Sheldon van der Linde bate Auer na largada e vence corrida 1 do DTM em Lausitzring

Corrida acabou controlada por Sheldon van der Linde após a ultrapassagem na primeira volta condicionar restante da etapa

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O SÁBADO DO GP DA ESPANHA | Briefing

A primeira corrida do fim de semana do DTM no circuito de Lausitzring, no traçado com curva inclinada, teve resultado condicionado pelo que aconteceu na largada. Sheldon van der Linde tomou a dianteira de Lucas Auer logo nos primeiros metros da corrida deste sábado (21) e partiu para a vitória: retorno dele ao lugar mais alto do pódio após quase dois anos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Ferrari e Red Bull se opõem em ‘dia de testes’ na Espanha. Mercedes reage

Van der Linde se colocou bem por fora para contornar a curva um, exatamente a inclinada, na largada, enquanto Auer ficou mais por baixo. Assim, o piloto da BMW levou a melhor sobre o da Mercedes e assumiu a dianteira. Luca Stolz também foi certeiro e tomou o terceiro lugar de Arjun Maini.

Na frente, o sul-africano se distanciava e já abria 2s quando, na sétima volta, assim que a janela de pit-stops abriu, Auer parou. Era a tentativa de recuperar a ponta pela estratégia, mas a equipe se enrolou e atrasou tudo. Para piorar, Van der Linde respondeu na volta seguinte e seguiu na frente.

Auer não apenas ficou longe do rival como ainda perdeu a segunda colocação para Stolz quando as posições se restabelecera pós-janela de paradas.

Sheldon van der Linde venceu a primeira dele em 2022 (Foto: BMW)

Com o acerto do momento da parada, Van der Linde foi embora e jamais voltou a ser ameaçado na pista. O único perigo foi bastante breve: uma pancada de chuva no meio da prova que poderia ter destruído a corrida dos que pararam cedo demais, mas a água foi coadjuvante e passou rapidamente.

Além de Sheldon van der Linde, Stolz e Auer fecharam mesmo com as duas outras posições de pódio. Maini foi o quarto, enquanto Maro Engel, Mirko Bortolotti – líder do campeonato após a primeira etapa -, Laurens Vanthoor, René Rast, Nick Cassidy e Maximilian Götz fecharam o top-10.

Felipe Fraga, que começou a corrida muito bem e vinha na quinta colocação, teve problemas no pneu traseiro direito e abandonou. Assim como Ricardo Feller, que chegou a estar em posição de terminar entre os dez.

E é Van der Linde quem lidera o campeonato após três corridas: tem 45 corridas contra 44 de Auer e 43 de Bortolotti. O fim de semana continua com classificação e corrida do domingo.

FÓRMULA 1: ‘FATOR CASA’ PARA SAINZ EM BARCELONA AJUDA OU PRESSIONA?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.