Na casa da Toyota, Nakajima surpreende e crava pole-position para 6 Horas de Fuji

Correndo em seu próprio circuito, a Toyota confiou em Kazuki Nakajima para largar na frente na penúltima etapa da temporada inaugural do WEC, e o japonês não decepcionou

A Toyota vai largar na pole-position pela segunda vez no Mundial de Endurance. Em casa, o japonês Kazuki Nakajima – ele mesmo – bateu os protótipos da Audi e deu à montadora nipônica a primeira posição no grid de largada para a corrida deste domingo (14), as 6 Horas de Fuji.

De volta ao WEC após ficar de fora das etapas de São Paulo – que marcou a primeira vitória da Toyota no certame – e do Bahrein, nas quais apenas Alexander Wurz e Nicolas Lapierre correram, Nakajima mostrou que conhecer muito bem o circuito localizado na cidade de Shizuoka fez a diferença.

Nakajima celebra pole conquistada em casa para a Toyota (Foto: Toyota)

A melhor volta do TS-303 ao redor dos 4563 da pista foi completada em 1min27s499, 0s140 abaixo do tempo estabelecido por Benoît Tréluyer, o melhor piloto da Audi. Será, portanto, o e-tron quattro que lidera o Mundial de Pilotos que completará a primeira fila. Tom Kristensen foi o terceiro mais rápido da tomada de tempos, com um tempo de 1min28s370.

Após a sessão, Nakajima não escondeu a alegria pelo feito deste sábado. “Estou realmente feliz por conquistar essa pole-position em Fuji. Significa muito para mim e para o time. Foi bom ver a reação de todos na garagem no fim da sessão porque nós tivemos um grande apoio e também uma grande expectativa sobre nós, pois estamos em casa, na nossa pista”, declarou o piloto. Na outra pole-position da Toyota, em São Paulo, quem conduziu o protótipo no classificatório foi Wurz.

Dentre as equipes privadas da categoria LMP1, a melhor foi a Rebellion, com o suíço Neel Jani. Na LMP2, mais uma pole para a Starworks e Stéphane Sarrazin. Marc Lieb e Richard Lietz, de Porsche, ficaram em primeiro lugar na GTE Pro e, por fim, Jean-Philippe Belloc, Cristophe Bourret e Pascal Gibon, no Corvette da Larbre, foram os mais rápidos da GTE Am.

Neste fim de semana em que os olhos dos fãs da velocidade estão voltados para o Oriente, a largada para as 6 Horas de Fuji está marcada para as 23h (de Brasília) deste sábado. A prova deve se encerrar pouco depois do fim do GP da Coreia do Sul de F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.