Problemas mecânicos da Porsche nas 6 Horas de Spa deixam caminho livre para segunda vitória da Toyota no WEC em 2014

A Toyota assumiu a liderança da corrida na segunda rodada de pit-stops e enfrentava dura concorrência da Porsche, mas problemas mecânicos dos dois protótipos alemães facilitaram a vida dos japoneses. Lucas Di Grassi fez um ótimo stint para garantir pódio da Audi e evitar nova dobradinha dos Corollões

A Toyota vai se mostrando a equipe mais forte do Mundial de Endurance neste início de temporada 2014. A segunda vitória em duas corridas foi conquistada neste sábado (3), nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, mais uma vez com o trio formado por Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi. Eles lideram o campeonato com 50 pontos.

Desta vez, a montadora não conseguiu uma dobradinha, mas também não viu o protótipo #8 ser ameaçado na segunda metade da prova. A margem de vitória foi de mais de um minuto. Lapierre conduziu o Corollão à bandeirada.

A Audi terminou na segunda posição com Lucas Di Grassi/Tom Kristensen/Loïc Duval e o outro TS040, do trio Alexander Wurz/Kazuki Nakajima/Stéphane Sarrazin, completou o pódio.

Os primeiros líderes da prova foram Neel Jani/Marc Lieb/Romain Dumas, que largaram na pole-position. Eles permaneceram na dianteira até a segunda rodada de pit-stops, quando o #8 passou a frente.

Toyota #8 liderou mais da metade da prova em Spa (Foto: Toyota)

A tensão relativa às estratégias de cada time, porém, seguia no ar. A Porsche, com maior autonomia, esticava seus stints tentando ganhar tempo. Continuou assim até 2h30 do final, quando o #14 subitamente perdeu potência devido a um problema elétrico. Dumas, que estava no cockpit naquele momento, não precisou parar, mas deu duas voltas em baixa velocidade até conseguir fazer ajustes no painel do protótipo que resolveram a falha. Já era tarde: ele tomou uma volta do líder e caiu para a quarta colocação.

Sem esse Porsche na briga, parecia que a Toyota seria capaz de fazer nova dobradinha, mas Di Grassi, com um ótimo stint a bordo do R18 e-tron, se intrometeu na história. Até então, o desempenho dos três R18 não vinha sendo bom o bastante para fazer frente às outras duas equipes de fábrica da LMP1.

Com um ritmo forte e um desgaste de pneus inferior, o brasileiro ganhou a posição de Alexander Wurz. O austríaco foi capaz de dar o troco com uma arriscada ultrapassagem por fora na curva Les Combes, mas o trabalho de boxes recolocou o #1 à frente. Na fase final da prova, Duval retornou ao cockpit e não permitiu a aproximação de Sarrazin.

Esse foi o primeiro pódio da Audi no ano, já que a marca de Ingolstadt amargou dois abandonos provocados por acidentes nas 6 Horas de Silverstone. Ainda assim, era visível durante a prova que há muito a ser feito para manter a sequência de vitórias nas 24 Horas de Le Mans, que acontecem em 15 e 16 de junho.

O R18 e-tron quattro #3, modelo especial para Le Mans, com menos downforce, não acompanhou o pelotão da frente em Spa momento algum. Marco Bonanomi e Filipe Albuquerque terminaram na sexta posição, 51s atrás dos pilotos do #2, Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer.

O Porsche de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley enfrentou muitos problemas ao longo das 6 horas de corrida. Com pouco mais de 20 minutos de prova, Bernhard já recolheu para a garagem com o eixo dianteiro quebrado – resultado do impacto ao passar sobre uma zebra. Foram pelo menos quatro pit-stops mais longos para o #20.

icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens das 6 Horas de Spa-Francorchamps

Ferrari segura Porsche e Aston Martin para vencer na GTE Pro

Gianmaria Bruni e Toni Vilander foram os vencedores da classe mais disputada do dia, a GTE Pro. De Ferrari, eles levaram a melhor sobre Patrick Pilet e Jörg Bergmeister, da Porsche, e os companheiros de equipe Davide Rigon e James Calado.

Bruni e Vilander tiveram o melhor carro desde o início da prova, mas viram a Aston Martin fazer um 1-2 por bastante tempo. Acontece que faltou fôlego para a montadora britânica.

