carregando
Turismo

Toyota desbanca Audi e lidera segundo treino livre em Interlagos. Di Grassi coloca R18 ultra em 2º

Alexander Wurz marcou uma volta voadora para colocar a Toyota na liderança do segundo treino livre do Mundial de Endurance em São Paulo. A equipe japonesa se aproveitou da temperatura mais baixa, graças à garoa na capital paulista, para terminar na frente

Warm Up, de Interlagos / RENAN DO COUTO, de Interlagos / FELIPE GIACOMELLI, de Interlagos

A Toyota virou o jogo e liderou o segundo treino livre para as 6 Horas de São Paulo, a etapa brasileira do Mundial de Endurance. Com Nicolas Lapierre a bordo, a montadora japonesa cravou o tempo de 1min23s272, na penúltima volta rápida, para terminar no topo da tabela de tempos em uma sessão marcada por uma garoa um pouco mais forte. Lucas Di Grassi voltou a ter um bom desempenho com o Audi R18 ultra, terminando na segunda colocação, a 0s438 do adversário.

Benoît Tréluyer voltou a ser o mais rápido dentre o trio do Audi e-tron quattro, terminando com um déficit de 0s628 para o Toyota. Entre as equipes privadas, a liderança ficou com a JRM, de Peter Dumbreck, David Brabham e Karun Chandhok.

Nicolas Lapierre registrou o melhor tempo da segunda sessão de treinos em Interlagos (Foto: Facebook/Toyota)

Na classe LMP2, a Signatech Nissan terminou na frente com Olivier Lombardi, Jordan Tresson e Franck Mailleux, enquanto o Aston Martin de Darren Turner e Stefan Mücke ficaram com a ponta na GTE Pro. Na GTE Am, Julien Canal, Patrick Bronhauser e Fernando Rees terminaram na liderança, ficando com a terceira posição entre os carros GT. A Ferrari de Enrique Bernoldi, Chico Longo e Xandy Negrão ficou em quarta na categoria e 26º na classificação geral.

Confira como foi o segundo treino livre do WEC em Interlagos:

De novo parecia que Interlagos queria chuva. Cerca de 15 minutos antes do início da sessão, caiu um leve chuvisco na zona sul paulistana. Tão leve que não durou muito. Com a pista seca, os pilotos partiram para o segundo treino livre.

Nos momentos iniciais, Lucas Di Grassi, a bordo do R18 ultra, apareceu na primeira colocação. Seu tempo já era melhor que o da primeira prática, a da manhã. Não era, no entanto, suficiente para lhe garantir a dianteira por muito tempo.

Benoît Tréluyer, no e-tron quattro, e Alexander Wurz, no TS-030, logo o superaram. Wurz foi o primeiro a andar abaixo de 1min24s durante o fim de semana.

Nos carros de gran turismo, Fernando Rees ia bem. Apesar de disputar a divisão GTE Am, o brasileiro era o segundo no geral, incluindo os carros da GTE Pro.

No R18 ultra, modelo antigo da Audi, Di Grassi bateu o trio do carro híbrido da montadora (Foto: Audi)

A partir daí, ficaria difícil para os pilotos melhorarem significativamente seus tempos, pelo menos por algum tempo. A garoa voltou a cair e a pista foi declarada molhada 20 minutos após o início da sessão, especialmente no trecho entre o Mergulho e a Junção.

A uma hora do fim, a Toyota de número 7 liderava, com Tréluyer em segundo e Di Grassi em terceiro. Nas demais classes, o prótótipo 24 da Oak Racing era o melhor da LMP2 e Felbermayer ocupava o primeiro lugar na GTE Pro. Rees seguia à frente de todos na GTE Am.

Como a garoa era fina e rapidamente parou, nova mudança aconteceu entre os três primeiros. Lucas Di Grassi, que teve bastante tempo de pista, voltou a andar bem e assumiu o segundo lugar. Todos os três melhores já andavam na casa de 1min23s.

E da casa de 1min23s não sairiam. Foram os tempos estabelecidos por Wurz, Di Grassi e Tréluyer que determinaram a ordem dos três primeiros colocados no segundo treino do fim de semana. Peter Dumbreck, David Brabham e Karun Chandhok foram os melhores dentre as equipes privadas na LMP1.

Oitavos no geral, Jordan Tresson, Franck Mailleux e Olivier Lombard terminaram na primeira posição na LMP2. Na GTE Pro, os mais rápidos foram Stefan Mücke e Darren Turner, de Aston Martin. Terceiros entre os carros de gran turismo, Fernando Rees, Julien Canal e Patrick Bornhauser ficaram bateram seus concorrentes na GTE Am.

O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ a quinta etapa do Mundial de Endurance, em Interlagos, com os jornalistas Felipe Giacomelli e Renan do Couto. Acompanhe o noticiário aqui.

Mundial de Endurance, 6 Horas de São Paulo, Interlagos, treino livre 2:

13 wec 2