Problemas mecânicos da Porsche nas 6 Horas de Spa deixam caminho livre para segunda vitória da Toyota no WEC em 2014
A Toyota assumiu a liderança da corrida na segunda rodada de pit-stops e enfrentava dura concorrência da Porsche, mas problemas mecânicos dos dois protótipos alemães facilitaram a vida dos japoneses. Lucas Di Grassi fez um ótimo stint para garantir pódio da Audi e evitar nova dobradinha dos Corollões
A Toyota vai se mostrando a equipe mais forte do Mundial de Endurance neste início de temporada 2014. A segunda vitória em duas corridas foi conquistada neste sábado (3), nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, mais uma vez com o trio formado por Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi. Eles lideram o campeonato com 50 pontos.
Desta vez, a montadora não conseguiu uma dobradinha, mas também não viu o protótipo #8 ser ameaçado na segunda metade da prova. A margem de vitória foi de mais de um minuto. Lapierre conduziu o Corollão à bandeirada.
Relacionadas
A Audi terminou na segunda posição com Lucas Di Grassi/Tom Kristensen/Loïc Duval e o outro TS040, do trio Alexander Wurz/Kazuki Nakajima/Stéphane Sarrazin, completou o pódio.
Os primeiros líderes da prova foram Neel Jani/Marc Lieb/Romain Dumas, que largaram na pole-position. Eles permaneceram na dianteira até a segunda rodada de pit-stops, quando o #8 passou a frente.
A tensão relativa às estratégias de cada time, porém, seguia no ar. A Porsche, com maior autonomia, esticava seus stints tentando ganhar tempo. Continuou assim até 2h30 do final, quando o #14 subitamente perdeu potência devido a um problema elétrico. Dumas, que estava no cockpit naquele momento, não precisou parar, mas deu duas voltas em baixa velocidade até conseguir fazer ajustes no painel do protótipo que resolveram a falha. Já era tarde: ele tomou uma volta do líder e caiu para a quarta colocação.
Sem esse Porsche na briga, parecia que a Toyota seria capaz de fazer nova dobradinha, mas Di Grassi, com um ótimo stint a bordo do R18 e-tron, se intrometeu na história. Até então, o desempenho dos três R18 não vinha sendo bom o bastante para fazer frente às outras duas equipes de fábrica da LMP1.
Com um ritmo forte e um desgaste de pneus inferior, o brasileiro ganhou a posição de Alexander Wurz. O austríaco foi capaz de dar o troco com uma arriscada ultrapassagem por fora na curva Les Combes, mas o trabalho de boxes recolocou o #1 à frente. Na fase final da prova, Duval retornou ao cockpit e não permitiu a aproximação de Sarrazin.
Esse foi o primeiro pódio da Audi no ano, já que a marca de Ingolstadt amargou dois abandonos provocados por acidentes nas 6 Horas de Silverstone. Ainda assim, era visível durante a prova que há muito a ser feito para manter a sequência de vitórias nas 24 Horas de Le Mans, que acontecem em 15 e 16 de junho.
O R18 e-tron quattro #3, modelo especial para Le Mans, com menos downforce, não acompanhou o pelotão da frente em Spa momento algum. Marco Bonanomi e Filipe Albuquerque terminaram na sexta posição, 51s atrás dos pilotos do #2, Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer.
O Porsche de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley enfrentou muitos problemas ao longo das 6 horas de corrida. Com pouco mais de 20 minutos de prova, Bernhard já recolheu para a garagem com o eixo dianteiro quebrado – resultado do impacto ao passar sobre uma zebra. Foram pelo menos quatro pit-stops mais longos para o #20.
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana | |
As imagens das 6 Horas de Spa-Francorchamps |
Ferrari segura Porsche e Aston Martin para vencer na GTE Pro
Gianmaria Bruni e Toni Vilander foram os vencedores da classe mais disputada do dia, a GTE Pro. De Ferrari, eles levaram a melhor sobre Patrick Pilet e Jörg Bergmeister, da Porsche, e os companheiros de equipe Davide Rigon e James Calado.
Bruni e Vilander tiveram o melhor carro desde o início da prova, mas viram a Aston Martin fazer um 1-2 por bastante tempo. Acontece que faltou fôlego para a montadora britânica.
