Tréluyer bate McNish e coloca Audi e-tron quattro híbrido na pole-position para 6 Horas de Silverstone

Pela segunda vez consecutiva, Benoit Tréluyer, André Lotterer e Marcel Fässler vão largar na pole-position no WEC. Em um duelo apertado, Tréluyer conseguiu superar Allan McNish no outro protótipo da Audi por apenas um centésimo de segundo. A Toyota ficou na terceira posição

O R18 ultra pode ser o modelo antigo da Audi, mas está longe de ser obsoleto. Com Allan McNish ao volante, o protótipo fez frente ao e-tron quattro, o carro híbrido, e acabou batido por Benoit Tréluyer por somente um centésimo de segundo, em uma briga particular que valeu a pole-position para as 6 Horas de Silverstone.

A volta voadora de Tréluyer – 1min43s663 – garantiu ao trio do carro número 1 da montadora de Ingolstadt a segunda pole consecutiva no WEC. Ele, André Lotterer e Marcel Fässler já haviam largado na posição de honra do grid em junho, nas 24 Horas de Le Mans, prova que venceram. Líderes do campeonato, McNish e Tom Kristensen estarão ao seu lado no tentando manter a dianteira no Mundial.

O duelo entre o e-tron e o ultra foi apertado (Foto: Audi Motorsport)

A Toyota esteve por perto na disputa pela pole até os cinco minutos finais da sessão de classificação. Neste momento, McNish e Tréluyer entraram nos boxes para colocar pneus novos. O escocês foi o primeiro a registrar volta e assumir a pole provisória, mas foi superado quase que imediatamente por Tréluyer. O piloto do R18 ultra ainda teve mais uma chance de buscar o primeiro lugar, mas não conseguiu por um fio de cabelo.

À bordo do protótipo japonês, o TS-030, estava Nicolas Lapierre, que assegurou o terceiro lugar no grid de largada, sete décimos atrás. Seus companheiros são Alexander Wurz e Kazuki Nakajima. Completando a segunda fila estará o trio formado por Danny Watts/Nick Leventis/Jonny Kane, o melhor das equipes privadas na LMP1, que compete com um Strakka HPD.

Nicolas Minassian colocou o Nissan-Zytek da equipe Jota na primeira posição da LMP2 a 60 segundos do fim, mas havia tempo demais para que os rivais descontassem essa diferença, e ele acabou em terceiro. Alex Brundle, filho do ex-piloto de F1, Martin, com quem divide o carro da Greaves, marcou 1min49s964 para assegurar a pole da categoria, oitava posição no geral. Stéphane Sarrazin ainda conseguiu se colocar na segunda posição.

A classificação dos carros de GT, que aconteceu antes dos protótipos, começou com uma pista molhada, mas que secou a tempo de os pilotos colocarem pneus slicks para os minutos finais de sessão. A pole-position da GT Pro ficou com James Walker, que divide uma Ferrari com Jonny Cocker. Já o melhor piloto da GT Am foi Stuart Hall.

Único brasileiro a participar das 6 Horas de Silverstone, Fernando Rees e seus parceiros, Patrick Bornhauser e Julien Canal, que competem na GT Am se classificaram na 34ª posição no geral, sétimo lugar na categoria. Jaime Melo não está na Inglaterra, já que sua equipe, a Luxury Racing, abriu mão de correr em Silverstone devido a problemas financeiros. O time tenta viabilizar a viagem ao Brasil para as 6 Horas de São Paulo, próxima etapa do WEC, marcada para 15 de setembro.

A largada para a quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance está marcada para as 8h (de Brasília) deste domingo (26).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.