Em casa, Hamilton comprova força da Mercedes, quebra recorde e crava pole em Silverstone

A Mercedes humilhou a Red Bull em ritmo de classificação e assegurou a previsível dobradinha no grid de largada do GP da Inglaterra. Lewis Hamilton obteve a tão sonhada pole-position em casa e cravou 1min29s096, um grande tempo. Felipe Massa, eliminado do treino no Q2, larga em 12º

Pai e filho lado a lado na WARM UP: os números de Keke e Nico Rosberg

Não teve pra ninguém em Silverstone. Neste sábado (29), a Mercedes comprovou porque tem o melhor carro do Mundial de F1 em ritmo de classificação. Lewis Hamilton sobrou na classificação e garantiu a pole-position do GP da Inglaterra, a sua segunda neste ano. O britânico foi supremo nas três parciais do lendário circuito britânico e registrou 1min29s607. É o novo recorde de Silverstone, que outrora era de Sebastian Vettel, com 1min29s615, estabelecido em 2010. Como prova da força da Mercedes, Nico Rosberg garantiu seu lugar na primeira fila do grid.

A volta incrível obtida por Hamilton mostra o abismo entre Mercedes e Red Bull em ritmo de classificação. Vettel, que conquistou o terceiro melhor tempo no Q3, foi nada menos que 0s6 mais lento que Lewis. Mark Webber vai fechar a segunda fila do grid depois de fazer sua volta apenas 0s009 mais lento que seu companheiro de equipe.


A terceira fila em Silverstone ficou com as emergentes Force India e Toro Rosso. Destaques desde o início do fim de semana, Paul di Resta larga em quinto e terá ao seu lado Daniel Ricciardo, outro que andou bem desde sexta-feira. Adrian Sutil parte da sétima posição e terá ao seu lado Romain Grosjean. Kimi Räikkönen e Fernando Alonso, com uma Ferrari que decepcionou neste sábado, fecham o rol dos dez primeiros.

Felipe Massa teve uma performance decepcionante na classificação. Sem jamais ter um carro competitivo neste fim de semana, o brasileiro foi eliminado da sessão no Q2. O piloto da Ferrari vai abrir o GP da Inglaterra em 12º.
Ao lado de Vettel e Rosberg, Hamilton comemora sua segunda pole no ano (Foto: Getty Images)

Saiba como foi a sessão classificatória do GP da Inglaterra de F1

Mercedes sobra no Q1; Massa e Alonso escapam da degola na bacia das almas

Com uma ótima atmosfera no circuito e as arquibancadas devidamente lotadas, Silverstone viu o início da sessão classificatória com vários carros na pista, que apontava 28ºC de temperatura. Com o céu azul, os 22 pilotos do grid abriram a definição do grid de largada com o Q1. Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Mark Webber e Sebastian Vettel, considerados favoritos à pole, só deixaram os boxes nos dez minutos finais, só para garantir uma vaga na segunda fase da tomada de tempos.

Restava ao grupo dos ‘mortais’ correr atrás do prejuízo para não amargar uma eliminação precoce em Silverstone. No começo do treino, todos foram à pista com pneus duros. A Lotus ocupou a ponta do Q1 no seu início com Romain Grosjean e Kimi Räikkönen. O franco-suíço tinha 1min31s964. Era o melhor tempo.

Ainda sem a Red Bull na pista, a Mercedes levou seus dois pilotos à pista para garantir rápido uma vaga no Q2. Logo de cara, Rosberg, com pneus médios, cravou 1min31s355, então a melhor marca do fim de semana. Mas, em seguida, foi a vez de Hamilton se colocar na frente e ser o primeiro homem a andar abaixo de 1min31s em todo o fim de semana. Louco para largar na pole-position em casa, Lewis registrou 1min30s995.

A Ferrari seguia decepcionando. Nem tanto com Fernando Alonso, que vinha na quinta posição — atrás de Hamilton, Rosberg, Grosjean e Daniel Ricciardo. Mas Felipe Massa sequer conseguia repetir a boa performance do colega, ficando realmente ameaçado de uma eliminação precoce no Q1. O brasileiro era o 13º, mas pilotos como Sebastian Vettel e Mark Webber ainda não tinham tempos registrados.

