Nationwide: sexto lugar em Homestead garante bicampeonato a Stenhouse. Smith vence

Ricky Stenhouse Jr. conquistou o segundo título consecutivo da Nationwide depois de administrar a vantagem na etapa final, em Homestead-Miami. A vitória ficou com Regan Smith, que retornou ao certame após cinco anos

Ricky Stenhouse Jr. é bicampeão da Nationwide. O piloto da Roush-Fenway terminou a etapa de Homestead-Miami, disputada neste sábado (17), na sexta colocação e garantiu a segunda taça seguida do certame. Com a conquista, o americano se juntou a uma seleta lista ao lado de Sam Ard, Larry Pearson, Randy LaJoie, Dale Earnhardt Jr. e Martin Truex Jr. como pilotos que conquistaram títulos consecutivos na divisão de acesso. A vitória da prova ficou com Regan Smith.

Com 20 pontos de vantagem na tabela de pontos, Stenhouse não se preocupar em disputar posições na corrida final. Para isso, durante boa parte da prova, a equipe o lembrava pelo rádio de que ele não tinha que brigar com outros carros que tentavam a ultrapassagem.

Ricky Stenhouse Jr. e as duas taças de campeão (Foto: Nascar)

Apesar disso, houve alguns sustos. Nas voltas finais, o jovem piloto da Ford chegou a duelar com Austin Dillon e por muito pouco não foi fechado pelo adversário. O choque, no entanto, foi evitado. Passado o perrengue, Dillon continuou a avançar posições, enquanto Stenhouse apenas seguia rumo ao título.

A tarefa do piloto ainda foi facilitada pelos problemas de Elliott Sadler. Depois de entrar na briga pela ponta, o piloto da RCR sofreu nas voltas finais com um carro saindo de traseira e começou a perder posições vertiginosamente.

Enquanto isso, quem nada teve a ver com a disputa entre os líderes do campeonato era Regan Smith, que voltou ao certame após cinco anos na divisão principal. Contratado para disputar a temporada de 2013 pela equipe de Dale Earnhardt Jr., o piloto fez a estreia em Homestead e já mostrou que será um dos candidatos a sucessor de Stenhouse no próximo ano.

Depois de passar boa parte da prova brigando pela primeira colocação, Smith conseguiu superar Kyle Busch, que havia largado na pole-position. A partir daí, foi só segurar a pressão do adversário para receber a bandeira quadriculada na frente. Busch terminou em segundo, encerrando uma sequência de oito anos consecutivos com vitórias no campeonato de acesso.

Brendan Gaughan terminou em terceiro, seguido por Sam Hornish Jr. e Dillon. Campeão, Stenhouse encerrou em sexto, com Brian Scott, Ryan Blaney, Sadler e Cole Whitt completando o grupo dos dez primeiros.

Com os resultados,  Stenhouse terminou o ano como campeão, com 1251 pontos. Sadler, com 1228, foi o segundo, enquanto Dillon finalizou em terceiro, com 1227. Na temporada de estreia no turismo americano, Danica Patrick foi a décima.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube