Menu comanda vitória da Chevrolet na primeira corrida da etapa do Japão

A Chevrolet varreu o pódio da primeira corrida do WTCC no circuito de Suzuka. No alto do pódio ficou o pole-position, Alain Menu, seguido por seus dois companheiros de equipe

Alain Menu não desperdiçou a pole-position que conquistou para a primeira corrida do fim de semana do WTCC no Japão. O suíço se manteve à frente durante toda a extensão da 19ª prova da temporada de 2012. Não conseguiu se desgarrar de seus companheiros de equipe, porém. Yvan Muller e Rob Huff cruzaram a linha de chegada logo atrás, a 1s4 do vencedor.

O resto, ficou bem longe. Quarto colocado, Gabriele Tarquini concluiu a bateria 13s8 depois de Menu. Dá para dizer que foi fácil para a Chevrolet dominar a corrida no circuito Leste de Suzuka. Tarquini passou por Alex MacDowall já na largada. O novato terminou com o troféu dos pilotos independentes, a primeira vez que consegue o feito desde a etapa da Áustria, disputada no Salzburgring, em maio.

Os carros da Chevrolet quase se tocaram na largada em Suzuka (Foto: FIA WTCC)

Quem terminou a prova na sexta posição foi o russo Aleksei Dudulako. Contudo, horas depois ele foi punido pelos comissários por um toque e Mehdi Bennani, que tirou o adversário da zona de pontuação. Dudulako também ficou fora: com os 30s acrescidos ao seu tempo, caiu para a 18ª posição. James Nash e Alberto Cerqui também foram punidos em 30s, por infringir os procedimentos de largada.

Tiago Monteiro, que estreou o Honda Civic no WTCC, terminou a primeira corrida no Japão na décima colocação. A montadora nipônica disputará a temporada completa na próxima temporada e está aproveitando as etapas orientais do Mundial de Carros de Turismo para fazer seu primeiro contato na pista com a categoria – após Suzuka, o certame passará por Xangai e Macau, na China.

WTCC, Japão, Suzuka, corrida 1:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.