Williams dispensa Senna, renova com Maldonado e anuncia Bottas para temporada de 2013 da F1

A Williams confirmou nesta quarta-feira (28) que Pastor Maldonado e Valtteri Bottas formarão a dupla do time na temporada de 2013 da F1

A Williams anunciou no início da manhã desta quarta-feira (28) que Pastor Maldonado e Valterri Bottas formarão a dupla do time em 2013. A notícia confirma a informação publicada pelo Grande Prêmio e pelo jornalista Américo Teixeira Jr., do 'Diário Motorsport' e colunista da Revista Warm Up, no início do mês, de que Bruno Senna não seguiria com o time de Grove.

O venezuelano, vencedor do GP da Espanha, irá para sua terceira temporada em Grove e correrá pela primeira vez ao lado de um novato. Destaque nos treinos livres de sexta-feira, Bottas é o segundo finlandês confirmado para 2013, ao lado de Kimi Räikkönen, e também, o segundo estreante, ao lado de Esteban Gutiérrez, novo titular da Sauber.

Senna está fora;  Maldonado e Bottas estão garantidos na Williams para 2013 (Foto: Williams F1/LAT Photographic)

“Estou realmente aproveitando meu tempo com a Williams e fiquei, obviamente, muito feliz quando me disseram que eu iria continuar com eles em 2013”, comemorou Maldonado. “2012 foi um ano memorável para mim com a vitória em Barcelona e nós demos um grande passo à frente em termos de performance. Tenho muita confiança no time e espero que no próximo ano nós consigamos ir mais para frente no grid e ter mais sucesso”, completou.

Em relação à Bottas, o time destacou que ficou impressionado com o bom ritmo e a maturidade do finlandês, que participou de algumas sessões de treinos livres na temporada de 2012.

“Competir na F1 sempre foi o sonho da minha vida. Fazer isso com o time mais lendário do esporte é incrivelmente especial”, ressaltou. “Realmente gostei dos meus três anos com a Williams até agora, me sinto muito em casa e minha meta sempre foi ficar para 2013 e progredir para uma vaga de titular”, continuou. “Estou ansioso para iniciar minha carreira na F1 e ter muito sucesso com a Williams.”

Frank Williams, chefe do time, aproveitou para agradecer o trabalho de Senna no último ano e destacou que a Williams agora tem dois grandes pilotos. “Com Pastor e Valtteri, nós temos dois dos mais incríveis talentos no esporte a motor e eu estou especialmente animado com o que 2013 pode trazer para a Williams”, disse. “Pastor sempre demonstrou um ritmo notável e amadureceu como piloto no último ano.”

“Valtteri é simplesmente um dos mais talentosos jovens pilotos que eu já vi e espero grandes coisas dele no futuro”, elogiou. “Também gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer Bruno Senna por seu trabalho ao longo do último ano e desejar a ele toda sorte no futuro”, concluiu.

Com a maior parte do grid já definida, Senna tem como opção a Lotus, que ainda não escolheu o companheiro de Kimi Räikkönen, além de Force India, Caterham e Marussia, que têm uma vaga cada. Se conseguir superar os problemas financeiros, a HRT ainda tem uma posição  em aberto no seu time de 2013. 

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.