Tão logo as Red Bull completaram volta, a realidade foi estabelecida em Silverstone: Flechas de Prata na frente, taurinos logo atrás e, depois, o resto. Webber subiu para terceiro, seguido por Vettel. Pérez aparecia com bom destaque ao subir para a quinta colocação, superando Grosjean e Adrian Sutil. Ricciardo seguia no rol dos dez primeiros, em oitavo.
A McLaren decepcionou em casa neste sábado em Silverstone (Foto: Getty Images)

Massa, por sua vez, estava em 18º quando faltavam dois minutos para o fim do treino. Então, a Ferrari liberou o brasileiro com pneus médios para escapar do vexame da degola no Q1. Felipe tinha apenas uma volta para conseguir uma posição melhor. Vivia um drama, o piloto da escuderia italiana. Na bacia das almas, Massa anotou 1min32s241 e conseguiu permanecer no treino. Estranho era o fato que Alonso tinha completado apenas quatro voltas. O espanhol, no limite, ficou em 15º e também se garantiu no Q2 no sufoco, assim como Pastor Maldonado.

No fim de semana do GP 600 da Williams, Pastor eliminou Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe. Diferente do que aconteceu três semanas atrás, quando largou em terceiro, desta vez o jovem finlandês teve de amargar a dura realidade de largar na rabeira. Além de Valtteri, Esteban Gutiérrez, Charles Pic, Jules Bianchi, Giedo van der Garde — que perde cinco posições por conta de punição sofrida no Canadá — e Max Chilton foram limados da sessão na Inglaterra.

Red Bull reverte domínio da Mercedes em Silverstone; Massa cai no Q2

Diferente do que aconteceu no Q1 em Silverstone, o Q2 teve todos os pilotos disponíveis na sessão presentes na pista logo de cara, com exceção de Vettel, Räikkönen e Hülkenberg. Webber não perdeu tempo e logo pulou na ponta após os primeiros cinco minutos de treino ao registrar 1min31s341, marca 0s3 mais rápida em relação ao primeiro segmento da classificação. Mas a referência mesmo era a Mercedes, que viria a registrar suas voltas rápidas na sequência.

Assim que as Flechas de Prata registraram suas voltas rápidas, tudo voltou ao usual em Silverstone, ou seja, dobradinha da Mercedes. Rosberg cravou 1min31s028, quase 0s2 mais rápido em relação a Hamilton. Webber permanecia em terceiro e era seguido por Adrian Sutil, surpreendendo na quarta colocação, e Alonso, em quinto. 
A Red Bull só fez frente ao poderio da Mercedes no Q2 em Silverstone (Foto: Getty Images)

Restando cinco minutos para o fim do Q2, Vettel, Pérez e Hülkenberg ainda não tinham volta cronometrada. Ainda assim, Massa estava novamente na zona da degola e parecia não ter muitas condições de avançar ao rol dos dez primeiros, até levando em conta seu rendimento desde sexta-feira. Em todo o fim de semana, o brasileiro jamais teve um carro minimamente competitivo na Inglaterra.

Em sua primeira — e única — volta rápida no Q2, Vettel, com fotos de todos os funcionários da Red Bull no seu capacete, fez mais do que o suficiente para se garantir na disputa da pole. O tricampeão cravou 1min30s990, desbancou a dupla da Mercedes e subiu para a liderança do segundo segmento do treino. 

Seb estava garantido, mas pilotos como Jean-Éric Vergne, Sergio Pérez, Jenson Button, Massa, Maldonado e Hülkenberg estavam bem ameaçados de eliminação. Após uma última tentativa, nenhum deles conseguiu avançar ao grupo que disputaria a pole em seguida. Massa até conseguiu melhorar seu tempo de volta, mas não passou da 12ª colocação, sua posição de largada no GP da Inglaterra deste domingo. 

