Mesmo com problema, Hamilton dá troco em Rosberg e lidera TL2 do GP da Inglaterra. Massa é 11º
À tarde, Lewis Hamilton deu o troco em Nico Rosberg e cravou o melhor tempo do dia em Silverstone, nesta sexta-feira (4). Felipe Massa completou a segunda sessão livre apenas em 11º, depois do acidente que sofreu pela manhã
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Lewis Hamilton fez aquilo que se esperava dele nesta sexta-feira (4). Correndo em casa e com toda a torcida a favor, o inglês deu o troco no colega Nico Rosberg, cravou o melhor tempo do dia e liderou a dobradinha da Mercedes no segundo treino livre para o GP da Inglaterra, o nono de 2014. A sessão também serviu para mostrar que, ao contrário do que aconteceu na Áustria há duas semanas, a etapa britânica não deve ver ninguém metido na briga interna dos prateados.
A diferença para quem chegou mais perto ficou em 0s7. E esse alguém foi novamente Fernando Alonso, repetindo o desempenho da manhã. O espanhol colocou a Ferrari em terceiro, à frente dos dois carros da Red Bull. Daniel Ricciardo mais uma vez ficou à frente de Sebastian Vettel.
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Ainda sentido os efeitos do acidente da manhã, a Williams demorou a mandar Felipe Massa para a pista. Ainda assim, o piloto andou por 33 voltas, mas registrou apenas o 11º tempo da tabela.
Confira como foi o segundo treino livre da F1 em Silverstone nesta sexta-feira
A sessão da tarde em Silverstone começou morna. Ninguém teve pressa para deixar os boxes logo que a luz verde indicou o início das atividades finais desta sexta-feira (4), que viu pela manhã o domínio folgada de Nico Rosberg e a Mercedes. E coube a Max Chilton romper o silêncio e se tornar o primeiro a sair para voltas instalação. Valtteri Bottas, que não andou durante a manhã para dar lugar a Susie Wolff, seguiu o exemplo do inglês e saiu logo atrás.
Aí vieram Nico Hülkenberg, Adrian Sutil, os pilotos da Toro Rosso e Kamui Kobayashi. Mas foi de Bottas a primeira volta cronometrada da sessão vespertina. O finlandês da Williams foi para a ponta da tabela com 1min39s032. Chilton era o segundo, mas 0s3 mais lento. Aí Daniil Kvyat apareceu com 1min38s075 e saltou para a ponta, mas foi logo superado pelo colega Jean-Éric Vergne, com já virava em 1min37s773.
Enquanto o francês voltava para os boxes, Jenson Button tomava a ponta, ao passar mais um décimo mais veloz. Daí que a ordem nesse início era: Button, Vergne, Kvyat, Kevin Magnussen, Bottas, Hülkenberg, Chilton, Jules Bianchi e Kobayashi. Enquanto isso, a Williams e a Red Bull trabalhavam freneticamente nos carros de Felipe Massa, que se acidentou no TL1, e Sebastian Vettel. O RB10 do alemão apresentava problemas nos freios dianteiros.
Não demorou muito e os favoritos também se juntaram ao grupo. Primeiro foi Fernando Alonso a ocupar o posto de mais rápido — o espanhol já havia sido o melhor entre os que não usam motores Mercedes pela manhã — e foi para frente ao cravar 1min36s024s. A marca superou em 1s3 o tempo de Bottas, o então líder. Ao mesmo tempo, a sessão acompanhava muitos pilotos andando pela grama e escapando pela pista, como Button, Magnussen. Kvyat e Hülk.
Sem maiores complicações, entretanto. Na ponta, quem se aproximou do ferrarista foi o dinamarquês da McLaren, mas a 1s2 do espanhol. Aí a Mercedes veio voando, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg. O alemão se colocou em primeiro com 1min35s645, batendo o tempo de Alonso em 0s379.
Mas Hamilton viria ainda mais rápido na segunda tentativa. O inglês encontrou 1min35s424. P1 para ele. Paralelo à briga prateada, Felipe Massa deixava os boxes pela primeira vez.
