Em 1º dia mais agitado nos boxes do que na pista, Räikkönen retorna à Ferrari na frente em Jerez
A F1 oficialmente está de volta. A terça-feira (28) marcou o início dos trabalhos de equipes e pilotos para a temporada 2014, e o traçado espanhol de Jerez de la Frontera foi o escolhido para as atividades preparatórias. Em meio aos lançamentos de Red Bull, Mercedes, Force India, Caterham e Williams nos pits do circuito andaluz, foi a Ferrari quem ditou o ritmo com Kimi Räikkönen ao volante da F14T
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O primeiro dia de treinos coletivos evidenciou o caos que as mudanças bruscas de regulamento trouxeram às dez equipes – nove, se considerar que a Lotus resolveu nem dar o ar da sua imensa graça em Jerez; oito, se excluir a Marussia, que encontrou um problema técnico de última hora que a prendeu na sede na Inglaterra; talvez sete, se pontuar que a Caterham percorreu apenas voltas de instalação nesta terça-feira (28), e que a Williams fez quase o mesmo.
Então com 60% do grid apto para testar, as coisas começaram bem para a Mercedes – que já havia feito um shakedown do belo modelo W05 – e Lewis Hamilton, e só. Aliás, o inglês foi o primeiro a deixar os boxes nesta manhã acanhada no sul da Espanha. Kimi Räikkönen deixou os pits jerezanos por volta das 9h locais e deve ter andado no máximo 1 minuto até parar a F14T no início da reta oposta a pedido dos engenheiros da Ferrari.
Tempo depois, a Force India repetiu a dose com Sergio Pérez: problema elétrico VJM07 e seu bico codinome beija-flor. A Toro Rosso até que seguiu os passos da Mercedes e andou com Jean-Éric Vergne – sem forçar muito o STR9 e por pouco tempo. Mais tarde, também enfrentaria problemas. A Sauber fez lá sua aparição com o C33 e nada mais.
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Até que, antes da hora do almoço, Hamilton fosse à pista pela quinta vez e, segundos depois de melhorar seu tempo, perdesse o controle do carro e enchesse a barreira de pneus da curva 1. O motivo era visível: a asa dianteira – que não apresenta um daqueles bicos muppetianos – desprendeu-se do W05 e levou ao erro do campeão de 2008. Contando com os problemas de Ferrari e Force India, esta representou a terceira paralisação por bandeira vermelha do dia.
Informações não muito animadoras diminuíram para a metade os participantes reais das melhores cenas dos treinos: a McLaren admitiu problemas hidráulicos e elétricos que impediam que o MP4-29 ligasse. A chuva também se fez presente no fim da tarde espanhola, mas não foi suficiente para impedir Sebastian Vettel de ter um gostinho de pilotar o RB10. No fim, coube a Räikkönen ocupar o posto de destaque da tabela de tempos em Jerez.
O finlandês acabou por percorrer 31 voltas e na melhor delas virou 1min27s104. Hamilton, apesar do incidente da manhã ter encerrado precocemente a sua participação, ainda garantiu a segunda melhor marca, com 1min27s820 em 18 giros completados.
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Depois dos lançamentos de Mercedes, Red Bull e Force India — nesta ordem —, Lewis Hamilton cruzou ao pit-lane para as primeiras voltas no W05. Como de costume, os giros foram apenas para ver se estava tudo funcionando corretamente. Minutos depois, Kimi Räikkönen saiu com o mesmo propósito, mas não foi bem sucedido. A Ferrari pediu para que o piloto parasse o carro vermelho, “por precaução”. O carro veio no guincho até os boxes vermelhos.
Ainda durante o início da manhã, Hamilton foi o único a percorrer voltas pelo circuito espanhol e, por isso, foi ele quem fez o cronômetro disparar ainda na primeira hora de atividade. O inglês ganhou a companhia de Jean-Éric Vergne nas horas seguintes. Mais tarde, Räikkönen também decidiu voltar ao trabalho com a F14T já acertada.
Aí Hamilton sofreu o acidente que colocou fim ao trabalho deste dia inicial de treinos. Por conta de uma falha da asa dianteira do W05, o campeão de 2008 foi parar na barreira de pneus da curva 1 e por lá ficou. O dano foi grande demais para que a equipe alemã conseguisse devolver Lewis ao teste. Agora, só amanhã.
Na ausência do britânico, o finlandês da Ferrari subiu ao posto de honra da tabela facilmente. O dia não reservou mais nada de estranho à Ferrari. Kimi pôde completar 31 voltas, sendo a mais rápida em 1min27s104.
A tarde foi mais produtiva, portanto. Sergio Pérez, apesar de um problema com o VJM07, foi capaz se colocar bem na tabela de tempos, ocupando provisoriamente o terceiro, mas acabou caindo para quarto no fim do dia, quando a sessão viu ascensão de Valtteri Bottas.
O finlandês foi o escolhido da Williams para guiar primeiro o azul FW36, que veio com o bico de “Gonzo”, semelhante aos modelos de McLaren, Toro Rosso e Force India. O carro saiu da garagem já na parte final das ações, mas, mesmo assim, conseguiu voltas interessantes. Bottas finalizou o dia em terceiro, de fato, mas longe de Raikkonen, 2s9.
Além da Williams, a Caterham também colocou o seu CT05 na pista tardiamente nesta terça-feira. O time malaio precisou adiar o início das atividades, mas quando abriu suas garagens completou o dia de espanto com o novo modelo. A esquadra de Tony Fernandes inovou com um bico de dois andares e ponta cilíndrica quase colada na enorme asa dianteira.
O novato Marcus Ericsson foi o responsável pelas voltas de instalação. Outro que só conseguiu percorrer giros de verificação foi Sebastian Vettel. A Red Bull preferiu trabalhar no novo RB10 nos boxes praticamente o dia todo, e o tetracampeão saiu apenas na hora final, quando uma fina chuva atingiu o traçado andaluz. Ainda assim, Seb conseguiu dar as primeiras quilometragens à nova criação de Adrian Newey.
Os pilotos retornam à pista de Jerez nesta quarta-feira para o segundo dia de testes.
F1, Treinos coletivos, Jerez de la Frontera, dia 1:
1 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:27.104 | 31 | ||
2 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:27.820 | +0.716 | 18 | |
3 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:30.082 | +2.978 | 7 | |
4 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:33.161 | +6.057 | 11 | |
5 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:36.530 | +9.426 | 15 | |
6 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:42.257 | +15.153 | 7 | |
7 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 3 | |||
8 | MARCUS ERICSSON | ALE | CATERHAM RENAULT | 1 | |||
REC | AYRTON SENNA | BRA | McLAREN HONDA MP4-5B | 1:18.387 | 30/09/1990 | ||
MV | HEINZ-HARALD FRENTZEN | ALE | WILLIAMS RENAULT FW19 | 1:23.135 | 26/10/1997 | ||
Condições do tempo | SOL/CHUVA | ar: 11-14ºC | pista: 20-25ºC |
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