Nationwide: punição a Sadler dá vitória a Keselowski em dobradinha da Penske em Indy

Brad Keselowski conquistou a vitória na etapa de Indianápolis da Indy depois que o então líder Elliott Sadler foi punido por queimar a largada faltando menos de 20 voltas para o final. Sam Hornish Jr. terminou em segundo, completando a dobradinha da Penske

Roger Penske é mesmo um dos mestres de Indianápolis. Na estreia da Nationwide no tradicional circuito americano, neste sábado (28), Brad Keselowski comandou a dobradinha da equipe do capitão ao superar o companheiro, Sam Hornish Jr. No entanto, a prova não foi esse passeio tudo, já que o resultado final só foi definido com uma polêmica punição ao então líder Elliott Sadler, faltando menos de 20 voltas para o final.

Na relargada, faltando 18 giros, Sadler tracionou melhor que Keselowski e assumiu a liderança da prova, mas a direção de prova considerou que o piloto da RCR queimou a largada e por isso o puniu com um drive-through. No entanto, o americano seguiu na pista enquanto a equipe argumentava com os fiscais dizendo que Eliott tinha sido empurrado por Austin Dillon, que vinha logo atrás.

Brad Keselowski foi beneficiado por uma polêmica punição a Eliott Sadler (Foto: Nascar)

Nada feito. A direção de prova manteve a punição e obrigou Sadler a passar pelos boxes quando faltavam apenas 12 voltas. Melhor para Keselowski, que reassumiu a ponta e apenas precisou administrar a vantagem para Hornish para cruzar a linha de chegada em primeiro.

O ex-piloto da Indy, aliás, mostrou que a experiência em Indianápolis deu resultado. Embora Kyle Busch tenha dominado toda a primeira metade da corrida, Hornish conseguiu assumir a ponta em seguida, perdendo-a apenas para Keselowski nas voltas finais. Ty Dillon, fazendo apenas a segunda corrida da carreira na categoria, foi o terceiro, seguido por Denny Hamlin e pelo irmão mais velho, Austin Dillon.

Michael Annett foi o sexto, com Joey Logano, Paul Menard, Ricky Stenhouse Jr. e Jeremy Clements completando o grupo dos dez primeiros.

A primeira etapa da Nationwide em Indianápolis foi bastante acidentada. Pior para Danica Patrick, que foi ao muro logo no início da corrida ao acertar Reed Sorenson nas voltas iniciais. Os dois foram levados ao centro-médico, mas liberados logo em seguida. Kurt Busch teve problemas mecânicos pouco depois e Kyle Busch rodou após disputar a ponta com Hornish nos giros finais, chamando a decisiva bandeira amarela.

Com os resultados de Indianápolis, Sadler continua na liderança do campeonato, mas com apenas um ponto de vantagem para Austin Dillon, que soma 703. Atual campeão, Ricky Stenhouse Jr. é o terceiro, com 691, enquanto Hornish, com 676, entrou de vez na luta pelo título. A próxima etapa da Nationwide é no próximo sábado (4) em Iowa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.