Biffle surpreende e quebra jejum de quatro anos com treino classificatório perfeito e pole em Daytona

Greg Biffle, sem poles desde 2012, surgiu como uma grande força no treino classificatório desta sexta-feira (1º). O #16 desbancou o poderoso quarteto da Joe Gibbs e assegurou a posição de honra em Daytona

Quem diria? Greg Biffle, apenas 23º na classificação da Nascar e sem vitórias desde 2013, foi o mais rápido nesta sexta-feira (1º) em Daytona. O veterano tirou proveito do promissor equipamento da Roush Fenway, desbancou o poderoso quarteto da Joe Gibbs e levou a pole-position.
 
Assim, o veterano Biffle encerra um longo jejum. Sua última pole veio em outubro de 2012, em Charlotte. Desde lá, vítima da decadência da Roush, virou um coadjuvante na Nascar. Mas o comportamento em Daytona foi de protagonista: o #16 foi perfeito, liderando as duas sessões classificatórias.
 
O segundo colocado foi Carl Edwards, apenas 0s050 atrás de Biffle. Kyle Busch surpreendeu com carro reserva e foi terceiro. Ricky Stenhouse Jr. – companheiro de Biffle – surgiu como quarto mais rápido, enquanto Austin Dillon foi o quinto.
Greg Biffle do céu… Que volta foi essa? (Foto: Getty Images)
O treino também contou com surpresas negativas. Dale Earnhardt Jr. e Chase Elliott, ambos com um histórico de poles em superspeedways, nem chegaram à fase decisiva da classificação. O mesmo pode ser dito de Martin Truex Jr., que perdeu a Daytona 500 por milésimos e, uma vez mais, se vê ficando para trás.
 
A corrida, segunda da temporada da Nascar em Daytona, será disputada neste sábado (2).

Saiba como foi o treino classificatório da Nascar em Daytona

 
Como de costume, o treino classificatório de Daytona seria em um formato diferente. Em superspeedways, cada piloto dá uma volta de cada vez, e apenas os 12 melhores avançam para a parte decisiva da sessão.
 
Poucos dos pilotos realmente competitivos saíram dos boxes nos primeiros momentos. Apenas Kyle Larson, Casey Mears, AJ Allmendinger e Jamies McMurray, todos eram carros pouco competitivos. Destes, Larson era o líder – mas ainda era muito cedo para avaliar quão boa a volta era.
 
Os primeiros pilotos verdadeiramente de ponta na pista foram Kevin Harvick e Dale Earnhardt Jr. O campeão de 2014 foi apenas o quarto melhor, com uma marca que provavelmente não seria suficiente para avançar ao Round 2.
 
Já Dale Jr. fez o dever de casa: volta mais rápida, apenas um pouco melhor do que Larson. A situação dos líderes ia mudando rapidamente: primeiro Martin Truex Jr. levou a ponta, depois Denny Hamlin fez o mesmo. Mas aí veio Carl Edwards e baixou o melhor tempo em 0s2, um verdadeiro temporal. Seria muito difícil tirar o #19 da primeira colocação.
 
Matt Kenseth e Kyle Busch foram segundo e terceiro na sequência, respectivamente. Assim, formou-se o 1-2-3-4-5 de carros da Toyota.
Kyle Busch brilhou com o carro reserva (Foto: Nascar)
Kurt Busch, Jimmie Johnson, Trevor Bayne e Kasey Kahne foram outros que marcaram voltas bastante competitivas, entrando no top-12.
 
Mas surpresa mesmo foi Greg Biffle. O #16, para lá de apagado ao longo do ano, tirou das mangas a melhor volta da sessão. Assim, Tony Stewart caiu de 12º para 13º, ficando de fora do Round 2. Em seguida, Ricky Stenhouse Jr. e Joey Logano fizeram o mesmo com Kahne e Larson.
 
Mais voltas rápidas, mais pilotos despachados. Truex Jr., Dale Jr. e Bayne acabaram ficando de fora, por exemplo. Ryan Blaney, Austin Dillon e Brad Keselowski foram os últimos classificados.
No Round 2, Hamlin foi o primeiro na pista. E chegou chegando: sua volta foi 0s2 melhor do que a registrada anteriormente. Kurt Busch e Ryan Blaney, por exemplo, não foram capazes de fazer melhor. Johnson, por sua vez, foi mais rápido e levou a pole provisória.
 
