Elliott supera companheiro Earnhardt por 0s002 e leva pole das 500 Milhas de Daytona pelo segundo ano seguido
Depois de conquistar a pole das 500 Milhas de Daytona em 2016, Chase Elliott repetiu a dose em 2017. O prodígio do #24 encabeçou uma ótima classificação da Hendrick, que também colocou Dale Earnhardt Jr. em segundo no grid
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É muito difícil conseguir uma pole nas 500 Milhas de Daytona. Pois Chase Elliott, do alto de seus 21 anos de idade, já tem duas: depois de levar a posição de honra em 2016, o piloto do #24 repetiu a dose neste domingo (19). A honra foi alcançada com margem mínima: apenas 0s002 separaram Elliott de Dale Earnhardt Jr., também digno de aplausos pelo segundo lugar no grid de largada.
O resultado reflete a grande forma da equipe Hendrick em Daytona. Apesar do favoritismo que a Penske carregava na classificação, a equipe da Chevrolet fez um grande trabalho. Além de tomar a primeira fila para as 500 Milhas de Daytona, a equipe também colocou Kasey Kahne em décimo. Apenas Jimmie Johnson decepcionou, pintando em 14º.
Também trata-se de uma evidência da boa forma de Dale Jr., que passou sete meses longe das pistas, consequência de uma concussão sofrida em julho de 2016. O veterano tem a chance clara de trazer um bom resultado logo em sua primeira corrida do ano.
Chase Elliott, pole em Daytona (Foto: Reprodução/Twitter)
Seguindo a tradição de Daytona, o treino classificatório só garante as duas primeiras posições do grid. Brad Keselowski, terceiro melhor, precisa de uma boa performance nos Duels – corridas classificatórias – para garantir um boa posto no grid. O mesmo vale para Clint Bowyer e Martin Truex Jr., que fecharam o top-5.
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Além dos dois primeiros no grid, outra dupla também teve um resultado definitivo na classificação. Brendan Gaughan e Elliott Sadler, 33º e 36º, conseguiram o resultado que precisavam para se assegurar na corrida. As últimas duas vagas no grid vão ser disputadas entre Timmy Hill, Reed Sorenson, Corey LaJoie e DJ Kennington.
Saiba como foi o treino classificatório das 500 Milhas de Daytona
O treino classificatório começou exatamente às 17h25 (de Brasília). Como de costume em superspeedways, haveria apenas um carro por vez na pista. Cada um dos 42 carros teria apenas uma chance de encaixar a melhor volta possível. Depois, os 12 melhores se classificam para a fase decisiva do treino.
Os primeiros carros na pista foram justamente os mais lentos. Reed Sorenson foi o mais veloz dentre os cinco primeiros a anotar tempo, mas é evidente que sua briga não era pela pole. A rabeira do grid estava mais preocupada em se classificar de uma vez para a corrida – dois dos 42 inscritos não largariam.
Dale Earnhardt Jr. larga em segundo (Foto: Nascar Media)
O primeiro carro verdadeiramente competitivo na pista foi o de Austin Dillon, que tirou a pole provisória das mãos de Matt DiBenedetto. Mas isso ainda não era suficiente: tanto Jamie McMurray quanto Danica Patrick desbancaram o #3. Aí veio Martin Truex Jr. que meteu 0s2 na concorrência, tomando a liderança com facilidade.
Parecia ser um tempo sensacional, mas Chase Elliott veio e levou a liderança. Kevin Harvick, que poderia fazer algo contra o #24, ficou em terceiro. Suficiente para ir ao Round 2.
Conforme o tempo passava, os mais rápidos começavam a surgir. Dale Earnhardt Jr. de volta às pistas após meses afastado, consequência de uma concussão, pintou em segundo. Truex agora era o terceiro. Matt Kenseth logo subiu para quarto, com Denny Hamlin em quinto.
Keselowski anotou o terceiro melhor tempo pouco depois, mais do que suficiente para avançar rumo ao Round 2. Os outros classificados eram Clint Bowyer, Kyle Busch, Ryan Newman, Kasey Kahne, Kevin Harvick e Ty Dillon.
No Round 2, a história era um pouco diferente. Harvick, que não encantou na primeira volta, tomou a liderança. Kyle Busch, por exemplo, não foi capaz de desbancar o #4. Mas um companheiro foi: o recém-chegado Clint Bowyer tomou a liderança com uma ótima volta.
A volta de Bowyer era tão boa que gente do calibre de Kenseth, Truex e Hamlin não teve reação. Foi só Keselowski quem pôde fazer algo, levando a pole provisória. Isso até a Hendrick chegar e tomar a primeira fila num piscar de olhos.
