Impecável, Lorenzo suporta ataque final de Márquez e coloca Yamaha no topo do pódio em Silverstone

Em atuação esplendida, Jorge Lorenzo reagiu ao ataque final de Marc Márquez e encerrou o bom momento do espanhol. Dani Pedrosa ficou em terceiro, com Valentino Rossi batendo Álvaro Bautista no fim para ficar com o quarto posto

Acompanhe a cobertura do GP da Inglaterra no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens do Mundial de Motovelocidade neste domingo em Silverstone

Jorge Lorenzo segue vivo na briga pelo tricampeonato. Sacando tudo que a M1 tinha para oferecer, o espanhol teve uma das melhores atuações de sua carreira e conseguiu colocar um ponto final na sequência vitoriosa de Marc Márquez na temporada 2013 da MotoGP. 

O piloto da Yamaha começou a construir sua vitória ainda na largada deste domingo (1), fazendo uma ótima saída e tomando a ponta de Márquez logo na primeira curva. Mesmo sofrendo com dores, por conta do ombro deslocado no treino desta manhã, o jovem de Cervera pressionou a prova toda, intensificando os ataques nos metros finais.
Desta vez, Lorenzo conseguiu segurar Honda e venceu em Silverstone (Foto: Yamaha)

A classificação do Mundial de MotoGP após o GP da Inglaterra

Com três voltas para o fim, Márquez conseguiu passar pela primeira vez, mas Jorge respondeu. Marc não deixou por menos, atacou na sequência, mas encontrou um aguerrido Lorenzo, que se recusou a entregar a vitória. Mesmo com um toque, o piloto da Yamaha conseguiu manter a frente e seguiu firme rumo à bandeirada para cruzar a linha com 0s081 de margem para Márquez.

Relacionadas


Completando seu fim de semana apagado, Dani Pedrosa acompanhou os ponteiros na maior parte do tempo, mas decidiu não atacar e ficou o tempo todo sem ameaçar a posição de Márquez e Lorenzo. O espanhol recebeu a bandeirada 1s470 atrás do vencedor.b

Repetindo os duelos que marcaram as últimas provas, Valentino Rossi e Álvaro Bautista brigaram pelo quarto lugar até os metros finais. Como aconteceu nas vezes anteriores, o italiano levou a melhor, recebendo a bandeirada 13s233 atrás de seu companheiro de Yamaha. 
 
Stefan Bradl teve um início forte, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo e ficou com o sexto posto. Após mais uma queda nesta manhã, Cal Crutchlow não teve um bom desempenho e correu isolado na maior parte do tempo, encerrando a prova em sétimo. 
 
Nicky Hayden garantiu o oitavo lugar aproveitando uma queda de Andrea Dovizioso nos metros finais, Bradley Smith aparece em nono, com Aleix Espargaró arrematando a décima colocação.
Saiba como foi o GP da Inglaterra de MotoGP:
 
O GP da Inglaterra de MotoGP começou com um susto. Marc Márquez caiu no warm-up e deslocou o ombro esquerdo, que precisou ser colocado no lugar pouco antes da prova. Avaliado pelos médicos antes da largada, o espanhol foi liberado para correr e tomou seu lugar na pole. 
 
Jorge Lorenzo tinha o segundo posto no grid, à frente de Cal Crutchlow, que também caiu no warm-up. Stefan Bradl ocupava o quarto lugar, à frente de Dani Pedrosa e Valentino Rossi.
 
Com a temperatura em 17°C e a pista atingindo a marca dos 29°C, os pilotos fizeram a escolha de pneus de forma similar. Os três primeiros colocaram os slicks médios na frente e na traseira, assim como Pedrosa e Rossi. Bradl e Bautista, por outro lado, optaram por usar o médio macio na traseira. 
 
Quando as luzes se apagaram, Lorenzo saiu muito bem para assumir a ponta. Rossi subiu para terceiro, à frente de Bradl e Crutchlow. Marc logo partiu para cima de Lorenzo, mas o piloto da Yamaha defendeu.
 
Na curva quatro, Bradl passou Rossi, com Pedrosa deixando Crutchlow para trás e assumindo o quinto posto. Bautista vinha em sexto, atacando o piloto da Tech3.
 
Tentando fugir de Márquez, Lorenzo começou a escapar do pelotão. Mais atrás, Dani passou Valentino, que não deixou o espanhol se afastar. Bautista ocupava a sexta colocação, à frente de Crutchlow, Smith, Dovizioso e Hayden.
 
Na sequência, Bautista passou Rossi e foi para cima de Pedrosa, que tentava bater Bradl. Valentino acompanhava a briga de perto, com Crutchlow um pouco mais trás.
 
No erro de Bradl, Pedrosa passou por dentro e assumiu o terceiro posto. Na ponta, Lorenzo seguia na ponta, sempre pressionado por Márquez. Tentando alcançar os ponteiros, Pedrosa aumentou o ritmo, reduzindo a diferença para 2s157.
 
Com Marc pressionando Lorenzo, Pedrosa vinha forte na terceira colocação reduzindo o atraso. Mais atrás, Bautista se esforçava para arrancar o quarto posto de Bradl, com Rossi acompanhando tudo logo atrás. Álvaro conseguiu deixar o germânico para trás e deixou Stefan para brigar com Valentino.
 
