Quem diria? Greg Biffle, apenas 23º na classificação da Nascar e sem vitórias desde 2013, foi o mais rápido nesta sexta-feira (1º) em Daytona. O veterano tirou proveito do promissor equipamento da Roush Fenway, desbancou o poderoso quarteto da Joe Gibbs e levou a pole-position.
Assim, o veterano Biffle encerra um longo jejum. Sua última pole veio em outubro de 2012, em Charlotte. Desde lá, vítima da decadência da Roush, virou um coadjuvante na Nascar. Mas o comportamento em Daytona foi de protagonista: o #16 foi perfeito, liderando as duas sessões classificatórias.
O segundo colocado foi Carl Edwards, apenas 0s050 atrás de Biffle. Kyle Busch surpreendeu com carro reserva e foi terceiro. Ricky Stenhouse Jr. – companheiro de Biffle – surgiu como quarto mais rápido, enquanto Austin Dillon foi o quinto.
Greg Biffle do céu… Que volta foi essa? (Foto: Getty Images)
O treino também contou com surpresas negativas. Dale Earnhardt Jr. e Chase Elliott, ambos com um histórico de poles em superspeedways, nem chegaram à fase decisiva da classificação. O mesmo pode ser dito de Martin Truex Jr., que perdeu a Daytona 500 por milésimos e, uma vez mais, se vê ficando para trás.
A corrida, segunda da temporada da Nascar em Daytona, será disputada neste sábado (2).
Saiba como foi o treino classificatório da Nascar em Daytona
Como de costume, o treino classificatório de Daytona seria em um formato diferente. Em superspeedways, cada piloto dá uma volta de cada vez, e apenas os 12 melhores avançam para a parte decisiva da sessão.
Poucos dos pilotos realmente competitivos saíram dos boxes nos primeiros momentos. Apenas Kyle Larson, Casey Mears, AJ Allmendinger e Jamies McMurray, todos eram carros pouco competitivos. Destes, Larson era o líder – mas ainda era muito cedo para avaliar quão boa a volta era.
Os primeiros pilotos verdadeiramente de ponta na pista foram Kevin Harvick e Dale Earnhardt Jr. O campeão de 2014 foi apenas o quarto melhor, com uma marca que provavelmente não seria suficiente para avançar ao Round 2.
Já Dale Jr. fez o dever de casa: volta mais rápida, apenas um pouco melhor do que Larson. A situação dos líderes ia mudando rapidamente: primeiro Martin Truex Jr. levou a ponta, depois Denny Hamlin fez o mesmo. Mas aí veio Carl Edwards e baixou o melhor tempo em 0s2, um verdadeiro temporal. Seria muito difícil tirar o #19 da primeira colocação.
Matt Kenseth e Kyle Busch foram segundo e terceiro na sequência, respectivamente. Assim, formou-se o 1-2-3-4-5 de carros da Toyota.
Kyle Busch brilhou com o carro reserva (Foto: Nascar)
Kurt Busch, Jimmie Johnson, Trevor Bayne e Kasey Kahne foram outros que marcaram voltas bastante competitivas, entrando no top-12.
Mas surpresa mesmo foi Greg Biffle. O #16, para lá de apagado ao longo do ano, tirou das mangas a melhor volta da sessão. Assim, Tony Stewart caiu de 12º para 13º, ficando de fora do Round 2. Em seguida, Ricky Stenhouse Jr. e Joey Logano fizeram o mesmo com Kahne e Larson.
Mais voltas rápidas, mais pilotos despachados. Truex Jr., Dale Jr. e Bayne acabaram ficando de fora, por exemplo. Ryan Blaney, Austin Dillon e Brad Keselowski foram os últimos classificados.
No Round 2, Hamlin foi o primeiro na pista. E chegou chegando: sua volta foi 0s2 melhor do que a registrada anteriormente. Kurt Busch e Ryan Blaney, por exemplo, não foram capazes de fazer melhor. Johnson, por sua vez, foi mais rápido e levou a pole provisória.
Kyle Busch, com o carro reserva, baixou ainda mais o tempo da pole na sequência. O atual campeão quase foi superado por Stenhouse Jr., mas se segurou.
Mas não fez diferença, já que Edwards levou a pole provisória e tirou Kyle Busch de combate. Isso até Greg Biffle repetir o que fez anteriormente, levando a pole pela primeira vez desde 2012.
1 |
16 |
GREG BIFLE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
|
46,643 |
|
2 |
19 |
CARL EDWARDS |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
|
46,693 |
+0,050 |
3 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
|
46,793 |
+0,150 |
4 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
|
46,797 |
+0,154 |
5 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
|
46,813 |
+0,170 |
6 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
|
46,813 |
+0,170 |
7 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
|
46,818 |
+0,175 |
8 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
|
46,836 |
+0,193 |
9 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
|
46,881 |
+0,238 |
10 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
|
46,908 |
+0,265 |
11 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
|
47,022 |
+0,379 |
12 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
|
47,058 |
+0,415 |
13 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
|
47,073 |
+0,430 |
14 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
|
47,092 |
+0,449 |
15 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
|
47,095 |
+0,452 |
16 |
88 |
DALE EARNHARDT JR. |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
|
47,103 |
+0,460 |
17 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
|
47,137 |
+0,494 |
18 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
|
47,174 |
+0,531 |
19 |
14 |
TONY STEWART |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
|
47,202 |
+0,559 |
20 |
13 |
CASEY MEARS |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
|
47,250 |
+0,607 |
21 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
|
47,258 |
+0,615 |
22 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
|
47,259 |
+0,616 |
23 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
|
47,275 |
+0,632 |
24 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
|
47,279 |
+0,636 |
25 |
34 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
FRONT ROW FORD |
|
47,300 |
+0,657 |
26 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTS DAUGHERTY CHEVROLET |
|
47,399 |
+0,756 |
27 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
|
47,445 |
+0,802 |
28 |
35 |
DAVID GILLILAND |
EUA |
FRONT ROW FORD |
|
47,501 |
+0,858 |
29 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
|
47,566 |
+0,923 |
30 |
44 |
BRIAN SCOTT |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
|
47,628 |
+0,985 |
31 |
15 |
CLINT BOWYER |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
|
47,688 |
+1,045 |
32 |
32 |
BOBBY LABONTE |
EUA |
GO F A S FORD |
|
47,773 |
+1,130 |
33 |
46 |
MICHAEL ANNETT |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
|
47,785 |
+1,142 |
34 |
38 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
|
47,809 |
+1,166 |
35 |
98 |
COLE WHITT |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
|
47,967 |
+1,324 |
36 |
83 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
BK TOYOTA |
|
47,984 |
+1,341 |
37 |
95 |
MICHAEL McDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
|
48,005 |
+1,362 |
38 |
23 |
DAVID RAGAN |
EUA |
BK TOYOTA |
|
48,019 |
+1,376 |
39 |
55 |
REED SORENSON |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
|
48,122 |
+1,479 |
40 |
30 |
JOSH WISE |
EUA |
MOTORSPORT GROUP CHEVROLET |
|
48,885 |
+2,242 |
41 |
7 |
REGAN SMITH |
EUA |
TOMMY BALDWIN CHEVROLET |
|
|
|
PADDOCK GP #35 DEBATE MOTOGP, STOCK CAR E FAZ PRÉVIA DA F1 E FINAL DA F-E
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.