Sem acordo de fusão com versão alemã, tradicional F3 Inglesa fica sem temporada em 2015

Uma das mais tradicionais categorias nacionais do automobilismo mundial, a F3 Inglesa encara dura realidade do fim da linha em 2014. Após tentativa de fusão com F3 Alemã naufragar, categoria chega a seu final

A tradicional F3 Inglesa não vai ter uma temporada em 2015 pela primeira vez em 35 anos, quando recebeu a roupagem atual. Peter Briggs, presidente da FOTA, empresa que detém os direitos comerciais da categoria, confirmou que o último plano para manter a F3 durante o próximo ano, a fusão com a F3 Alemã, não deu certo. 
 
O plano previa um calendário com quatro etapas inglesas e quatro alemãs. No entanto, de acordo com a revista inglesa 'Autosport', os times menores da Alemanha não aprovaram a mudança, especialmente pela diferença entre os modelos de carro das categorias.
 
"Foi feito todo o possível para tentar que as duas categoria seguissem com sucesso no futuro, mas a oposição da Alemanha tornou isso impossível. A FIA nos ajudou com as regras de licenciamento, mas não vai funcionar se os time alemães não quiserem contribuir. É muito triste", disse Briggs.
F3 Inglesa encerra atividades (Foto: F3 Inglesa)
"Você nunca pode dizer que não terá revisão, mas obviamente vai ser bem difícil restabelecer algo assim", seguiu, com poucas expectativas.
 
Dono da Carlin, campeã de nove das últimas 14 edições da F3 Britânica, Trevor Carlin disse que não é uma surpresa. Para ele, os últimos anos vêm feito as pessoas se acostumarem coma ideia do fim.
 
"Quais as opções que sobram? Você esperaria que fosse uma parada de curto prazo e que possa ser recriada de alguma forma, mas no momento não é o desejo das pessoas. A plataforma europeia tomou importância. É triste, mas os sinais têm estado aí por três anos. Você se acostuma com o fato de que vai acontecer", falou.
 
Ao contrário de Briggs, Carlin mostrou certa animação quanto ao futuro do automobilismo no Reino Unido, com a chegada da FIA F4 sob a alcunha de F-MSA. 
 
"Então, você tem o cenário de que os pilotos querem seguir correndo no Reino Unido, e você pode partir do passo dado na parceria entre a MSA e a FIA F3. Precisamos de uma plataforma forte no Reino Unido, e perdemos isso quando a F-Ford foi destruída e perdemos a F-BMW Inglesa e a F-Renault Inglesa", encerrou.
 
Desde 1979, quando se tornou uma categoria unificada, a F3 inglesa já contou com campeões como Ayrton Senna, Mika Häkkinen, Rubens Barrichello, Gil de Ferran e Nelsinho Piquet. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.