Na sexta volta, os mecânicos já avisavam Lorenzo que ele era seguido de perto pelas duas Honda. Sem conseguir passar Jorge, Marc começou a ser pressionado por Pedrosa.
 
Mais atrás, Rossi pressionava Bradl pelo quinto lugar. De tanto insistir, o italiano levou a posição, mas levou o troco na sequência. Valentino recuperou, mas Stefan devolveu por fora na curva seguinte. 
 
Na frente, Lorenzo seguia resistindo, embora não tivesse diferença alguma para Márquez e Pedrosa. Bautista vinha isolado em quarto, com Bradl e Rossi brigando mais atrás. Crutchlow estava sozinho atrás, com Smith em oitavo à frente de Hayden e Dovizioso.
 
De novo, Rossi passou Bradl e subiu para a quinta colocação. Nesse momento, Valentino tinha 1s664 de atraso para Bautista, que vinha em quarto.
 
Com dez voltas para o fim, Márquez mergulhou para tentar passar, mas Lorenzo segurou a ponta mais uma vez. Dois giros mais tarde, Marc fez uma nova tentativa, mas Jorge manteve a frente outra vez.
 
Na passagem seguinte, o jovem de Cervera tentou de novo, mas Lorenzo manteve a ponta, embora quase tenha sido tocado por Márquez na Stowe. Sem tentar atacar, Pedrosa se afastou um pouco de Marc.
 
Atrás, Dovizioso passou Hayden pelo nono lugar e começou a pressionar Brald. Crutchlow tinha o sétimo lugar, correndo isolado. 
 
Lançando mão de todos os recursos disponíveis, Lorenzo começou a baixar suas marcas, tentando se afastar de Márquez. Pedrosa vinha firme em terceiro, sem agir para mudar as posições à sua frente.
 
Também virando mais rápido, Rossi reduziu a vantagem de Bautista e passou a brigar com o piloto da Gresini pelo quarto lugar. Atrás, Dovizioso passou Smith e assumiu a oitava colocação. Hayden tentou aproveitar, mas o britânico fechou a porta.
 
Líder, Lorenzo não conseguia escapar, mas mantinha a ponta Atrás, Rossi passou Bautista, que não conseguiu dar o x. 
 
Com três voltas para o fim, Márquez colocou por dentro e aproveitou que Lorenzo abriu ligeiramente a trajetória e assumiu a ponta. Jorge não deixou barato e aproveitou o mergulho para tomar a ponta, Marc tentou manter a ponta, mas o piloto da Yamaha seguiu na frente.
 
Na última volta, Dovizioso caiu e abandonou. Bautista passou Rossi, que reagiu e manteve a frente. Nos metros finais, a disputa entre Lorenzo e Márquez aumentou, com o piloto da Yamaha brilhando para garantir a frente.
 
MotoGP, GP da Inglaterra, Silverstone, Final:
 
1
Jorge LORENZO
ESP
Yamaha
40.52.515
20 voltas
2
Marc MÁRQUEZ
ESP
Honda
+0.081
 
3
Dani PEDROSA
ESP
Honda
+1.551
 
4
Valentino ROSSI
ITA
Yamaha
+13.233
 
5
Álvaro BAUTISTA
ESP
Gresini Honda
+13.298
 
6
Stefan BRADL
ALE
LCR Honda
+20.227
 
7
Cal CRUTCHLOW
ING
Tech3 Yamaha
+26.299
 
8
Nicky HAYDEN
EUA
Ducati
+35.993
 
9
Bradley SMITH
ING
Tech3 Yamaha
+36.119
 
10
Aleix ESPARGARÓ
ESP
Aspar
+53.196
 
11
Andrea IANNONE
ITA
Pramac Ducati
+59.058
 
12
Michele PIRRO
ITA
Pramac Ducati
+1:00.710
 
13
Héctor BARBERÁ
ESP
Avintia
+1:01.690
 
14
Colin EDWARDS
EUA
Forward
+1:01.843
 
15
Danilo PETRUCCI
ITA
Ioda
+1:08.833
 
16
Randy DE PUNIET
FRA
Aspar
+1:09.063
 
17
Claudio CORTI
ITA
Forward
+1:16.474
 
18
Hiroshi AOYAMA
JAP
Avintia
+1:16.535
 
19
Michael LAVERTY
ING
Paul Bird
+1:32.057
 
20
Yonny HERNÁNDEZ
COL
Paul Bird
+1:36.224
 
21
Bryan STARING
AUS
Gresini Honda
+2:00.635
 
 
Andrea DOVIZIOSO
ITA
Ducati
+2 voltas
 
 
Lukas PESEK
TCH
Ioda
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
Pista seca
 
ar: 18°C | pista: 29°C
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
Marc MÁRQUEZ
ESP
Honda
 
2:00.691
175.9 km/h
VMR
Dani PEDROSA
ESP
Honda
 
2:01.941
174.1 km/h
REC
Jorge LORENZO
ESP
Yamaha
 
2:02.888
172.8 km/h
MV
Marc MÁRQUEZ
ESP
Honda
 
2:00.691
175.9 km/h

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.