Nascar: Hamlin vence no oval de Atlanta e garante segundo triunfo seguido na temporada

O piloto da Joe Gibbs foi quem mais liderou em Atlanta: 106 das 327 voltas da corrida noturna no circuito oval da Geórgia. Juan Pablo Montoya finalizou a prova em 21º, uma volta atrás do vencedor

Em grande fase na Nascar, Denny Hamlin conquistou, na noite do último domingo (2), a etapa de Atlanta, a 25ª da temporada. O piloto da Joe Gibbs faturou o segundo triunfo consecutivo e o quarto de 2012. Agora, Hamlin soma 822, 57 a menos que o líder, Greg Biffle, e ocupa o sétimo posto, garantindo sua vaga no Chase, playoff final da Nascar, que terá início em duas semanas com a etapa de Chicagoland.

Os números mostram que Hamlin foi o nome da noite em Atlanta. O piloto completou 106 voltas na liderança e foi quem mais andou na frente, seguido por Kevin Harvick, com 101.

Hamlin triunfa em Atlanta e vira maior vencedor da Nascar em 2012 (Foto: Nascar)

A corrida teve Tony Stewart na pole, pela primeira vez na temporada. Contudo, o atual campeão da Nascar não se encontrou em toda a prova e teve desempenho bastante irregular, cruzando a linha de chegada em 22º, uma posição à frente de Juan Pablo Montoya. No fim das contas, o protagonista da etapa foi mesmo Hamlin, ainda que o piloto da Joe Gibbs não tenha sido tão dominante quanto os números mostram.

A etapa foi definida apenas nos boxes, nas últimas voltas. Por conta de uma bandeira amarela, faltando cinco giros para o fim da prova, causada por um furo do pneu do carro da Ganassi de Jamie McMurray, todos foram aos pits. Martin Truex Jr. liderava a corrida, seguido por Hamlin. Contudo, a Joe Gibbs trabalhou melhor que os comandados de Michael Waltrip e colocaram seu piloto na liderança.

Dessa forma, a prova foi para a prorrogação, procedimento adotado pela direção de prova para evitar que uma prova termine sob bandeira amarela. Hamlin suportou a pressão de Jeff Gordon para garantir seu segundo triunfo seguido, o quarto na temporada da Nascar, tornando-se assim o maior vencedor da temporada após 25 corridas, desempatando com Brad Keselowski, Tony Stewart e Jimmie Johnson, todos com três vitórias.

Brad Keselowski terminou em terceiro, seguido por Truex Jr., que perdeu muito rendimento no fim e fechou a prova só em quarto. Kevin Harvick viu a bandeira quadriculada em quinto, seguido por Dale Earnhardt Jr. Paul Menard, Matt Kenseth e o veteraníssimo Mark Martin completaram o rol dos dez primeiros colocados em Atlanta.

No seu retorno à Nascar, Danica Patrick teve desempenho discreto e foi 29ª (Foto: Nascar)

Danica Patrick voltou ao grid da Nascar em Atlanta, mas a pilota da Stewart-Haas não foi feliz em sua jornada, terminando em 29ª, seis voltas atrás de Hamlin. Por sua vez, o eterno favorito ao título, pentacampeão e uma das lendas da Nascar, Jimmie Johnson, se envolveu em um acidente com Sam Hornish Jr. e Ryan Newman e não completou a etapa.

A próxima etapa da Nascar será disputada no próximo sábado (8) à noite, no oval de Richmond.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.