Powell quebra supremacia de Chadwick em 2022 e vence W Series na Hungria

Alice Powell liderou de ponta a ponta a etapa da Hungria da W Series, realizada neste sábado (30), interrompendo a sequência de sete vitórias de Jamie Chadwick na categoria

A W Series 2022 enfim tem uma nova vencedora: Alice Powell triunfou na etapa da Hungria, realizada neste sábado (30), deixando a líder do campeonato, e até então única a vencer na temporada até aqui, Jamie Chadwick, em segundo.

A direção de prova optou pela largada atrás do safety-car por conta das condições da pista de Hungaroring — que, apesar de seca no traçado, ainda estava bem molhada nas partes sujas. Portanto, a decisão visou um início mais justo para todas as competidoras.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mesmo assim, o primeiro incidente aconteceu ainda na volta de apresentação: Nerea Martí, alinhada em terceiro, rodou e por muito pouco não atingiu a barreira de proteção de pneus. Contudo, a espanhola conseguiu seguir na prova.

O safety-car recolheu faltando 26 minutos para o fim da corrida, e aí sim, as disputas começaram para valer. Powell, na pole-position, manteve a ponta, seguida por Beitske Visser. Atrás, Martí passava por mais um problema, dessa vez sendo acertada pela companheira de equipe, Marta García, que vinha em quarto.

W Series na Hungria (Foto: W Series)

O incidente foi providencial para Chadwick, que tinha feito apenas o quinto tempo na classificação, pressionar as pilotas e assumir a terceira posição com tranquilidade. García, então, começou a sofrer o ataque de Abbi Pulling.

Enquanto isso, Visser e Chadwick começaram a caçar Powell na luta pela vitória em Budapeste, com a britânica da Jenner ensaiando primeiro o ataque para cima da holandesa, que vinha em segundo.

Na parte de trás, Emma Kimiläinen e Jessica Hawkins se envolviam em outro incidente, com a finlandesa levando a pior e abandonando a corrida em seguida. Na frente, Chadwick conseguia a ultrapassagem sobre Visser e assumia o segundo posto.

O safety-car ainda entrou em ação mais uma vez por conta do abandono de Bianca Bustamante: a pilota teve um furo de pneu e não conseguiu recolher para os boxes, parando o carro na pista. Quando o carro de segurança saiu, Powell era a líder, mas com um grande desafio para as voltas finais: conter o ímpeto da bicampeã da W Series e, consequentemente, interromper a sequência de vitórias da compatriota.

E assim foi até a bandeirada: primeira vitória de Powell na W Series 2022, com apenas 0s608 de vantagem sobre Chadwick. Visser completou o pódio, com Marta García na quarta posição.

Pulling terminou em quinto, com Fabienne Whowland numa boa sexta colocação depois de largar em nono. Sarah Moore ficou em sétimo, com Abbie Eaton e Juju Noda em oitavo e nono, respectivamente.

Bruna Tomaselli, que largou em 15º, conseguiu ótimas ultrapassagens no fim e conseguiu terminar entre as dez primeiras colocadas, marcando um ponto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.