Como os próprios pilotos admitiam, o ritmo não era bom o suficiente, logo, seria preciso surpreender na estratégia. Fazendo stints duplos, a marca se viu na liderança com o #97 pilotado por Darren Turner e o #99 de Fernando Rees.

Rees fez um stint excelente na segunda hora da corrida, segurando Vilander até passar o volante do Vantage para seus companheiros. Bruno Senna, que assumiu o #97, também fez bom trabalho e ocupou a segunda posição durante boa parte da prova. Só que não teve como.

Senna e Rees terminaram, respectivamente, em quarto e quinto na GTE Pro.

A LMP2 foi vencida pela equipe G-Drive com um Morgan-Nissan pilotado por Olivier Pla, Julien Canal e Roman Rusinov. Nem mesmo um defeito no farol que teve de ser consertado durante um pit-stop atrapalhou a corrida do trio, que tinha 1min11s196 de frente para o Zytek da Jota Sport na linha de chegada.

Na GTE Am, outra vitória da Ferrari, com o trio Marco Cioci, Mirko Venturi e Luis Pérez Companc. A Aston Martin fechou o pódio da divisão.

Mundial de Endurance, 6 Horas de Spa-Francorchamps:

 
1 8 ANTHONY DAVIDSON
NICOLAS LAPIERRE
SÉBASTIEN BUEMI
ING
FRA
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
171 voltas  
 
 
2 1 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
TOM KRISTENSEN
BRA
FRA
DIN
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+1:13.926  
 
 
3 7 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
KAZUKI NAKAJIMA
AUT
FRA
JAP
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
+1:20.861  
 
 
4 14 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
+1 volta  
 
 
5 2 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+1 volta  
 
 
6 3 FILIPE ALBUQUERQUE
MARCO BONANOMI
POR
ITA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+2 voltas  
 
 
7 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
+10 voltas  
 
 
8 26 ROMAN RUSINOV
OLIVIER PLA
JULIEN CANAL
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE
Morgan
Nissan
+11 voltas  
 
 
9 38 SIMON DOLAN
HARRY TINCKNELL
MARC GENÉ
ING
ING
ESP
P2 JOTA SPORT
Zytek Z11SN Nissan
+11 voltas  
 
 
10 47 MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY
ALEXANDRE IMPERATORI
ING
ING
CHI
P2 KCMG
Oreca 03
Nissan
+12 voltas  
 
 
11 37 KIRILL LADYGIN
VIKTOR SHAITAR
ANTON LADYGIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
+13 voltas  
 
 
12 27 SERGEY ZLOBIN
NICOLAS MINASSIAN
MAURIZIO MEDIANI
RUS
FRA
ITA
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
+13 voltas  
 
 
13 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+19 voltas  
 
 
14 91 PATRICK PILET
JÔRG BERGMEISTER
FRA
ALE
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
+20 voltas  
 
 
15 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+20 voltas  
 
 
16 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ING
ALE
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+20 voltas  
 
 
17 99 ALEX MACDOWALL
DARRYL O'YOUNG
FERNANDO REES
ING
HKG
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+21 voltas  
 
 
18 61 LUIS PÉREZ-COMPANC
MARCO CIOCI
MIRKO VENTURI
ARG
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+22 voltas  
 
 
19 95 KRISTIAN POULSEN
DAVID HEINEMEIER HANSSON
RICHIE STANAWAY
DIN
DIN
NZL
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+22 voltas  
 
 
20 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
CHRISTOFFER NYGAARD
CAN
POR
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+22 voltas  
 
 
21 92 MARCO HOLZER
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
ALE
FRA
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
+23 voltas  
 
 
22 88 CHRISTIAN RIED
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
ALE
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
+23 voltas  
 
 
23 20 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
+23 voltas  
 
 
24 81 STEPHEN WYATT
MICHELE RUGOLO
SAM BIRD
AUS
ITA
ING
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+23 voltas  
 
 
25 75 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÈRE
FRA
FRA
FRA
GTE
AM
PROSPEED
Porsche 911 GT3 RSR
+25 voltas  
 
 
26 90 PETER MANN
RAFFAELE GIAMMARIA
LORENZO CASE
EUA
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+26 voltas  
 
 
27 90 VICENTE POTOLICCHIO
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE
AM
8 STAR
Ferrari F458 Italia
+29 voltas  
 
 
28 13 DOMINIK KRAIHAMER
ANDREA BELICHI
AUT
ITA
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
NC  
 
 
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.