Hamilton vira volta mais rápida da temporada 2014 para liderar segundo treino livre na Áustria. Massa é quinto

1min09s542 é um tempo que deve ser batido no treino classificatório deste sábado, mas que, por enquanto, é o melhor da temporada 2014 da F1. A marca foi anotada por Lewis Hamilton, que liderou com 0s4 de vantagem para o companheiro Nico Rosberg em Spielberg. Felipe Massa foi quinto

A cobertura completa do GP da Áustria no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens desta sexta-feira de F1 na Áustria

Spielberg e Zeltweg deixaram saudades por diversos fatores quando foram chutadas do calendário da F1 após a temporada 2003. Um dos motivos que deixou os fãs saudosos é o baixo tempo que os pilotos precisam para completar uma volta ao redor 4326 metros. Nesta sexta-feira (20), Lewis Hamilton necessitou de nada mais que 1min09s542 para girar pelo traçado do Red Bull Ring e fechar o segundo treino livre para o GP da Áustria de 2014 na primeira colocação.

O inglês pode ter demorado um pouco mais que o companheiro Nico Rosberg para pegar a mão das nove curvas do autódromo austríaco, mas mostrou que teve um aprendizado bem mais proveitoso. Rosberg, líder da sessão realizada pela manhã, foi 0s4 mais lento no treino da tarde.

Fernando Alonso seguiu com a Ferrari, completando o top-3. O ferrarista ainda foi capaz de ficar no mesmo segundo de Hamilton, assim como a dupla da Williams: quarto e quinto colocados, respectivamente, Valtteri Bottas e Felipe Massa ficaram separados por míseros 0s002. Sebastian Vettel, Jenson Button, Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen e Jean-Éric Vergne fecharam o top-10 no TL2.

Lewis Hamilton foi o mais rápido do dia no Red Bull Ring (Foto: Getty Images)

Confira como foi o segundo treino livre da F1 na Áustria:

Fria, nublada, insossa: assim como a manhã, a tarde austríaca também não foi muito animadora do ponto de vista climático. Os termômetros marcavam pouco menos de 20ºC no momento em que a luz verde autorizou o início do segundo treino livre do fim de semana do GP da Áustria. Outra coisa que não mudou muito na hora do almoço foi que o TL2 começou tão movimentado quanto o primeiro, afinal, é preciso aprender os segredos do Red Bull Ring, pista que está de volta à F1 após 11 anos.

Marcus Ericsson foi o primeiro a sair dos boxes e marcar tempo, o que não pegou ninguém de surpresa: o sueco andou pouco no TL1 devido a um problema mecânico. Adrian Sutil foi outro que rapidamente tratou de recuperar o tempo perdido.

Mas era de se esperar que a Caterham e a Sauber não durassem muito na dianteira, como de fato aconteceu. Logo os tempos despencaram e atingiram um novo patamar quando Fernando Alonso baixou sua melhor marca para 1min10s899 — ninguém havia andado tão rápido até então.

Também era de se esperar que a Ferrari não durasse muito tempo na dianteira, e Alonso perdeu a ponta para Nico Rosberg — cujo carro teve um tubo do turbo trocado entre os treinos — que, por sua vez, perdeu para Lewis Hamilton. Após poucos minutos, o inglês já andava na casa de 1min10s460.

Fernando Alonso foi o melhor do resto no Red Bull Ring (Foto: Getty Images)

Ainda no terço inicial da sessão, Valtteri Bottas entrou para a turma do 1min10s já superando a Ferrari de Alonso. E Felipe Massa era o quinto com 1min11s049.

Passada essa parte do TL2, os carros foram recolhidos aos boxes para aqueles costumeiros ajustes no equilíbrio do carro antes de voltarem a andar já com os pneus supermacios montados e em ritmo de classificação.

Hamilton impressionou. Rosberg, de cara, fez a melhor volta, porém Hamilton logo respondeu ao entrar na casa de 1min09s. Ainda não satisfeito, emendou não uma, mas duas voltas rápidas até alcançar o ótimo tempo de 1min09s542. O alemão penou um pouco mais para virar 1min09s919. Só eles conseguiam isso. Alonso recuperou o terceiro posto ao cravar 1min10s470 para superar as duas Williams.

