7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Turismo

Líder do WEC, Lotterer teme por vantagem da Toyota nas curvas de baixa velocidade de Interlagos

Com um protótipo mais eficiente em curvas de baixa velocidade, a Toyota chega a Interlagos já assustando a Audi, que trabalha para contornar essa inferioridade e andar melhor nas 6 Horas de São Paulo

 

Após duas corridas no Mundial de Endurance, a Toyota parece mais próxima da vitória do que esteve em oito temporadas na F1 e já assusta sua principal rival. Líder do campeonato de pilotos do WEC com a Audi, André Lotterer teme pela força que a montadora japonesa pode apresentar neste fim de semana nas 6 Horas de São Paulo, depois de brigar até o fim pela vitória em Silverstone, no fim de agosto.

A explicação é a vantagem que o TS-030 possui nas curvas de baixa velocidade, que predominam em Interlagos. Em entrevista ao Grande Prêmio no paddock de Interlagos, Lotterer admitiu a superioridade dos japoneses, mas não hesitou ao dizer que a Audi “precisará fazer seu carro se comportar melhor”.

Audi e-tron quattro e Toyota TS-030 já estiveram bastante próximos nas 6 Horas de Silverstone (Foto: Audi)

“A Toyota tem uma vantagem pois eles podem acionar o sistema híbrido a partir do zero e nós temos que esperar até 120 km/h, mas a pista também tem curvas de alta onde o nosso carro é bom”, comentou o piloto. O acionamento do sistema híbrido resulta em uma potência extra para o protótipo – no caso da Toyota, isso decorre em mais aceleração.

O que, para Lotterer, equivalerá os dois protótipos na corrida é que “as corridas de endurance não são apenas de velocidade, há muitas coisas envolvidas. Esperamos ser os mais rápidos o tempo todo”, falou, deixando claro que a Audi não espera bater a Toyota somente na pista.

Junto de Marcel Fässler e Benoît Tréluyer no Audi e-tron quattro, o carro híbrido da Audi, Lotterer assumiu a liderança da temporada inaugural do WEC na última prova, em Silverstone, onde venceu pela segunda vez consecutiva. Com 4,5 pontos a mais que Tom Kristensen e Allan McNish, que pilotam o modelo antigo da montadora, o R18 ultra.

“A disputa será dura com o nosso outro carro, mas a nossa meta é continuar à frente deles” na briga para se tornarem os primeiros campeões WEC, que foi recriado em 2012. Errar, na reta final, está fora de cogitação, dado o deslize que, na abertura do campeonato, já custou caro: “Não podemos cometer erros, pois já cometemos um em Sebring que nos custou muitos pontos”, encerrou o alemão.

O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ a quinta etapa do Mundial de Endurance, em Interlagos, com os jornalistas Felipe Giacomelli e Renan do Couto. Acompanhe o noticiário aqui.