Nascar: Johnson ultrapassa Keselowski na penúltima volta, vence no Texas e se aproxima do hexa

Jimmie Johnson precisou ultrapassar Brad Keselowski faltando apenas duas voltas para o final para ficar com a vitória na etapa do Texas. Os dois duelaram durante toda a corrida, mas a estratégia dos boxes definiu o vencedor

Jimmie Johnson e Brad Keselowski mostraram neste domingo (4), no Texas, por que estão disputando o título da temporada 2012 da Nascar. Os dois protagonizaram um duelo emocionante durante a maior parte da corrida, com o piloto da Hendrick assumindo a liderança faltando apenas duas voltas para o final. Com o triunfo, JJ também abriu sete pontos de vantagem para o adversário, faltando apenas duas etapas.

Apesar de Johnson só ter recuperado a ponta no final da corrida, foi ele próprio quem começou na frente. Depois de largar na pole-position, o carro número 48 dominou grande parte da primeira metade da prova sem sequer ser ameaçado por qualquer outro adversário.

O duelo com Keselowski começou pouco depois da metade das 334 voltas, quando o piloto da Penske mais uma vez se aproveitou da estratégia nos boxes para assumir a liderança da corrida. Uma vez na frente, o Dodge de número 2 imprimiu um forte ritmo de prova para se distanciar.

A última relargada foi decisiva no Texas (Foto: Nascar)

No entanto, o piloto quase colocou toda essa vantagem a perder na volta 274, quando a bandeira amarela foi acionada por causa de detritos na pista. Quando entrou nos boxes, Keselowski travou as rodas e acabou parando colado no pit da frente, ocupado por Danica Patrick. Assim, quando a Penske terminou a troca de pneu e o reabastecimento, o piloto ficou preso atrás do carro da americana e foi obrigado a dar a ré para conseguir sair.

Por isso, Kese caiu da liderança da corrida para o oitavo lugar. Para piorar a situação, sem o maior rival, Johnson pôde se consolidar no comando da corrida. Faltando menos de 50 voltas para o final, o piloto da Penske precisava fazer uma corrida de recuperação, buscando ultrapassar os adversários um a um.

Em meio à tentativa de recuperação, o safety-car voltou a ser acionado na volta 310, quando Marcos Ambrose sofreu um acidente. Para tentar recuperar o tempo perdido, a Penske optou por trocar apenas dois pneus no carro de Keselowski, devolvendo o piloto à pista na liderança. Com a corrida restabelecida, ele chegou a ser ameaçado por Kyle Busch, mas conseguindo manter a ponta.

No entanto, por ter apenas dois pneus novos, o desgaste da borracha no Dodge era muito maior que o de Johnson, que estava com um jogo de pneus zerado. Assim, não demorou muito para que o pentacampeão entrasse na briga pela liderança. Keselowski se defendeu como pôde durante toda a corrida, mesmo após a relargada devido ao acidente de Jeff Gordon, Kasey Kahne e Greg Biffle.

O piloto da Penske só não contava com a batida de Mark Martin nas últimas voltas. Como a relargada foi dada faltando apenas duas voltas para o final, Johnson se aproveitou dos pneus mais novos para tracionar melhor, conseguir a ultrapassagem e ir direto à vitória. Com o triunfo, o pentacampeão abriu sete pontos de vantagem para o rival, se aproximando do sexto título.

Keselowski terminou em segundo, com Kyle Busch sendo o terceiro. Matt Kenseth finalizou com o quarto posto, enquanto Tony Stewart fez uma boa corrida de recuperação para fechar em quinto. O grupo dos dez primeiros ainda contou com Clint Bowyer, Dale Earnhardt Jr., Kurt Busch, Kevin Harvick – que havia sido atingido por um paraquedista antes da prova – e Greg Biffle.

Com os resultados, Johnson lidera o campeonato, com 2339 pontos. Keselowski, com 2332, é o segundo. Clint Bowyer aparece em terceiro, com 2303, dependendo de um milagre para  ficar com a taça. A penúltima etapa da temporada 2012 acontece no domingo (11), em Phoenix.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.