Kyle Busch, com o carro reserva, baixou ainda mais o tempo da pole na sequência. O atual campeão quase foi superado por Stenhouse Jr., mas se segurou.
 
Mas não fez diferença, já que Edwards levou a pole provisória e tirou Kyle Busch de combate. Isso até Greg Biffle repetir o que fez anteriormente, levando a pole pela primeira vez desde 2012.
1 16 GREG BIFLE EUA ROUSH FENWAY FORD   46,643  
2 19 CARL EDWARDS EUA JOE GIBBS TOYOTA   46,693 +0,050
3 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA   46,793 +0,150
4 17 RICKY STENHOUSE JR. EUA ROUSH FENWAY FORD   46,797 +0,154
5 3 AUSTIN DILLON EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET   46,813 +0,170
6 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD   46,813 +0,170
7 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS TOYOTA   46,818 +0,175
8 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK CHEVROLET   46,836 +0,193
9 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS TOYOTA   46,881 +0,238
10 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS CHEVROLET   46,908 +0,265
11 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD   47,022 +0,379
12 21 RYAN BLANEY EUA WOOD BROTHERS FORD   47,058 +0,415
13 6 TREVOR BAYNE EUA ROUSH FENWAY FORD   47,073 +0,430
14 43 ARIC ALMIROLA EUA RICHARD PETTY FORD   47,092 +0,449
15 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW TOYOTA   47,095 +0,452
16 88 DALE EARNHARDT JR. EUA HENDRICK CHEVROLET   47,103 +0,460
17 42 KYLE LARSON EUA GANASSI CHEVROLET   47,137 +0,494
18 5 KASEY KAHNE EUA HENDRICK CHEVROLET   47,174 +0,531
19 14 TONY STEWART EUA STEWART-HAAS CHEVROLET   47,202 +0,559
20 13 CASEY MEARS EUA GERMAIN CHEVROLET   47,250 +0,607
21 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET   47,258 +0,615
22 10 DANICA PATRICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET   47,259 +0,616
23 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET   47,275 +0,632
24 24 CHASE ELLIOTT EUA HENDRICK CHEVROLET   47,279 +0,636
25 34 CHRIS BUESCHER EUA FRONT ROW FORD   47,300 +0,657
26 47 AJ ALLMENDINGER EUA JTS DAUGHERTY CHEVROLET   47,399 +0,756
27 27 PAUL MENARD EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET   47,445 +0,802
28 35 DAVID GILLILAND EUA FRONT ROW FORD   47,501 +0,858
29 1 JAMIE McMURRAY EUA GANASSI CHEVROLET   47,566 +0,923
30 44 BRIAN SCOTT EUA RICHARD PETTY FORD   47,628 +0,985
31 15 CLINT BOWYER EUA H SCOTT CHEVROLET   47,688 +1,045
32 32 BOBBY LABONTE EUA GO F A S FORD   47,773 +1,130
33 46 MICHAEL ANNETT EUA H SCOTT CHEVROLET   47,785 +1,142
34 38 LANDON CASSILL EUA FRONT ROW FORD   47,809 +1,166
35 98 COLE WHITT EUA PREMIUM CHEVROLET   47,967 +1,324
36 83 MATT DIBENEDETTO EUA BK TOYOTA   47,984 +1,341
37 95 MICHAEL McDOWELL EUA LEAVINE CHEVROLET   48,005 +1,362
38 23 DAVID RAGAN EUA BK TOYOTA   48,019 +1,376
39 55 REED SORENSON EUA PREMIUM CHEVROLET   48,122 +1,479
40 30 JOSH WISE EUA MOTORSPORT GROUP CHEVROLET   48,885 +2,242
41 7 REGAN SMITH EUA TOMMY BALDWIN CHEVROLET      
PADDOCK GP #35 DEBATE MOTOGP, STOCK CAR E FAZ PRÉVIA DA F1 E FINAL DA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.