GP da Inglaterra retribui espera com vitória de Hamilton, abandono de Rosberg e duelo de gala entre Alonso e Vettel
Lewis Hamilton voltou a vencer neste domingo (6) e em casa. O inglês garantiu o triunfo em um dia que o GP da Inglaterra foi bastante tumultuado, marcado pelo forte acidente entre Kimi Räikkönen e Felipe Massa, além de um duelo de gala entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel
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Finalmente, Lewis Hamilton teve seus pedidos secretos atendidos ou pelo menos parte deles. Em um dia bem tumultuado em Silverstone neste domingo (6), o inglês da Mercedes viu o principal rival pelo título, Nico Rosberg, abandonar pela primeira vez em 2014. O incidente permitiu ao campeão de 2008 descontar muito da desvantagem de 29 pontos para o líder do campeonato. Agora, a diferença entre os dois companheiros de equipe é de quatro pontos na classificação geral.
Além disso, Hamilton voltou a vencer na temporada e também em sua prova caseira depois de seis anos. Mas o GP da Inglaterra viveu outras emoções. Tirando o duelo pelo campeonato, a primeira volta da corrida inglesa viu um forte acidente com Kimi Räikkönen. O finlandês saiu da pista na curva 4 e, no retorno ao traçado, o carro bateu no desnível da grama com o asfalto e ficou descontrolado. O piloto de 34 anos bateu forte no muro do lado direito e voltou para o meio do pelotão.
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Felipe Massa, que vinha se recuperando na parte de trás do grid, quase acertou em cheio o ferrarista, mas conseguiu desviar, atingindo a parte traseira da F14T #7. Nenhum dos dois pôde voltar para a corrida. Aliás, a prova acabou sendo interrompida com bandeira vermelha por causa da batida e dos reparos no guard-rail.
Quando a etapa retomou, Hamilton foi atrás da vitória, mas viu o colega parar e pôde celebrar tranquilo mais um triunfo. Perto do fim, Fernando Alonso e Sebastian Vettel travaram uma batalha digna de seus títulos. Os dois brigaram acirradamente pelo quinto lugar, que acabou nas mãos do tetracampeão.
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O pódio do GP da Inglaterra viu um bravíssimo Valtteri Bottas em segundo e sempre sorridente Daniel Ricciardo em terceiro. Jenson Button, no dia em que correu de rosa para homenagear o pai, chegou em quarto. Vettel, Alonso, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg, Daniil Kvyat e Jean-Eric Vergne completarram o top-10.
O tempo feio e a chuva que tanto tumultuaram o sábado deram lugar a um sol tímido neste domingo (6) em Silverstone, tradicional palco do GP da Inglaterra de F1. Neste ano, a nona etapa da temporada. No grid, curiosamente apenas Fernando Alonso e Kimi Räikkönen, que largavam em 16º e 18º, respectivamente, optaram pelos pneus duros, em uma clara tentativa de dar o pulo do gato mais tarde.
Quando as luzes se apagaram, a largada viu Nico Rosberg saltar na ponta e já contornar sem grandes sustos a primeira sequência de esses da pista inglesa. Atrás dele, Sebastian Vettel saiu mal do segundo posto e foi perdendo posições. Jenson Button se aproveitou e pulou para segundo, trazendo consigo o colega de McLaren, Kevin Magnussen.
Lewis Hamilton, mais uma vez, saiu bem, teve um breve duelo com Vettel, mas conseguiu se colocar em quinto. Vettel caía para sexto. Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo, Daniil Kvyat, Valtteri Bottas e Max Chilton completavam os dez primeiros.
Mais atrás, Felipe Massa vivia o início de um drama em seu GP de número 200. Depois de um arranque bem lento, o brasileiro caiu para a última colocação e vinha tentando se recuperar. Mas não contava com o acidente com Kimi Räikkönen à frente na Wellington Straight.
Quase embaixo da ponte, finlandês saiu da pista na curva 4 e, no retorno ao traçado, o carro bateu no desnível da grama com o asfalto e ficou descontrolado. O piloto de 34 anos bateu forte no muro do lado direito e voltou para o meio do pelotão.
