Na Áustria, Massa acaba com sequência da Mercedes e hiato de mais de cinco anos sem pole na F1

A Mercedes teve sua sequência quebrada também nos grids de largada em 2014 e não foi pela Red Bull. A surpresa ainda é maior porque foi Felipe Massa o autor da façanha. O brasileiro tirou o companheiro (!!!) Valtteri Bottas da primeira posição no fim do Q3 para largar pela primeira vez na frente após mais de cinco anos

A cobertura completa do GP da Áustria no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste sábado de F1 na Áustria

Sim, meus amigos, chegou o dia: Felipe Massa é pole-position na F1 após um longo e tenebroso período. Foram mais de cinco anos e sete meses de hiato, desde aquele GP do Brasil histórico que lhe deu o título por alguns segundos. O sábado (21) na Áustria — que é conhecida pelos brasileiros pelo famoso 'hoje, não; hoje, sim" com Rubens Barrichello e Michael Schumacher — não só marcou o primeiro lugar no grid do brasileiro, mas uma situação nova na temporada 2014: a Williams à frente da Mercedes.

Porque Valtteri Bottas conseguiu o segundo lugar, desbancando a equipe que até então vinha dominando todas as ações do Mundial 2014.

Massa acaba, assim, com um jejum de 93 corridas sem poles. É também a primeira pole brasileira na F1 desde o GP do Brasil de 2009, quando Barrichello partiu na posição de honra com o carro da Brawn.

A terceira posição ficou com o líder do campeonato, Nico Rosberg. E em quarto… não coube a Lewis Hamilton, mas, sim, a Fernando Alonso. O inglês teve sua primeira volta no Q3 retirada porque, na mais nova patacoada da direção de prova, abusou da área de escape da curva 8 do circuito austríaco. Quando foi para sua segunda e derradeira tentativa, rodou. 

A comemoração de Massa teve a mulher, Rafaela, e o filho, Felipe (Foto: Getty Images)
icon_pesquisa VOCÊ ACREDITA EM VITÓRIA DE MASSA NO GP DA ÁUSTRIA? VOTE

Confira como foi a classificação da F1 para o GP da Áustria 


 
Depois da surpreendente liderança de Valtteri Bottas e da Williams no TL3 da manhã, a classificação para o GP da Áustria no início da tarde começou prometendo uma briga maior das demais equipes, especialmente o time de Grove, com a poderosa Mercedes. Quando a luz verde liberou os carros no pit, Daniil Kvyat ganhou a pista primeiro. O céu ainda estava bastante nublado, mas a temperatura ambiente girava em torno de 18ºC. Na pista, o asfalto tinha 32 graus.
 
O novato russo foi seguido pelo companheiro Jean-Éric Vergne, além de Kimi Räikkönen, Nico Hülkenberg, Sergio Pérez e Kevin Magnussen no primeiro minuto de sessão. Depois vieram os demais. Na tabela de tempos, foi também Kvyat quem abriu o cronômetro. Ele chegou a ser batido pelo colega de Toro Rosso, mas voltou à ponta no giro seguinte, com a excelente marca de 1min10s854. Vergne se colocou em segundo, à frente de Hülkenberg.
 
Mas em seguida Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Nico Rosberg entraram na disputa. Primeiro, o espanhol colocou a Ferrari na frente, mas logo foi batido por Rosberg e, em seguida, por Hamilton, que já virava na casa de 1min09s514. Aí Bottas, que hoje parece endiabrado, surgiu em terceiro.
 
Com oito minutos de sessão e todos ainda com pneus macios, a ordem era: Hamilton, Rosberg, Bottas, Alonso, Massa, Räikkönen, Kvyat, Hülkenberg, Sebastian Vettel e Vergne. Magnussen, Pérez, Jenson Button, Daniel Ricciardo, Adrian Sutil, Jules Bianchi e Esteban Gutiérrez completavam os classificados de momento para o Q2.
 
A pista cheia também revelou muitos errinhos e escapadas, especialmente na tão mal falada curva 8, onde parece cada vez mais difícil contornar dentro os limites das linhas brancas. Gutiérrez, Marcus Ericsson e Alonso foram os primeiros a ultrapassar as marcações. A FIA já fez alertas neste fim de semana quanto aos limites.
 
Os instantes finais do Q1 acompanharam a evolução de Kvyat, que encerrou a primeira parte da classificação em segundo, usando os supermacios, a menos de um décimo de Lewis — que não saiu mais depois da volta que o colocou na frente, ainda com pneus médios.
Daniil Kvyat, que já venceu na Áustria de GP3, sai em sétimo (Foto: Getty Images)
Também com os compostos de risca amarela, Rosberg ficou em terceiro, enquanto Magnussen, Pérez, Vergne e Button também avançaram e completaram o sete primeiros. Räikkönen, depois de um momento de apreensão em uma ultrapassagem sobre um carro da Caterham na entrada da reta principal, subiu para oitavo. Massa e Bottas fecharam o top-10.
 
Hülkenberg, Ricciardo, Alonso, Romain Grosjean, Vettel e Maldonado ainda passaram raspando ao Q2, especialmente os dois últimos. Vale a informação de que o ferrarista do carro #14 e os dois caras da Red Bull e da Williams não usaram os supermacios nesta fase do treino.
 
Fora: Sutil, com muitos problemas neste fim de semana, em que mal conseguiu treinar com a Sauber. Gutiérrez terminou em 18º, à frente de Bianchi, Kobayashi, Chilton e Ericsson — estes dois últimos invertem de posição no grid por conta da punição aplicada ao inglês da Marussia.
 
