em 15º na etapa decisiva, em Homestead-Miami, neste domingo (18), para conquistar o título da temporada 2012 da principal categoria do automobilismo americano. A vitória na etapa foi de Jeff Gordon.

No entanto, a prova final não foi um passeio para Keselowski. Na verdade, muito pelo contrário. Depois de brigar com Jimmie Johnson – o único que também poderia ficar com o título – por posições intermediárias, houve um momento em que o piloto da Penske correu, sim, sério risco de perder a taça, mesmo tendo chegado a Homestead com uma vantagem de 20 pontos.

O drama começou na volta 154, quando a bandeira amarela foi acionada devido a um acidente de Ricky Stenhouse Jr. Nesse momento, Jimmie Johnson optou por ir aos boxes, enquanto Keselowski ficou na pista, ganhando uma série de posições. O problema é que a estratégia não deu tão certo, e, com pneus mais gastos, o piloto da Dodge não conseguiu fazer o avanço que esperava.

O abandono de Jimmie Johnson decretou o título de Brad Keselowski (Foto: Nascar)

Para piorar a situação, como o safety-car não trabalhou mais, Johnson precisava fazer apenas mais uma parada para chegar ao final da prova, enquanto o piloto da Penske precisaria visitar os boxes em mais duas oportunidades. Quando foi a vez de Keselowski se dirigir ao pit-lane, o piloto retornou à pista na 24ª colocação. Como Johnson era o líder, isso significava o hexacampeonato do piloto da Hendrick.

Kese, no entanto, não se deu por vencido, mas havia pouco que pudesse fazer. Apenas um stop-and-go, nas voltas finais, aliado a uma pilotagem agressiva seria o suficiente para fazê-lo avançar as posições necessárias.

Mas nada disso foi preciso. A sorte mudou de lado quando Jimmie Johnson se dirigiu aos boxes pela última vez. Um mecânico não conseguiu prender uma porca na roda dianteira direita do carro número 48, que foi obrigado a retornar ao pit-lane, na volta seguinte, para fazer o reparo. Esse atraso o deixou uma volta atrás e praticamente decretou Keselowski campeão.

O golpe final foi dado pouco tempo depois. Johnson mais uma vez precisou voltar aos boxes, dessa vez com um problema no câmbio, tendo o carro levado imediatamente à garagem. Com o abandono do pentacampeão, o título ficou com Brad Keselowski.

Brad Keselowski conquistou o título da Nascar em 2012 (Foto: Nascar)

O campeão – nascido em 12 de fevereiro de 1984, no estado americano de Michigan, Bradley Aaron Keselowski, também conhecido como Brad, veio de uma família ligada ao automobilismo. Como piloto, o pai, Bob, foi campeão de certames menores dos Estados Unidos e até chegou a vencer uma corrida da Truck Series.

Por isso, foi natural que Brad e o irmão Brian começassem a correr. O problema é que na hora que os dois garotos chegaram ao momento de se transferirem para a Nascar, a família não tinha dinheiro para bancá-los. Então, precisaram escolher apenas um deles, que poeria ter algum futuro no esporte a motor. O patriarca acabou escolhendo Brad, conhecido por ser mais arrojado, mas muito mais irregular que o irmão. A ideia era que ele pudesse ganhar um patrocinador que possibilitasse toda a família competir.

A estratégia não deu certo, pois o início de Brad na Nascar foi muito complicado. Depois de uma fraca primeira temporada na Truck Series, o piloto assinou com a extinta equipe de Keith Coleman, na Nationwide, em 2007. A escuderia, aliás, foi obrigada a fechar as portas de tantos carros batidos por Keselowski.

Quando já estava prestes a voltar a correr em certames menores, o piloto foi convidado a participar de uma etapa da Truck Series, substituindo um colega que havia sido suspenso. Brad dominou a corrida e só não ganhou porque foi jogado para fora da pista no final.

O bom desempenho chamou a atenção de Dale Earnhardt Jr., que o contratou para a equipe da Nationwide. Os dois haviam se conhecido na etapa de Bristol, quando largaram lado a lado, mesmo com Kese fazendo parte de uma equipe nanica. No início, Brad tinha que mostrar valor em apenas três corridas. O bom desempenho garantiu que o contrato fosse renovado por mais duas etapas, até que o chefe percebeu que poderia apostar nele até o final do ano.

Keselowski acabou se adaptando à JR Motorsports, onde passou a brigar pelo título da Nationwide frequentemente. Enquanto isso, fez algumas etapas na Nascar, pelas equipe Phoenix e Hendrick, onde venceu em Talladega e conquistou alguns bons resultados. No entanto, na hora de fazer a transição para a divisão maior, Rick Hendrick preferiu assinar com Mark Martin, deixando o jovem piloto frustrado.

Kese, assim, se mandou para a Penske, onde de cara conquistou o título da Nationwide, em 2010. Apesar disso, o desempenho na divisão principal continuava pífio. Tudo mudou quando Paul Wolfe se tornou o mecânico chefe do piloto, em meados de 2011. Keselowski mudou da água para o vinho e se tornou um piloto perigoso e favorito em todas as pistas. Prova disso é que, em 2012, Brad venceu cinco vezes, conquistou 13 top-5 e 23 top-10 para ficar com o título da Nascar.

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