Em 1º dia mais agitado nos boxes do que na pista, Räikkönen retorna à Ferrari na frente em Jerez

A F1 oficialmente está de volta. A terça-feira (28) marcou o início dos trabalhos de equipes e pilotos para a temporada 2014, e o traçado espanhol de Jerez de la Frontera foi o escolhido para as atividades preparatórias. Em meio aos lançamentos de Red Bull, Mercedes, Force India, Caterham e Williams nos pits do circuito andaluz, foi a Ferrari quem ditou o ritmo com Kimi Räikkönen ao volante da F14T


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O primeiro dia de treinos coletivos evidenciou o caos que as mudanças bruscas de regulamento trouxeram às dez equipes – nove, se considerar que a Lotus resolveu nem dar o ar da sua imensa graça em Jerez; oito, se excluir a Marussia, que encontrou um problema técnico de última hora que a prendeu na sede na Inglaterra; talvez sete, se pontuar que a Caterham percorreu apenas voltas de instalação nesta terça-feira (28), e que a Williams fez quase o mesmo.

Então com 60% do grid apto para testar, as coisas começaram bem para a Mercedes – que já havia feito um shakedown do belo modelo W05 – e Lewis Hamilton, e só. Aliás, o inglês foi o primeiro a deixar os boxes nesta manhã acanhada no sul da Espanha. Kimi Räikkönen deixou os pits jerezanos por volta das 9h locais e deve ter andado no máximo 1 minuto até parar a F14T no início da reta oposta a pedido dos engenheiros da Ferrari.

O carro W05 é bonito, cromado, com detalhes em preto (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

 

Tempo depois, a Force India repetiu a dose com Sergio Pérez: problema elétrico VJM07 e seu bico codinome beija-flor. A Toro Rosso até que seguiu os passos da Mercedes e andou com Jean-Éric Vergne – sem forçar muito o STR9 e por pouco tempo. Mais tarde, também enfrentaria problemas. A Sauber fez lá sua aparição com o C33 e nada mais.


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Até que, antes da hora do almoço, Hamilton fosse à pista pela quinta vez e, segundos depois de melhorar seu tempo, perdesse o controle do carro e enchesse a barreira de pneus da curva 1. O motivo era visível: a asa dianteira – que não apresenta um daqueles bicos muppetianos – desprendeu-se do W05 e levou ao erro do campeão de 2008. Contando com os problemas de Ferrari e Force India, esta representou a terceira paralisação por bandeira vermelha do dia.

Informações não muito animadoras diminuíram para a metade os participantes reais das melhores cenas dos treinos: a McLaren admitiu problemas hidráulicos e elétricos que impediam que o MP4-29 ligasse. A chuva também se fez presente no fim da tarde espanhola, mas não foi suficiente para impedir Sebastian Vettel de ter um gostinho de pilotar o RB10. No fim, coube a Räikkönen ocupar o posto de destaque da tabela de tempos em Jerez.

Kimi Räikkönen de volta à Ferrari: mais rápido do dia em Jerez (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

O finlandês acabou por percorrer 31 voltas e na melhor delas virou 1min27s104. Hamilton, apesar do incidente da manhã ter encerrado precocemente a sua participação, ainda garantiu a segunda melhor marca, com 1min27s820 em 18 giros completados.

 
Confira como foi o primeiro dia de testes coletivos em Jerez:


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Depois dos lançamentos de Mercedes, Red Bull e Force India — nesta ordem —, Lewis Hamilton cruzou ao pit-lane para as primeiras voltas no W05. Como de costume, os giros foram apenas para ver se estava tudo funcionando corretamente. Minutos depois, Kimi Räikkönen saiu com o mesmo propósito, mas não foi bem sucedido. A Ferrari pediu para que o piloto parasse o carro vermelho, “por precaução”. O carro veio no guincho até os boxes vermelhos.

Ainda durante o início da manhã, Hamilton foi o único a percorrer voltas pelo circuito espanhol e, por isso, foi ele quem fez o cronômetro disparar ainda na primeira hora de atividade. O inglês ganhou a companhia de Jean-Éric Vergne nas horas seguintes. Mais tarde, Räikkönen também decidiu voltar ao trabalho com a F14T já acertada.

Aí Hamilton sofreu o acidente que colocou fim ao trabalho deste dia inicial de treinos. Por conta de uma falha da asa dianteira do W05, o campeão de 2008 foi parar na barreira de pneus da curva 1 e por lá ficou. O dano foi grande demais para que a equipe alemã conseguisse devolver Lewis ao teste. Agora, só amanhã.

Na ausência do britânico, o finlandês da Ferrari subiu ao posto de honra da tabela facilmente. O dia não reservou mais nada de estranho à Ferrari. Kimi pôde completar 31 voltas, sendo a mais rápida em 1min27s104.

A tarde foi mais produtiva, portanto. Sergio Pérez, apesar de um problema com o VJM07, foi capaz se colocar bem na tabela de tempos, ocupando provisoriamente o terceiro, mas acabou caindo para quarto no fim do dia, quando a sessão viu ascensão de Valtteri Bottas.

Valtteri Bottas deixa boxes da Williams em Jerez (Foto: Reprodução/Twitter)

O finlandês foi o escolhido da Williams para guiar primeiro o azul FW36, que veio com o bico de “Gonzo”, semelhante aos modelos de McLaren, Toro Rosso e Force India. O carro saiu da garagem já na parte final das ações, mas, mesmo assim, conseguiu voltas interessantes. Bottas finalizou o dia em terceiro, de fato, mas longe de Raikkonen, 2s9.

Além da Williams, a Caterham também colocou o seu CT05 na pista tardiamente nesta terça-feira. O time malaio precisou adiar o início das atividades, mas quando abriu suas garagens completou o dia de espanto com o novo modelo. A esquadra de Tony Fernandes inovou com um bico de dois andares e ponta cilíndrica quase colada na enorme asa dianteira.

O novato Marcus Ericsson foi o responsável pelas voltas de instalação. Outro que só conseguiu percorrer giros de verificação foi Sebastian Vettel. A Red Bull preferiu trabalhar no novo RB10 nos boxes praticamente o dia todo, e o tetracampeão saiu apenas na hora final, quando uma fina chuva atingiu o traçado andaluz. Ainda assim, Seb conseguiu dar as primeiras quilometragens à nova criação de Adrian Newey.

Caterham CT05 (Foto: Caterham/Twitter)

Os pilotos retornam à pista de Jerez nesta quarta-feira para o segundo dia de testes.

F1, Treinos coletivos, Jerez de la Frontera, dia 1:

1 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:27.104   31
2 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:27.820 +0.716 18
3 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:30.082 +2.978 7
4 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:33.161 +6.057 11
5 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT   1:36.530 +9.426 15
6 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI   1:42.257 +15.153 7
7 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT       3
8 MARCUS ERICSSON ALE CATERHAM RENAULT       1
               
REC AYRTON SENNA BRA McLAREN HONDA MP4-5B   1:18.387 30/09/1990  
MV HEINZ-HARALD FRENTZEN ALE WILLIAMS RENAULT FW19   1:23.135 26/10/1997  
               
  Condições do tempo   SOL/CHUVA   ar: 11-14ºC | pista: 20-25ºC  


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