Na casa da Toyota, Nakajima surpreende e crava pole-position para 6 Horas de Fuji

Correndo em seu próprio circuito, a Toyota confiou em Kazuki Nakajima para largar na frente na penúltima etapa da temporada inaugural do WEC, e o japonês não decepcionou

A Toyota vai largar na pole-position pela segunda vez no Mundial de Endurance. Em casa, o japonês Kazuki Nakajima – ele mesmo – bateu os protótipos da Audi e deu à montadora nipônica a primeira posição no grid de largada para a corrida deste domingo (14), as 6 Horas de Fuji.

De volta ao WEC após ficar de fora das etapas de São Paulo – que marcou a primeira vitória da Toyota no certame – e do Bahrein, nas quais apenas Alexander Wurz e Nicolas Lapierre correram, Nakajima mostrou que conhecer muito bem o circuito localizado na cidade de Shizuoka fez a diferença.

Nakajima celebra pole conquistada em casa para a Toyota (Foto: Toyota)

A melhor volta do TS-303 ao redor dos 4563 da pista foi completada em 1min27s499, 0s140 abaixo do tempo estabelecido por Benoît Tréluyer, o melhor piloto da Audi. Será, portanto, o e-tron quattro que lidera o Mundial de Pilotos que completará a primeira fila. Tom Kristensen foi o terceiro mais rápido da tomada de tempos, com um tempo de 1min28s370.

Após a sessão, Nakajima não escondeu a alegria pelo feito deste sábado. “Estou realmente feliz por conquistar essa pole-position em Fuji. Significa muito para mim e para o time. Foi bom ver a reação de todos na garagem no fim da sessão porque nós tivemos um grande apoio e também uma grande expectativa sobre nós, pois estamos em casa, na nossa pista”, declarou o piloto. Na outra pole-position da Toyota, em São Paulo, quem conduziu o protótipo no classificatório foi Wurz.

Dentre as equipes privadas da categoria LMP1, a melhor foi a Rebellion, com o suíço Neel Jani. Na LMP2, mais uma pole para a Starworks e Stéphane Sarrazin. Marc Lieb e Richard Lietz, de Porsche, ficaram em primeiro lugar na GTE Pro e, por fim, Jean-Philippe Belloc, Cristophe Bourret e Pascal Gibon, no Corvette da Larbre, foram os mais rápidos da GTE Am.

Neste fim de semana em que os olhos dos fãs da velocidade estão voltados para o Oriente, a largada para as 6 Horas de Fuji está marcada para as 23h (de Brasília) deste sábado. A prova deve se encerrar pouco depois do fim do GP da Coreia do Sul de F1.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube