Massa acaba, assim, com um jejum de 93 corridas sem poles. É também a primeira pole brasileira na F1 desde o GP do Brasil de 2009, quando Barrichello partiu na posição de honra com o carro da Brawn.
A terceira posição ficou com o líder do campeonato, Nico Rosberg. E em quarto… não coube a Lewis Hamilton, mas, sim, a Fernando Alonso. O inglês teve sua primeira volta no Q3 retirada porque, na mais nova patacoada da direção de prova, abusou da área de escape da curva 8 do circuito austríaco. Quando foi para sua segunda e derradeira tentativa, rodou.
Depois da
surpreendente liderança de Valtteri Bottas e da Williams no TL3 da manhã, a classificação para o GP da Áustria no início da tarde começou prometendo uma briga maior das demais equipes, especialmente o time de Grove, com a poderosa Mercedes. Quando a luz verde liberou os carros no pit, Daniil Kvyat ganhou a pista primeiro. O céu ainda estava bastante nublado, mas a temperatura ambiente girava em torno de 18ºC. Na pista, o asfalto tinha 32 graus.
O novato russo foi seguido pelo companheiro Jean-Éric Vergne, além de Kimi Räikkönen, Nico Hülkenberg, Sergio Pérez e Kevin Magnussen no primeiro minuto de sessão. Depois vieram os demais. Na tabela de tempos, foi também Kvyat quem abriu o cronômetro. Ele chegou a ser batido pelo colega de Toro Rosso, mas voltou à ponta no giro seguinte, com a excelente marca de 1min10s854. Vergne se colocou em segundo, à frente de Hülkenberg.
Mas em seguida Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Nico Rosberg entraram na disputa. Primeiro, o espanhol colocou a Ferrari na frente, mas logo foi batido por Rosberg e, em seguida, por Hamilton, que já virava na casa de 1min09s514. Aí Bottas, que hoje parece endiabrado, surgiu em terceiro.
Com oito minutos de sessão e todos ainda com pneus macios, a ordem era: Hamilton, Rosberg, Bottas, Alonso, Massa, Räikkönen, Kvyat, Hülkenberg, Sebastian Vettel e Vergne. Magnussen, Pérez, Jenson Button, Daniel Ricciardo, Adrian Sutil, Jules Bianchi e Esteban Gutiérrez completavam os classificados de momento para o Q2.
A pista cheia também revelou muitos errinhos e escapadas, especialmente na tão mal falada curva 8, onde parece cada vez mais difícil contornar dentro os limites das linhas brancas. Gutiérrez, Marcus Ericsson e Alonso foram os primeiros a ultrapassar as marcações. A FIA já fez alertas neste fim de semana quanto aos limites.
Os instantes finais do Q1 acompanharam a evolução de Kvyat, que encerrou a primeira parte da classificação em segundo, usando os supermacios, a menos de um décimo de Lewis — que não saiu mais depois da volta que o colocou na frente, ainda com pneus médios.
Daniil Kvyat, que já venceu na Áustria de GP3, sai em sétimo (Foto: Getty Images)
Também com os compostos de risca amarela, Rosberg ficou em terceiro, enquanto Magnussen, Pérez, Vergne e Button também avançaram e completaram o sete primeiros. Räikkönen, depois de um momento de apreensão em uma ultrapassagem sobre um carro da Caterham na entrada da reta principal, subiu para oitavo. Massa e Bottas fecharam o top-10.
Hülkenberg, Ricciardo, Alonso, Romain Grosjean, Vettel e Maldonado ainda passaram raspando ao Q2, especialmente os dois últimos. Vale a informação de que o ferrarista do carro #14 e os dois caras da Red Bull e da Williams não usaram os supermacios nesta fase do treino.
Fora: Sutil, com muitos problemas neste fim de semana, em que mal conseguiu treinar com a Sauber. Gutiérrez terminou em 18º, à frente de Bianchi, Kobayashi, Chilton e Ericsson — estes dois últimos invertem de posição no grid por conta da punição aplicada ao inglês da Marussia.
Mercedes e Williams voam; Vettel sofre na casa da Red Bull
O Q2 teve início com Nico Hülkenberg puxando o pelotão. De supermacios, o alemão da Force India cravou 1min09s828 e se posicionou em primeiro, seguido pelo colega Pérez. Logo Grosjean apareceu em terceiro, mas andando na casa de 1min10s.
Não demorou, e a segunda parte da definição do grid ganhou vida, com quase todos na pista, exceto os dois pilotos da Mercedes e os dois da Red Bull. Por isso, logo Bottas apareceu em primeiro, sendo superado na sequência por Massa, numa reedição do aconteceu pela manhã. Isso foi até a dupla prateada começar a treinar.
Hamilton cravou 1min09s092 e saltou para a liderança, mas aí veio Rosberg e roubou a ponta, ao virar o tempo mais rápido do fim de semana até o momento, em 1min08s974. Enquanto os líderes do Mundial se revezavam na ponta, os donos da casa enfrentavam problemas. Ricciardo era o nono, enquanto Vettel vinha apenas em 12º.
O alemão da Mercedes abre a segunda fila (Foto: Getty Images)
Como de costume, os minutos finais do Q2 são sempre dramáticos, mas não para todos. Rosberg, Hamilton, Bottas e Massa, os quatro primeiros, estavam bastante confortáveis. Magnussen e Alonso, que vinha na sequência, tentavam ainda se garantir, assim como Kvyat, Hulk, Ricciardo e Räikkönen. Esses últimos permaneceram até o fim na pista para assegurar vaga na decisão da pole.
