Pirelli exibe pneus de 2014 e revela modificações técnicas: “São tão diferentes quanto os novos carros”

Fabricante italiana esteve envolvida em polêmicas durante quase toda a temporada 2013 por conta da baixa durabilidade de seus pneus. Para 2014, compostos são mais duros e pesados. Testes de Jerez de La Frontera ainda contarão com um pneu especial para o frio

 
A Pirelli divulgou nesta segunda-feira (27) imagens dos novos pneus que serão utilizados na temporada 2014 da F1. Depois de superar uma série de polêmicas relacionadas à baixa resistência dos compostos disponibilizados para 2013, a fabricante italiana decidiu modificar o projeto para este ano e trouxe importantes alterações técnicas.
 
Todos os pneus slick, agora, têm uma nova construção e um ligeiro aumento de peso – 250g a mais em cada um dos traseiros e 200g de acréscimo nos dianteiros – e foram construídos com novas borrachas, que são diferentes das dos compostos de chuva. O material também é mais duro e promete ser mais resistente.
 
Os testes em Jerez de La Frontera, que começam nesta terça-feira (28), terão ainda pneus especiais projetados para frio extremo e que serão usados somente nesta bateria. O último dia de atividades, por sinal, deve ser realizado com a pista artificialmente molhada para que os compostos de chuva sejam avaliados – isso, contudo, apenas se não chover em nenhum dos dias anteriores de testes. 25 jogos estarão disponíveis para cada escuderia.
Os novos pneus Pirelli para 2014 (Foto: Pirelli)
"O teste de Jerez vai ser muito interessante para vermos os carros de 2014 e seus novos motores pela primeira vez na pista, e ver como eles interagem com nossos pneus. Será um teste oficial, mas também uma experiência de aprendizagem para todos", afirmou Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli e alvo de inúmeras polêmicas em 2013.
 
"Os pneus de 2014 são tão diferentes de seus antecessores quanto os carros de 2014 em relação aos anteriores, com a maior parte do nosso trabalho de preparação tendo sido efetuado através da simulação avançada de dados, bem como testes na pista", disse.
 
"No ano passado, as equipes perderam um pouco da pré-temporada devido ao excesso de frio na Espanha. Chegamos a ver um pouco de gelo na pista em um trecho. Para combater isso, desenvolvemos uma versão especial de inverno dos pneus duros. Isso será usado apenas para o teste de Jerez", encerrou o dirigente britânico.
 
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