Nascar: batida de Johnson e chuva no momento certo garantem vitória de Gordon em Pocono

Jeff Gordon conquistou a vitória na etapa de Pocono da Nascar. O piloto literalmente herdou a primeira colocação quando Jimmie Johnson bateu pouco antes de um aguaceiro desabar no trioval da Pensilvania

Jeff Gordon não foi o piloto dominante em Pocono. Nem teve o carro dominante deste final de semana. Mas mais do que tudo ele teve sorte. O tetracampeão praticamente contou com o alinhamento dos planetas para se tornar o maior vencedor da Nascar em Pocono. Neste domingo (5), o piloto foi beneficiado pelo acidente do então líder Jimmie Johnson e da chegada da chuva para levantar a taça.

A chuva, na realidade, foi uma constante ao longo de todo o dia no trioval da Pensilvânia. Por causa do mau tempo, a corrida começou com quase duas horas de atraso, mas a largada foi dada com Juan Pablo Montoya saindo na frente. O colombiano teve um bom duelo com Denny Hamlin nas primeiras voltas, mas acabou ficando para trás.

Hamlin, por sua vez, manteve a primeira colocação por apenas três giros, até que Dale Earnhardt Jr. fez uso do bom do equipamento Hendrick para assumir a primeira colocação da corrida. Só que para o azar do americano, o câmbio do carro de número 88 acabou se entregando, fazendo o piloto ser obrigado a recolher aos boxes.

Um solitário torcedor de Jeff Gordon teve todos os motivos para comemorar em Pocono (Foto: Nascar)

Quem se deu bem com tudo isso foi Jimmie Johnson, que pulou para a primeira posição, com um desempenho dominante. Durante toda a prova, o único adversário do pentacampeão era Brad Keselowski, que havia apostado em uma janela diferente de reabastecimento para entrar na briga pela vitória.

No entanto, não houve um verdadeiro duelo pela ponta, já que todos os pilotos estavam mais preocupados em poupar combustível. Com a chegada iminente de uma nova tempestade, era mais importante estar na frente quando o aguaceiro começasse. Para aumentar o drama, Kurt Busch acertou o muro com violência na volta 86, chamando a bandeira amarela.

Aí as equipes precisaram decidir entre reabastecer e perder posições ou ficar na pista, arriscar a chegada da chuva, mas também correr o risco de uma pane seca. A imensa maioria dos times optou por não parar. Deu certo. Na relargada, o líder Johnson tracionou mal e tocou em Matt Kenseth, com os dois pilotos indo parar no muro. Quando o carro da Ford voltou à pista, ainda coletou Denny Hamlin e Jeff Burton, decretando fim de prova para todos.

Por causa do salseiro, o safety-car mais uma vez foi acionado, com a liderança caindo no colo de Jeff Gordon. Aliás, bastou que o carro de segurança entrasse na pista para que começasse a chover. Com a previsão de muita água para o restante da tarde em Pocono, a Nascar não teve dúvidas e terminou a corrida, com Gordon como vencedor.

Kasey Kahne teve um pneu furado durante o acidente na última volta, mas decidiu permanecer na pista, apostando na chuva. Como a água veio, o piloto encerrou a prova na segunda colocação. Mark Martin foi o terceiro, seguido por Brad Keselowski e Tony Stewart. O grupo dos dez primeiros ainda contou com Ryan Newman, Carl Edwards, Clint Bowyer, Regan Smith e Marcos Ambrose.

Com os resultados de Pocono, Dale Jr, mesmo com todos os problemas, segue na liderança do campeonato, com 744 pontos. Matt Kenseth, com 739, aparece em segundo, com Greg Biffle em terceiro, com 738. Johnson é o quarto, com 736. A próxima etapa da Nascar está marcada para o próximo domingo (12), em Watkins Glen.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.