Pérez também foi bravo no fim, mas não conseguiu passar do 11º, o que acaba sendo um resultado ainda pior para o mexicano, que vai perder cinco posições no grid por conta do acidente com Massa no GP do Canadá. Button ainda tirou um restinho de desempenho da McLaren, para ficar em um apático 12º, empurrando Vettel para um decepcionante 13º em plena casa da Red Bull. Maldonado, Vergne e Grosjean completaram a tabela do Q2.
Devidamente calçado com os pneus vermelhos, Alonso foi o primeiro homem na pista austríaca para a disputa da pole. O espanhol foi seguido por Magnussen e Ricciardo. Ambos também de supermacios. Aí vieram Bottas e Massa.
Na primeira tentativa, Hamilton virou apenas o quarto tempo, mas a volta foi descartada porque ele ultrapassou a linha branca na curva 8. E aí ele aproveitou e foi aos boxes. Já Rosberg se colocou em segundo, a um décimo de Bottas. Massa, Alonso e Ricciardo completavam o top-4.
Novos pneus para todos e tentativas finais vieram na sequência, com um minuto e meio para o encerramento. Bottas foi o primeiro a abrir volta. Depois Alonso, Rosberg, Hamilton e Massa. Enquanto um pressionado Lewis errava na curva 2, Felipe cravava 1min08s759 e assegurava a pole-position, a primeira desde 2008. Bottas ainda confirmou a boa performance da Williams na Áustria e garantiu a dobradinha.
E a Mercedes? Alguém deve perguntar. Pois é, Nico Rosberg ficou com o terceiro posto, à frente de Alonso, Ricciardo, Magnussen, Kvyat, Raikkonen, Hamilton e Hulkenberg.
O GP da Áustria, o oitavo da temporada 2014, está marcado para as 9h (de Brasília).
A comemoração dos três primeiros do grid (Foto: Getty Images)
A POLE DE MASSA NO GP DA ÁUSTRIA
F1, GP da Áustria, Spielberg, grid de largada:
1 |
19 |
FELIPE MASSA |
BRA |
WILLIAMS MERCEDES |
|
1:08.759 |
|
19 |
2 |
77 |
VALTTERI BOTTAS |
FIN |
WILLIAMS MERCEDES |
|
1:08.846 |
+0.087 |
19 |
3 |
6 |
NICO ROSBERG |
ALE |
MERCEDES |
|
1:08.944 |
+0.185 |
17 |
4 |
14 |
FERNANDO ALONSO |
ESP |
FERRARI |
|
1:09.285 |
+0.526 |
25 |
5 |
3 |
DANIEL RICCIARDO |
AUS |
RED BULL RENAULT |
|
1:09.466 |
+0.707 |
22 |
6 |
20 |
KEVIN MAGNUSSEN |
DIN |
McLAREN MERCEDES |
|
1:09.515 |
+0.756 |
29 |
7 |
26 |
DANIIL KVYAT |
RUS |
TORO ROSSO RENAULT |
|
1:09.619 |
+0.860 |
21 |
8 |
7 |
KIMI RÄIKKÖNEN |
FIN |
FERRARI |
|
|
|
23 |
9 |
44 |
LEWIS HAMILTON |
ING |
MERCEDES |
|
|
|
15 |
10 |
27 |
NICO HÜLKENBERG |
ALE |
FORCE INDIA MERCEDES |
|
|
|
23 |
11 |
22 |
JENSON BUTTON |
ING |
McLAREN MERCEDES |
|
1:09.780 |
+1.021 |
22 |
12 |
1 |
SEBASTIAN VETTEL |
ALE |
RED BULL RENAULT |
|
1:09.801 |
+1.042 |
15 |
13 |
13 |
PASTOR MALDONADO |
VEN |
LOTUS RENAULT |
|
1:09.939 |
+1.180 |
18 |
14 |
25 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TORO ROSSO RENAULT |
|
1:10.073 |
+1.314 |
19 |
15 |
8 |
ROMAIN GROSJEAN |
FRA |
LOTUS RENAULT |
|
1:10.642 |
+1.883 |
21 |
16 |
11 |
SERGIO PÉREZ |
MEX |
FORCE INDIA MERCEDES |
P +5 |
1:09.754 |
+0.995 |
18 |
17 |
99 |
ADRIAN SUTIL |
ALE |
SAUBER FERRARI |
|
1:10.825 |
+2.066 |
10 |
18 |
21 |
ESTEBAN GUTIÉRREZ |
MEX |
SAUBER FERRARI |
|
1:11.349 |
+2.590 |
10 |
19 |
17 |
JULES BIANCHI |
FRA |
MARUSSIA FERRARI |
|
1:11.412 |
+2.653 |
9 |
20 |
10 |
KAMUI KOBAYASHI |
JAP |
CATERHAM RENAULT |
|
1:11.673 |
+2.914 |
10 |
21 |
9 |
MARCUS ERICSSON |
SUE |
CATERHAM RENAULT |
|
1:12.673 |
+3.914 |
11 |
22 |
4 |
MAX CHILTON |
ING |
MARUSSIA FERRARI |
P +3 |
1:11.775 |
+3.016 |
10 |
|
|
TEMPO 107% |
Q1 |
|
|
1:14.379 |
+5.620 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
RUBENS BARRICHELLO |
BRA |
FERRARI F2003 |
|
1:08.082 |
11/05/2002 |
|
MELHOR VOLTA |
MICHAEL SCHUMACHER |
ALE |
FERRARI F2003-GA |
|
1:08.337 |
18/05/2003 |
|