Mundial de Endurance: Toyota vence 6 Horas de Xangai, e título fica com Lotterer/Fässler/Tréluyer

O trio formado por André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer ficou com o título de pilotos da temporada 2012 do Mundial de Endurance, o WEC. A vitória na última etapa, porém, foi da Toyota

A Toyota fechou a temporada 2012 do Mundial de Endurance em alta. Depois de um início difícil, com direito a dois acidentes nas 24 Horas de Le Mans, a montadora japonesa conquistou a terceira vitória no certame, neste domingo (28), nas 6 Horas de Xangai, a última etapa do campeonato. Com a terceira colocação, André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler conquistaram o título entre os pilotos.

Largando na pole-position, o carro japonês, comandado por Alex Wurz e Nicolas Lapierre, em momento algum foi pressionado pela Audi. Assim, os pilotos puderam se concentrar em se distanciar do rival para poder fazer a parada extra – devido ao consumo elevado da máquina japonesa – no final, sem perder a primeira colocação.

A Toyota dominou em Xangai (Foto: Toyota/Divulgação)

Os asiáticos sabiam que seria necessário cerca de 40s para que pudessem fazer a parada sem perder a ponta. No entanto, quando se dirigiu aos boxes pela última vez, Wurz já estava mais de um minuto na frente do Audi de Tom Kristensen e Allan McNish.

Dessa forma, o piloto austríaco pôde seguir rumo à bandeira quadriculada sem maiores problemas. A segunda colocação ficou com o e-tron quattro de Kristensen/McNish. Apenas administrando a vantagem para os adversários para ficar com o título, o trio formado por Lotterer, Tréluyer e Fässler completou a corrida em terceiro, podendo celebrar a taça.

“Essa é a melhor coisa que poderia acontecer para nós. Conquistar um título mundial entre os piloto nos deixou muito felizes, essa é uma grande satisfação. Por isso, precisamos agradecer à Audi”, declarou Tréluyer, ao comemorar a conquista.

A quarta colocação na prova ficou com Lola Rebellion de Andrea Bellicchi, Harold Primat e Congfu Chen. De quebra, o trio foi o mais bem classificado entre as equipes privadas. Na categoria LMP2, John Martin, Tor Graves e Mathias Beche deram a vitória à equipe ADR-Delta.

Na GTE Pro, Darren Turner e Stefan Mücke terminaram na frente com um Aston Martin, enquanto o Corvette da Larbre Competition, de Julien Canal, Patrick Bornhauser e Pedro Lamy, venceu na GTE Am.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube