Grosjean mantém tempo da manhã e coloca Lotus na frente no segundo treino em Jerez. Massa é oitavo

Tempo marcado por Romain Grosjean no período da manhã não foi batido no restante das atividades em Jerez de la Frontera. Dia marcou estreias de Lewis Hamilton na Mercedes, Sergio Pérez na McLaren e Luiz Razia na Marussia

Confira as imagens do segundo dia de treinos da F1 em Jerez

Chegou ao fim o segundo dia de treinos coletivos da F1 em 2013. Na liderança, a Lotus de Romain Grosjean, que despachou a concorrência com uma larga vantagem: o francês foi 0s785 mais veloz que o vice-líder, o escocês Paul di Resta. E foi justamente Grosjean que decretou o fim das atividades desta quarta-feira (6) em Jerez, ao parar na pista a quatro minutos das 17h locais (14h de Brasília), quando a bandeira quadriculada seria agitada no circuito andaluz.

O tempo de 1min18s218 registrado por Grosjean ainda na manhã de hoje – aliás, todos os oito primeiros foram mais rápidos antes do almoço – foi 0s6 melhor que o de Jenson Button na terça-feira, quando começaram os treinamentos no sul da Espanha. E, assim como aconteceu no primeiro dia de testes, somente o líder conseguiu andar na casa de 1min18s.

Ida de Bruno para endurance representa fim da dinastia Senna na F1

Romain Grosjean foi o mais rápido do dia na Andaluzia (Foto: Getty Images)

O dia foi marcado por algumas estreias, não necessariamente boas. Na McLaren, Sergio Pérez pilotou pela primeira vez o MP4-28 e terminou em sétimo, à frente do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, que dedicou a tarde a avaliações aerodinâmicas. Se a vida do mexicano foi razoavelmente tranquila em seu primeiro trabalho na pista com o time de Woking, Lewis Hamilton, na Mercedes, e Luiz Razia, na Marussia, é que não tiveram um primeiro dia com motivos para celebrar.

Sexto colocado no fim das atividades, Hamilton não voltou à pista no período vespertino após uma falha nos freios do W04, que provocou um acidente. Razia, por sua vez, parou na pista pouco antes do horário do almoço, provocando uma bandeira vermelha. As causas ainda não foram esclarecidas pelo time, mas o brasileiro, anunciado hoje como titular para a temporada 2013, não retornou ao cockpit no restante do dia.

Destaque para Di Resta e Daniel Ricciardo, segundo e terceiro colocados, que novamente apareceram muito bem. Pelo segundo dia consecutivo a dupla ficou boa parte do tempo nas primeiras linhas da folha de tempos. Na última hora de treinos, o escocês entregou o carro para o inglês James Rossiter, piloto de desenvolvimento da Force India, que completou 19 voltas e ficou em décimo.

Mark Webber, que fechou na quarta posição, foi quem mais andou nesta quarta: 101 voltas no total, o único a chegar aos três dígitos. O australiano ficou logo à frente, na quantidade de voltas e na classificação, de Nico Hülkenberg, quinto, com 99 giros completados. O reforço da Sauber para 2013 se juntou a Grosjean e também parou na pista nos minutos finais dos treinos em Jerez.

Sergio Pérez fez sua estreia pela McLaren nesta quarta (Foto: Getty Images)

Com o modelo de 2012, o FW34, Pastor Maldonado ficou apenas em nono lugar, repetindo o desempenho da terça-feira. O venezuelano perdeu um bom tempo nos boxes devido a um problema na embreagem de seu carro.

A primeira bateria de treinos coletivos de 2013 continua nesta quinta-feira em Jerez, com a maioria das equipes trocando seus pilotos. Kimi Räikkönen, Jean-Éric Vergne, Sebastian Vettel, Esteban Gutiérrez, Valtteri Bottas e Charles Pic acelerarão pela primeira vez em 2013. Felipe Massa, Jenson Button, Nico Rosberg, Paul di Resta, James Rossiter e Max Chilton completam a lista dos que andarão no terceiro dia de atividades na Andaluzia.

F1, pré-temporada, Jerez de la Frontera, dia 2, final:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.