Mercedes e Williams voam; Vettel sofre na casa da Red Bull
 
O Q2 teve início com Nico Hülkenberg puxando o pelotão. De supermacios, o alemão da Force India cravou 1min09s828 e se posicionou em primeiro, seguido pelo colega Pérez. Logo Grosjean apareceu em terceiro, mas andando na casa de 1min10s.
 
Não demorou, e a segunda parte da definição do grid ganhou vida, com quase todos na pista, exceto os dois pilotos da Mercedes e os dois da Red Bull. Por isso, logo Bottas apareceu em primeiro, sendo superado na sequência por Massa, numa reedição do aconteceu pela manhã. Isso foi até a dupla prateada começar a treinar.
 
Hamilton cravou 1min09s092 e saltou para a liderança, mas aí veio Rosberg e roubou a ponta, ao virar o tempo mais rápido do fim de semana até o momento, em 1min08s974. Enquanto os líderes do Mundial se revezavam na ponta, os donos da casa enfrentavam problemas. Ricciardo era o nono, enquanto Vettel vinha apenas em 12º.
O alemão da Mercedes abre a segunda fila (Foto: Getty Images)
Como de costume, os minutos finais do Q2 são sempre dramáticos, mas não para todos. Rosberg, Hamilton, Bottas e Massa, os quatro primeiros, estavam bastante confortáveis. Magnussen e Alonso, que vinha na sequência, tentavam ainda se garantir, assim como Kvyat, Hulk, Ricciardo e Räikkönen. Esses últimos permaneceram até o fim na pista para assegurar vaga na decisão da pole.
 
Pérez também foi bravo no fim, mas não conseguiu passar do 11º, o que acaba sendo um resultado ainda pior para o mexicano, que vai perder cinco posições no grid por conta do acidente com Massa no GP do Canadá. Button ainda tirou um restinho de desempenho da McLaren, para ficar em um apático 12º, empurrando Vettel para um decepcionante 13º em plena casa da Red Bull. Maldonado, Vergne e Grosjean completaram a tabela do Q2.
 
Devidamente calçado com os pneus vermelhos, Alonso foi o primeiro homem na pista austríaca para a disputa da pole. O espanhol foi seguido por Magnussen e Ricciardo. Ambos também de supermacios. Aí vieram Bottas e Massa.
 
Enquanto Alonso abria a primeira volta rápida, Hamilton e Rosberg deixavam os boxes. Logo uma ordem mais expressiva se fez, com Bottas na frente, com o tempo de 1min08s864. Alonso vinha em segundo, com Massa em terceiro. O brasileiro rapidamente trocaria de posição com o espanhol.


Saiu o pacote de viagem do GRANDE PRÊMIO para a corrida decisiva da temporada.
Clique e consulte as vantagens

 
Na primeira tentativa, Hamilton virou apenas o quarto tempo, mas a volta foi descartada porque ele ultrapassou a linha branca na curva 8. E aí ele aproveitou e foi aos boxes. Já Rosberg se colocou em segundo, a um décimo de Bottas. Massa, Alonso e Ricciardo completavam o top-4.
 
Novos pneus para todos e tentativas finais vieram na sequência, com um minuto e meio para o encerramento. Bottas foi o primeiro a abrir volta. Depois Alonso, Rosberg, Hamilton e Massa. Enquanto um pressionado Lewis errava na curva 2, Felipe cravava 1min08s759 e assegurava a pole-position, a primeira desde 2008. Bottas ainda confirmou a boa performance da Williams na Áustria e garantiu a dobradinha.
 
E a Mercedes? Alguém deve perguntar. Pois é, Nico Rosberg ficou com o terceiro posto, à frente de Alonso, Ricciardo, Magnussen, Kvyat, Raikkonen, Hamilton e Hulkenberg.
 
O GP da Áustria, o oitavo da temporada 2014, está marcado para as 9h (de Brasília).
A comemoração dos três primeiros do grid (Foto: Getty Images)

A POLE DE MASSA NO GP DA ÁUSTRIA

Massa diz que boneco de Neymar trouxe sorte para pole-position
Massa fala em grande momento e espera iniciar fase positiva

F1, GP da Áustria, Spielberg, grid de largada:

1 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:08.759   19
2 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:08.846 +0.087 19
3 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:08.944 +0.185 17
4 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI   1:09.285 +0.526 25
5 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT   1:09.466 +0.707 22
6 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES   1:09.515 +0.756 29
7 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT   1:09.619 +0.860 21
8 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI       23
9 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES       15
10 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES       23
11 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES   1:09.780 +1.021 22
12 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT   1:09.801 +1.042 15
13 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT   1:09.939 +1.180 18
14 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT   1:10.073 +1.314 19
15 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT   1:10.642 +1.883 21
16 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES P +5 1:09.754 +0.995 18
17 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI   1:10.825 +2.066 10
18 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI   1:11.349 +2.590 10
19 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI   1:11.412 +2.653 9
20 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT   1:11.673 +2.914 10
21 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT   1:12.673 +3.914 11
22 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI P +3 1:11.775 +3.016 10
    TEMPO 107% Q1     1:14.379 +5.620  
                 
RECORDE RUBENS BARRICHELLO BRA FERRARI F2003   1:08.082 11/05/2002  
MELHOR VOLTA MICHAEL SCHUMACHER ALE FERRARI F2003-GA   1:08.337 18/05/2003  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.