E Sebastian Vettel enfim deu as caras. A Red Bull, dona da festa, ficou para trás no treino da manhã, e o tetracampeão tinha apresentando algumas dificuldades para aprender o traçado. Rodou no TL1 e saiu da pista no TL2 antes de achar o sexto tempo: 1min10s807. Jenson Button, Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen e Jean-Éric Vergne seguiam na tabela de tempos.

No liso asfalto do Red Bull Ring, diga-se, Vettel não foi o único a errar. Muita, mas muita gente mesmo, viveu momentos de aventura além das linhas brancas que determinam os limites da pista. Romain Grosjean tomou o maior dos sustos ao passar do ponto na última curva e ver sua Lotus quicar sobre as ondulações e mudanças de piso da área de escape.

Como de costume, as sequências de voltas rápidas foram trocadas pelas simulações de corrida. A meta que a Mercedes estabeleceu para Hamilton era de 1min12s a cada passagem, mas o inglês acabou andando um pouco acima disso. Com a Williams possivelmente mais carregada de combustível, Massa era ainda mais lento e virava entre 1min14s e 1min15s. Essa era a tônica.

Enquanto isso, nuvens ameaçadoras se aproximavam do traçado austríaco — mais um fator que tornava a sessão vespertina semelhante à do período da manhã. A cerca de 20 minutos do fim, alguns poucos pingos d’água começaram a cair. Isso inclusive deixou a Mercedes alerta: o time chamou Hamilton para os boxes para trocar os pneus, só por precaução, e avaliar melhor o comportamento do carro com os macios. Mas o piloto, contente, pediu para ficar mais tempo em ação com os compostos supermacios mesmo.

Felipe Massa foi o último a andar no mesmo segundo de Lewis Hamilton (Foto: Getty Images)

Simultaneamente, Rosberg ia usando os macios por muito tempo e sem gastá-los. Após 21 giros, ainda virava na casa de 1min13s alto. Do engenheiro, ouviu que poderia encontrar mais tempo se entrasse mais lento na curva 1 para privilegiar a saída.

No rádio da McLaren, o discurso pareceu menos construtivo: Button avisou sua equipe que as atualizações não estava funcionando tão bem como se esperava. Diretor de corridas, Éric Boullier disse que esperava um salto de performance quando a F1 chegasse à Áustria. Apesar da reclamação de Button, os dois carros ficaram no top-10, e o treino classificatório deve dar mais indícios da situação da esquadra de Woking.

Kimi Räikkönen teve participação discreta no TL2 e foi só 11º.

E foi isso. A chuva não chegou, os trabalhos aerodinâmicos e as simulações de corrida foram completados normalmente. Agora, engenheiros e pilotos vão mergulhar nos dados coletados nesta sexta para preparar os carros para o terceiro treino livre, marcado para as 6h (de Brasília) de sábado e para o treino classificatório, que terá início às 9h.

Saiu o pacote de viagem do GRANDE PRÊMIO para a corrida decisiva da temporada.
Clique e consulte as vantagens

F1, GP da Áustria, Red Bull Ring, segundo treino livre:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:09.542   37
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:09.919 +0.377 50
3 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI 1:10.470 +0.928 40
4 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:10.519 +0.977 44
5 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:10.521 +0.979 39
6 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT 1:10.807 +1.265 39
7 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES 1:10.813 +1.271 44
8 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:10.920 +1.378 36
9 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES 1:10.936 +1.394 45
10 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT 1:10.972 +1.430 39
11 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:10.974 +1.432 45
12 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT 1:11.261 +1.719 45
13 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:11.296 +1.754 36
14 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI 1:11.491 +1.949 42
15 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT 1:11.765 +2.223 30
16 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI 1:11.806 +2.264 42
17 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:11.935 +2.393 39
18 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI 1:12.299 +2.757 43
19 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT 1:12.262 +2.720 46
20 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI 1:12.279 +2.737 36
21 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT 1:12.937 +3.395 24
22 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT 1:13.596 +4.054 48
    TEMPO 107% TL2   1:14.410 +4.868  
               
RECORDE RUBENS BARRICHELLO BRA FERRARI F2002 1:08.082 11/05/2002  
MELHOR VOLTA MICHAEL SCHUMACHER ALE FERRARI F2003-GA 1:08.337 18/05/2003  
 

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Áustria, oitava etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.