Massa, então, freou forte e conseguiu evitar um impacto em T com o carro do ferrarista, mas acertou a roda traseira esquerda na Ferrari. Felipe abandonou logo em seguida. Kimi foi levado ao centro médico. O campeão de 2007 saiu do carro com a ajuda dos fiscais e mancando.
Por conta do forte acidente e dos danos provocados no guard-rail, a direção de prova decidiu interromper a corrida com bandeira vermelha, às 13h06 locais, 9h06 do Brasil. Isso significou que todos voltaram ao grid, mas nas posições da primeira volta.
Um novo procedimento de largada foi autorizado apenas às 10h05 no horário de Brasília.
Com tudo pronto novamente, os carros deixaram o grid de largada atrás do safety-car para o reinicio das ações em Silverstone. Assim, quando o carro de segurança deixou a pista, Nico Rosberg retomou a ponta, seguido por Button, Magnussen, Hamilton, Vettel, Hülkenberg, Ricciardo, Bottas e Bianchi.
Enquanto o líder do campeonato abria distância na ponta, Hamilton já tratava de escalar o pelotão. Primeiro, passou o jovem dinamarquês da McLaren sem grandes problemas. Aí foi para cima do ex-colega de equipe e, em demora, já estava em segundo, mas a cinco segundos do companheiro de Mercedes. No grupo secundário, Bottas já superava Hülk na Stowe e procurava por Vettel, o quinto colocado. Mais atrás, Alonso continuava ganhando posições e vinha em décimo.
Lá na frente, Rosberg e Hamilton viravam tempos rigorosamente iguais, sempre na casa de 1min38s7, com leve vantagem para o alemão. A diferença, portanto, continuava em 5s5. Button e Magnussen vinham juntos, mas a mais de oito segundos dos ponteiros.
Vettel tentava segurar Bottas, que, por sua vez, lidava com Hülkenberg. Alonso era outro que se aproximava, apesar de ser alvo de investigação dos comissários por ter se colocado em uma posição incorreta ainda na primeira largada.
Com dez voltas, a ordem da prova era: Rosberg, Hamilton, Button, Magnussen, Vettel, Bottas, Alonso, Ricciardo, Hükenberg, Kvyat, Sutil, Vergne, Grosjean, Maldonado, Gutiérrez, Pérez, Kobayashi, Ericsson e Chilton.
Uma volta mais tarde, Ricciardo superou o alemão da Force India em uma bonita manobra na Stowe. Mais atrás, Gutiérrez escapava da pista depois de uma tentativa mal sucedida de ultrapassagem em Maldonado. Os dois acabaram se tocando, sendo que o venezuelano saiu do chão no contato. Nem precisa falar que o incidente foi parar na sala dos comissários para análise após a prova.
Ainda no mesmo giro, Vettel foi aos boxes. O tetracampeão foi o primeiro entre os dez primeiros a visitar os pits. Seb voltou ainda com pneus médios e na 11ª posição.
Já Ericsson aparecia lento pela pista. O sueco da Caterham apenas tentava trazer o carro de volta aos boxes. Marcus abandonou em seguida com problemas na suspensão dianteira esquerda.
Na pista, Bottas mandava ver e já era o quarto depois de uma arrojada ultrapassagem em Magnussen. Mais à frente, Hamilton já descontava 1s para Nico. Button vinha 23s atrás dos dois, enquanto o finlandês da Williams já tirava a diferença assustadoramente.
Aí Kvyat foi aos boxes na volta 14. Ricciardo foi na seguinte. Ambos mudaram para os médios novos. Enquanto isso, Hamilton continuava a tirar a diferença para Rosberg, andando sempre dois décimos mais veloz que o germânico. Outro que vinha voando era Bottas, que não demorou a superar Button, para assumir o terceiro posto. Alonso, por sua vez, já era o quinto, depois de também ultrapassar Magnussen. Vettel, Hülk, Ricciardo e Sutil completavam o top-5.
A volta 19 marcou o pit-stop de Rosberg. O alemão teve uma troca rápida, apenas 2s7. E voltou na segunda colocação, já compreensivelmente andando mais que o companheiro com pneus novos.
