Dobradinha no grid do GP da Catalunha é primeira da Suzuki desde Schwantz e Barros em 1993

Aleix Espargaró e Maverick Viñales fizeram história neste sábado (13) ao conquistar uma dobradinha com a Suzuki no grid de largada do GP da Catalunha. A última vez que a marca nipônica tinha colocado dois pilotos no top-2 tinha sido em 1993, ainda na era das 500cc

A cobertura completa do GP da Catalunha no GRANDE PRÊMIO

Aleix Espargaró e Maverick Viñales fizeram um pouquinho de história com a Suzuki neste sábado (13). Com seu melhor giro em 1min40s546, o #41 colocou a marca de Hamamatsu na pole-position da MotoGP pela primeira vez desde que Chris Vermeulen saiu na frente no GP da Holanda de 2007 — depois de um treino classificatório realizado em piso molhado.
 
A última vez em que a marca nipônica tinha conseguido largar na posição de honra do grid depois de um treino classificatório em piso seco tinha sido nos Estados Unidos em 2006, quando o mesmo Vermeulen bateu Colin Edwards por 0s153 em Laguna Seca.
Aleix Espargaró fez a pole em Montmeló (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Mas Aleix não foi o único a contribuir com o fim de um longo jejum da marca nipônica. 0s083 mais lento que o companheiro de equipe, Viñales ficou com o segundo posto do grid, formando uma dobradinha da Suzuki depois de 22 anos.
 
Em 1 de maio de 1993, Kevin Schwantz cravou 1min44s459 a bordo da RGV-B1 em Jerez de la Frontera e garantiu a pole das 500cc com 0s515 de vantagem para Alex Barros, seu então companheiro de equipe.
 
Na época, a primeira fila do grid ainda era formada por quatro motos, e foram Wayne Rainey e Luca Cadalora que completaram a linha.
 
 Assim como aconteceu com Viñales neste sábado, Barros também visitou a primeira fila pela primeira vez em uma dobradinha da Suzuki.
 
Kevin Schwantz seguiu para a vitória naquele GP da Espanha de 1993 e depois faturou o título, o penúltimo conquistado pela Suzuki, que só voltou a ser campeã em 2000, quando Kenny Roberts Jr. foi campeão das 500cc.
Questionados sobre quem vai fazer o papel de Schwantz na corrida deste domingo, Aleix brincou: “Digamos que, pelo tamanho, como eu sou mais alto, eu vou ser o Kevin”.
 
Mas Viñales retrucou na primeira oportunidade: “Ele é mais alto, mas eu sou mais louco”.
 
“Estou brincando. Acho que fizemos um grande trabalho e, claro, se amanhã tivermos a oportunidade de lutar, não pela vitória, porque o Jorge [Lorenzo] está realmente forte e fez um trabalho muito bom, mas, se tivermos a oportunidade de lutar, vamos lutar até a última oportunidade”, concluiu.

#GALERIA(5348)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.