Ponteiros mantém tempo da manhã, e Alonso comanda terceiro dia de treinos em Barcelona

Dos cinco primeiros colocados, apenas Nico Rosberg andou melhor depois do almoço do que havia andado antes. Nenhum brasileiro treinou nesta quinta-feira em Barcelona. Adrian Sutil foi o último colocado

 Confira imagens do terceiro dia de treinos coletivos em Barcelona

Fernando Alonso foi o piloto mais rápido da quinta-feira (21) de treinos coletivos da F1 em Barcelona, na Espanha. Em seu terceiro e último dia de pista nesta semana, Alonso cravou, ainda pela manhã, o tempo de 1min21s875, que continuou no topo da classificação até o encerramento das atividades, às 13h (de Brasília). Agora, o bicampeão voltará a acelerar apenas na próxima semana, na terceira e última bateria de treinos coletivos da pré-temporada de 2013, que também acontecerá no Circuito da CatalunhaFelipe Massa assumirá a F138 nesta sexta-feira.

Fernando Alonso andou pela última vez com a F138 nesta semana (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Alonso não foi o único que manteve o tempo da manhã e não andou mais rápido depois do almoço. Para falar a verdade, a ordem dos cinco primeiros colocados ficou inalterada e, do top-5, somente Nico Rosberg melhorou seu desempenho, mas nada que fosse suficiente para tirá-lo do quarto lugar.

Um dos motivos que provocou isso foi o início de simulações de corrida por parte dos times, como a Lotus de Romain Grosjean, que terminou as atividades na terceira colocação e com a maior quilometragem percorrida: 119 voltas. Foi o primeiro dia do francês no E21 em Barcelona. O segundo colocado foi o alemão Nico Hülkenberg, da Sauber.

O grupo dos cinco melhores foi completado por Pastor Maldonado. Atrás do venezuelano ficou Valtteri Bottas, que assumiu o FW35 depois do almoço, comprovando a boa forma da Williams. A dupla do time inglês ficou separada por 0s151, a menos de 1s do tempo estabelecido por Fernando Alonso. A Williams foi a única equipe que andou com dois pilotos hoje.

McLaren recolhe carro de Button para os boxes (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Jenson Button foi outro que andou pela primeira vez em Barcelona nesta pré-temporada, e o britânico não chegou perto do que fez Sergio Pérez no segundo dia. Ele cravou 1min22s840. Ficou em sétimo lugar e perdeu bastante tempo de pista.

A oitava colocação ficou com o alemão Adrian Sutil, que voltou a pilotar um carro de F1 após um ano e três meses. Seu tempo foi de 1min22s877 – o primeiro piloto que ficou além de um limite de 1s em relação ao mais rápido do dia. Amanhã, Sutil assistirá o francês Jules Bianchi conduzir o VJM06 – os dois estão disputando a última vaga ainda aberta no grid para a temporada 2013.

Em nono, veio o segundo piloto que mais andou na quinta-feira: Mark Webber. Ao todo, o australiano completou 108 voltas, 11 a menos que Grosjean, uma a mais que Nico Rosberg e duas a mais que Jean-Éric Vergne, da Red Bull, décimo colocado. Alonso deu 97 giros ao redor dos pouco mais de 4665 metros do Circuito da Catalunha.

A Marussia colocou Max Chilton para andar mais uma vez (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

A Marussia terminou mais uma vez à frente da Caterham, com Max Chilton ao volante. O inglês andou pelo terceiro dia consecutivo – e nada de Luiz Razia na pista até o momento. Ainda não está confirmado o nome do piloto que vai andar no encerramento dos treinos coletivos de Barcelona, que acontecerá nesta sexta-feira (22).

Último colocado, Giedo van der Garde provocou a única bandeira vermelha do dia, a 15 minutos do fim. Nada de grave, já que, quando a sessão foi reiniciada, às 12h54 (de Brasília), o holandês voltou à pista para os minutos finais de treinos.

F1, pré-temporada, Barcelona, segunda bateria, dia 3, final:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.