Assim, depois de todos terem registrado voltas, a ordem era: Hamilton, Rosberg, Alonso, Ricciardo, Vettel, Magnussen, Bottas, Button, Vergne, Esteban Gutiérrez, Kvyat, Romain Grosjean, Kimi Räikkönen, Sergio Pérez, Hulkenberg, Adrian Sutil, Pastor Maldonado, Max Chilton, Kamui Kobayashi, Marcus Ericsson, Jules Bianchi e Massa. O brasileiro melhoria na sequência.
Aí Ericsson foi o primeiro a deixar os pits com os pneus médios — os compostos mais macios do fim de semana —, enquanto Räikkönen tentava novo giro cronometrado. Felipe seguia na pista, escalando o pelotão. O espanhol da Ferrari, então, decidiu também que era hora de tentar os pneus médios.
A dupla da Mercedes seguiu a ideia e saiu logo depois com os compostos de risca branca. Aí a maioria aderiu ao movimento. Enquanto isso, Hamilton já baixava mais ainda suas marcas. O piloto da Mercedes surgiu com 1min34s508 e foi logo seguido pelo colega, que andava menos de dois décimos atrás.
Alonso, por sua vez, agora vinha longe agora, 0s7 de desvantagem. Ricciardo, Vettel, Bottas, Magnussen, Raikkonen, Vergne e Massa completavam os dez primeiros.
Depois disso, a sessão entrou, como de costume, na fase em que todos começam a se preparar para a corrida, dando preferência a longos stints e voltas com tanque cheio. Assim, pequenas mudanças foram notadas na tabela de tempos.
E quem provocou algum agito neste momento foi Lewis Hamilton. O inglês se viu parado nos esses logo depois de deixar os boxes. Pelo rádio, um desapontado Lewis disse que não conseguia mudar as marchas e que o motor havia apagado. Outro que teve o treino arruinado foi Ericsson, que também ficou a pé depois de um problema de motor. Minutos depois, foi a vez de Vergne. O francês deixou os boxes e logo na curva 1 perdeu a roda dianteira esquerda. É, a vida não está fácil para ninguém.
Por fim, Hamilton acabou mesmo na ponta, seguido de perto pelo colega Nico Rosberg. De novo, Fernando Alonso foi o melhor do resto e colocou a Ferrari em terceiro, à frente de Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel. Felipe Massa fechou a sessão apenas em 11º.
Neste sábado (4), os pilotos retornam à pista para mais um treino livre, às 6h de Brasília, e a classificação, que vai definir o grid inglês a partir das 9h.
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F1, GP da Inglaterra, Silverstone, treino livre 2:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:34.508 | 14 | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:34.736 | +0.228 | 35 |
3 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:35.244 | +0.736 | 32 |
4 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:35.511 | +1.003 | 11 |
5 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:35.627 | +1.119 | 27 |
6 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:36.016 | +1.508 | 33 |
7 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:36.228 | +1.720 | 34 |
8 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:36.299 | +1.791 | 35 |
9 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:36.554 | +2.046 | 29 |
10 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:36.583 | +2.075 | 26 |
11 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:36.671 | +2.163 | 29 |
12 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:36.778 | +2.270 | 31 |
13 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:36.951 | +2.443 | 35 |
14 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:37.064 | +2.556 | 35 |
15 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:37.097 | +2.589 | 33 |
16 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:37.236 | +2.728 | 37 |
17 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:37.449 | +2.941 | 27 |
18 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:37.520 | +3.012 | 25 |
19 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:38.658 | +4.150 | 11 |
20 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:39.068 | +4.560 | 31 |
21 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:39.224 | +4.716 | 28 |
22 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:39.762 | +5.254 | 21 |
TEMPO 107% | TL2 | 1:41.124 | +6.616 | ||||
RECORDE | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES W04 | 1:29.607 | 29/06/2013 | ||
MELHOR VOLTA | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI F10 | 1:30.874 | 11/07/2010 |