Como os próprios pilotos admitiam, o ritmo não era bom o suficiente, logo, seria preciso surpreender na estratégia. Fazendo stints duplos, a marca se viu na liderança com o #97 pilotado por Darren Turner e o #99 de Fernando Rees.
Rees fez um stint excelente na segunda hora da corrida, segurando Vilander até passar o volante do Vantage para seus companheiros. Bruno Senna, que assumiu o #97, também fez bom trabalho e ocupou a segunda posição durante boa parte da prova. Só que não teve como.
Senna e Rees terminaram, respectivamente, em quarto e quinto na GTE Pro.
A LMP2 foi vencida pela equipe G-Drive com um Morgan-Nissan pilotado por Olivier Pla, Julien Canal e Roman Rusinov. Nem mesmo um defeito no farol que teve de ser consertado durante um pit-stop atrapalhou a corrida do trio, que tinha 1min11s196 de frente para o Zytek da Jota Sport na linha de chegada.
Na GTE Am, outra vitória da Ferrari, com o trio Marco Cioci, Mirko Venturi e Luis Pérez Companc. A Aston Martin fechou o pódio da divisão.
Mundial de Endurance, 6 Horas de Spa-Francorchamps:
1 | 8 |
ANTHONY DAVIDSON NICOLAS LAPIERRE SÉBASTIEN BUEMI |
ING FRA SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
171 voltas | |
2 | 1 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL TOM KRISTENSEN |
BRA FRA DIN |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+1:13.926 | |
3 | 7 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN KAZUKI NAKAJIMA |
AUT FRA JAP |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
+1:20.861 | |
4 | 14 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
+1 volta | |
5 | 2 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+1 volta | |
6 | 3 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI |
POR ITA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+2 voltas | |
7 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota |
+10 voltas | |
8 | 26 |
ROMAN RUSINOV OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS FRA FRA |
P2 |
G-DRIVE Morgan Nissan |
+11 voltas | |
9 | 38 |
SIMON DOLAN HARRY TINCKNELL MARC GENÉ |
ING ING ESP |
P2 |
JOTA SPORT Zytek Z11SN Nissan |
+11 voltas | |
10 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY ALEXANDRE IMPERATORI |
ING ING CHI |
P2 |
KCMG Oreca 03 Nissan |
+12 voltas | |
11 | 37 |
KIRILL LADYGIN VIKTOR SHAITAR ANTON LADYGIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
+13 voltas | |
12 | 27 |
SERGEY ZLOBIN NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS FRA ITA |
P2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
+13 voltas | |
13 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER |
ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+19 voltas | |
14 | 91 |
PATRICK PILET JÔRG BERGMEISTER |
FRA ALE |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+20 voltas | |
15 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO |
ITA ING |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+20 voltas | |
16 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER |
ING ALE |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+20 voltas | |
17 | 99 |
ALEX MACDOWALL DARRYL O'YOUNG FERNANDO REES |
ING HKG BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+21 voltas | |
18 | 61 |
LUIS PÉREZ-COMPANC MARCO CIOCI MIRKO VENTURI |
ARG ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+22 voltas | |
19 | 95 |
KRISTIAN POULSEN DAVID HEINEMEIER HANSSON RICHIE STANAWAY |
DIN DIN NZL |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+22 voltas | |
20 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY CHRISTOFFER NYGAARD |
CAN POR DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+22 voltas | |
21 | 92 |
MARCO HOLZER FRÉDÉRIC MAKOWIECKI |
ALE FRA |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+23 voltas | |
22 | 88 |
CHRISTIAN RIED KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE AUT EAU |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
+23 voltas | |
23 | 20 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
+23 voltas | |
24 | 81 |
STEPHEN WYATT MICHELE RUGOLO SAM BIRD |
AUS ITA ING |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+23 voltas | |
25 | 75 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÈRE |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR |
+25 voltas | |
26 | 90 |
PETER MANN RAFFAELE GIAMMARIA LORENZO CASE |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+26 voltas | |
27 | 90 |
VICENTE POTOLICCHIO GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
ALE ITA ITA |
GTE AM |
8 STAR Ferrari F458 Italia |
+29 voltas | |
28 | 13 |
DOMINIK KRAIHAMER ANDREA BELICHI |
AUT ITA |
P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota |
NC | |