Avançaram ao Q3, pela ordem, Vettel, Webber, Rosberg, Sutil, Ricciardo, Hamilton, Di Resta, Alonso, Grosjean e Räikkönen.

Brilho prateado em Silverstone: Mercedes na pole, com direito a dobradinha

A Mercedes liderou o Q1, enquanto a Red Bull comandou o Q2. A Superpole era a hora e a vez do tira-teima entre as duas equipes dominantes do fim de semana em Silverstone. Entre seus quatro pilotos, não havia um favoritismo claro, mas a única certeza é que só uma hecatombe proporcionaria a outra equipe do grid a pole-position do 64º GP da Inglaterra de F1.


Logo de cara, Sutil e Alonso deixaram os boxes com pneus duros, enquanto seus oponentes optaram pelos médios no Q3, que seria um tremendo duelo entre as rivais Mercedes e Red Bull.

Na primeira tentativa, a Mercedes humilhou os taurinos. O tempo espetacular obtido por Hamilton na primeira tentativa, 1min30s096, foi quase 0s5 mais rápido em relação a Webber, terceiro colocado, seguido por Vettel. Rosberg completou a dobradinha da Mercedes em Silverstone, sacramentando o domínio prateado na Inglaterra. Ainda restava uma tentativa para todos, mas era improvável que a Red Bull beliscasse um lugar na primeira fila do grid.
A torcida vibra com a pole-position de Hamilton em Silverstone (Foto: Getty Images)

No fim do treino, a Red Bull não conseguiu ameaçar o domínio da Mercedes, pelo contrário. Tudo que os taurinos conseguiram foi a segunda fila em Silverstone, com Vettel largando em terceiro, logo à frente de Webber. O abismo entre o W04 e o RB9 em ritmo de classificação foi gritante, extremo. Lewis fez uma volta fantástica e registrou 1min29s607, novo recorde da pista, garantindo a sua segunda pole-position na temporada. E para a festa da Mercedes ficar completa, Rosberg garantiu o segundo posto do grid, 0s4 mais lento que o companheiro de equipe.

Entretanto, em ritmo de corrida, os papéis se invertem, já que a Red Bull é quem desponta como favorita à vitória em Silverstone.

GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ o GP da Inglaterra, direto do circuito de Silverstone neste final de semana, com o repórter Renan do Couto. Acompanhe o noticiário completo aqui.

F1, GP da Inglaterra, Silverstone, grid de largada:

1 Lewis HAMILTON ING Mercedes   1:29.607   12
2 Nico ROSBERG ALE Mercedes   1:30.059 +0.452 12
3 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault   1:30.211 +0.604 14
4 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault   1:30.220 +0.613 15
5 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari   1:30.757 +1.150 20
6 Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes   1:30.908 +1.301 17
7 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault   1:30.955 +1.348 23
8 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Lotus Renault   1:30.962 +1.355 17
9 Fernando ALONSO ESP Ferrari   1:30.979 +1.372 16
10 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes   1:31.649 +2.042 12
11 Felipe MASSA BRA Ferrari   1:31.779 +2.172 15
12 Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Ferrari   1:31.785 +2.178 16
13 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes   1:32.082 +2.475 15
14 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari   1:32.211 +2.604 15
15 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault   1:32.359 +2.752 18
16 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault   1:32.664 +3.057 10
17 Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari   1:32.666 +3.059 11
18 Charles PIC CHN Caterham Renault   1:33.866 +4.259 6
19 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth   1:34.108 +4.501 8
20 Max CHILTON ING Marussia Cosworth   1:35.858 +6.251 10
21 Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault   1:35.481 P +5 3
22 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes   1:30.736 DSC 19
  TEMPO 107% Q1     1:37.364 +7.757  
               
REC Sebastian Vettel ALE Red Bull Renault RB6   1:29.615 10/07/2010  
MV Fernando Alonso ESP Ferrari F10   1:30.874 11/07/2010  
               
  Condições do tempo   NUBLADO   ar: 18-19ºC | pista: 28-32ºC
  Pneu médio   Pneu médio        

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.