Um pouco atrás, Alonso azucrinava a vida de Button pelo quarto lugar. O mesmo fazia Hülkenberg para cima de Ricciardo, mas pelo oitavo lugar. O alemão não demoraria muito para passar o menino da Red Bull.
Aí finalmente Lewis foi aos pits. A volta era a de número 24. Em estratégia diferente da do colega, o inglês optou pelos pneus duros, mas a parada foi bem lenta: 4s1. Ainda assim, Hamilton conseguiu voltar em segundo, mas 5s9 atrás de Rosberg, agora líder novamente.
Enquanto isso, Vettel brigava com Magnussen pela sexta colocação e Alonso fazia sua parada também. O espanhol gastou bastante tempo nos pits, também por causa da punição de cinco segundos que tomou pelo erro da largada. Fernando escolheu os pneus médios, um sinal que não pretendia parar novamente. Ainda assim, o bicampeão voltou em oitavo.
O ferrarista, então, passou Hulk e pulou para sétimo. Aì Magnussen parou no giro 29. Uma passagem depois, Rosberg perdeu velocidade e foi parando na grama da curva Becketts, para delírio da torcida inglesa nas arquibancadas em Silverstone.
O abandono do alemão foi causado por um dano na caixa de marchas. Ele já havia alertado no início da prova. É a primeira vez na temporada que Nico não completa uma prova.
Uma volta depois, Bottas foi aos pits e voltou calçado com os pneus duros. O finlandês retornou em terceiro, atrás de Vettel, que pararia na passagem seguinte. Mas Valtteri ultrapassou o tetracampeão antes disso, para assumir a segunda colocação.
Seb parou e voltou em quinto, à frente de Alonso e Magnussen. O asturiano, entretanto, não perdeu tempo e logo superou o antigo rival.
Assim, a ordem com 35 voltas era: Hamilton, Bottas, Ricciardo, Button, Alonso, Vettel, Magnussen, Kvyat, Hülkenberg e Vergne.
Aí Alonso e Vettel passaram a protagonizar um belo duelo pelo sexto posto. Com pneus mais novos, o alemão atacava o espanhol de todas as formas, enquanto o ferrarista tentava se defender. Na ponta, Hamilton já tinha mais de 40s de dianteira para Bottas. Lewis, então, foi aos boxes pela última vez na volta 41. Colocou os pneus de risca laranja e voltou à pista para terminar o passeio por Silverstone.
Na pista, Alonso e Vettel continuavam duelando ferozmente. O alemão tentava todos os espaços, mas o ferrarista, apesar das advertências quanto a superar os limites da pista, usava todo o traçado para evitar a ultrapassagem. Os dois foram brigando até o fim, até que Seb finalmente conseguiu bater o espanhol na F1, para ficar com a quinta posição.
Lá na frente, Hamilton já celebrava a 27ª vitória da carreira na F1. Bottas cruzava em segundo, para festejar o segundo pódio consecutivo, enquanto Ricciardo vinha em terceiro. Button terminou em quarto, à frente de Vettel.
A próxima etapa da F1 acontece em duas semanas, na pista de Hockenheim, na Alemanha.
F1, GP da Inglaterra, Silverstone, final:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 2:26:52.094 | 52 voltas | |
2 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +30.135 | ||
3 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | +46.495 | ||
4 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | +47.390 | ||
5 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | +53.864 | ||
6 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | +59.946 | ||
7 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | +1:02.563 | ||
8 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +1:28.692 | ||
9 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | +1:29.340 | ||
10 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | +1 volta | ||
11 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta | ||
12 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | +1 volta | ||
13 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
14 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | +1 volta | ||
15 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | +2 voltas | ||
16 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | +2 voltas | ||
17 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | +3 voltas | NC | |
6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | NC | |||
9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | NC | |||
21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | NC | |||
19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | NC | |||
7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | NC | |||
MELHOR VOLTA | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:37.176 | volta 26 | ||
RECORDE | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES W04 | 1:29.607 | 29/06/2013 | ||
MELHOR VOLTA | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI F10 | 1:30.874 | 11/07/2010 |