Retrospectiva 2019: Bicampeões: Rast leva DTM com recorde e Busch conquista Nascar
Na Nascar, Kyle Busch alcançou seu bicampeonato na divisão principal da categoria norte-americana. Investindo em uma campanha bastante regular, soube bater os adversários para sagrar-se o grande campeão de 2019. Já no DTM, o domínio de René Rast e da Audi foi absurdo
A retrospectiva do GRANDE PRÊMIO conta agora o ano de DTM e Nascar – duas categorias que viram bicampeonatos: uma de René Rast, outra de Kyle Busch.
Na categoria alemã, domínio completo de René Rast e da Audi, enquanto nos EUA Kyle Busch foi 15 vezes ao pódio para, tal como o alemão, levar seu segundo título na carreira.
DTM
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O 2019 do DTM pode ser resumido em recordes da Audi, a principal montadora no primeiro ano da volta do motor de quatro cilindros turbo, a maior novidade para a temporada.
A montadora anotou a maior pontuação da história entre motnadoras, sendo a primeira a passar de mil pontos na história da categoria: fez 1132, contra 550 da BMW e 49 da Aston Martin. Três de suas equipes ocuparam o top-3 do ano, com 12 vitórias (de 18 corrridas), 12 poles e 20 voltas mais rápidas.
Foram também 40 pódios (dos 54 possíveis) e em apenas uma corrida a Audi não apareceu na primeira fila do grid – na abertura, em Hockenheim, quando a BMW a ocupor por inteiro com Marco Wittmann e Philipp Eng.
Por fim, na etapa britãnica de Brands Hatch, a Audi ocupou as oito primeiras posições na corrida 2, algo que o DTM só havia visto uma vez na história – em 2016, em Hungaroring, também com a Audi.
Isso, obviamente, signifocu que um piloto da montadora foi campeões: e este foi René Rast. Campeão em 2017 e vice em 2018, ele foi bi com seu próprio tipo de domínio, também.
Ao anotar 322 pontos, bateu Nico Müller por 72 de diferença, a maior já vista na categoria. Foram sete vitórias, com 13 pódios nos 18 possíveis. Também foram 13 largadas na primeira fila, recorde.
O título veio por antecipação: foi na penúltima etapa, em Nurburgring, com a terceira colocação na corrida 2. Isso não impediu que Rast ainda vencesse em Hockenheim, no encerramento.
NASCAR
O #18 teve campeonato para se orgulhar ao longo do ano. Com desempenho extremamente regular, alcançou cinco vitórias e subiu nada menos que 15 vezes em algum dos degraus do pódio. Se isso não impressiona, cruzou a linha de chegada dentro do top-10 em 27 oportunidades, ficando fora apenas sete vezes.
Os outros três competidores que chegaram à disputa final na briga pelo título foram Truex Jr, Kevin Harvick e Denny Hamlin, que fecharam em segundo, terceiro e quarto, respectivamente. Enquanto isso, Joey Logano, que vinha para defender o caneco do último ano, terminou como o quinto colocado na classificação final. Hamlin, apesar de não ter sido o grande campeão, venceu a Daytona 500, tradicional prova do ano.
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