Nascar 2017, 500 Milhas de Daytona, classificação:
1 | 24 | CHASE ELLIOTT | EUA | HENDRICK CHEVROLET | 46.663 | ||
2 | 88 | DALE EARNHARDT JR. | EUA | HENDRICK CHEVROLET | 46.665 | +0.002 | |
3 | 2 | BRAD KESELOWSKI | EUA | PENSKE FORD | 46.707 | +0.044 | |
4 | 14 | CLINT BOWYER | EUA | STEWART-HAAS FORD | 46.736 | +0.073 | |
5 | 78 | MARTIN TRUEX JR. | EUA | FURNITURE ROW TOYOTA | 46.800 | +0.137 | |
6 | 11 | DENNY HAMLIN | EUA | JOE GIBBS TOYOTA | 46.823 | +0.160 | |
7 | 4 | KEVIN HARVICK | EUA | STEWART-HAAS FORD | 46.829 | +0.166 | |
8 | 5 | KASEY KAHNE | EUA | HENDRICK CHEVROLET | 46.853 | +0.190 | |
9 | 20 | MATT KENSETH | EUA | JOE GIBBS TOYOTA | 46.871 | +0.208 | |
10 | 31 | RYAN NEWMAN | EUA | RICHARD CHILDRESS CHEVROLET | 46.873 | +0.210 | |
11 | 18 | KYLE BUSCH | EUA | JOE GIBBS TOYOTA | 46.932 | +0.269 | |
12 | 13 | TY DILLON | EUA | GERMAIN CHEVROLET | 47.009 | +0.346 | |
13 | 17 | RICKY STENHOUSE JR. | EUA | ROUSH FENWAY FORD | 46.874 | +0.211 | |
14 | 48 | JIMMIE JOHNSON | EUA | HENDRICK CHEVROLET | 46.900 | +0.237 | |
15 | 19 | DANIEL SUÁREZ | MEX | JOE GIBBS TOYOTA | 46.905 | +0.242 | |
16 | 42 | KYLE LARSON | EUA | GANASSI CHEVROLET | 46.923 | +0.260 | |
17 | 22 | JOEY LOGANO | EUA | PENSKE FORD | 46.929 | +0.266 | |
18 | 21 | RYAN BLANEY | EUA | WOOD BROTHERS FORD | 46.937 | +0.274 | |
19 | 6 | TREVOR BAYNE | EUA | ROUSH FENWAY FORD | 46.944 | +0.281 | |
20 | 77 | ERIK JONES | EUA | FURNITURE ROW TOYOTA | 46.950 | +0.287 | |
21 | 27 | PAUL MENARD | EUA | RICHARD CHILDRESS CHEVROLET | 46.989 | +0.326 | |
22 | 41 | KURT BUSCH | EUA | STEWART-HAAS FORD | 47.017 | +0.354 | |
23 | 1 | JAMIE McMURRAY | EUA | GANASSI CHEVROLET | 47.023 | +0.360 | |
24 | 10 | DANICA PATRICK | EUA | STEWART-HAAS FORD | 47.042 | +0.379 | |
25 | 43 | ARIC ALMIROLA | EUA | RICHARD PETTY FORD | 47.123 | +0.460 | |
26 | 3 | AUSTIN DILLON | EUA | RICHARD CHILDRESS CHEVROLET | 47.127 | +0.464 | |
27 | 34 | LANDON CASSILL | EUA | FRONT ROW FORD | 47.285 | +0.622 | |
28 | 47 | AJ ALLMENDINGER | EUA | JTG DAUGHERTY CHEVROLET | 47.298 | +0.635 | |
29 | 32 | MATT DIBENEDETTO | EUA | GO F A S FORD | 47.355 | +0.692 | |
30 | 95 | MICHAEL McDOWELL | EUA | LEAVINE CHEVROLET | 47.438 | +0.775 | |
31 | 37 | CHRIS BUESCHER | EUA | JTG DAUGHERTY CHEVROLET | 47.513 | +0.850 | |
32 | 38 | DAVID RAGAN | EUA | FRONT ROW FORD | 47.518 | +0.855 | |
33 | 75 | BRENDAN GAUGHAN | EUA | BEARD CHEVROLET | 47.545 | +0.882 | |
34 | 72 | COLE WHITT | EUA | TRISTAR FORD | 47.592 | +0.929 | |
35 | 15 | MICHAEL WALTRIP | EUA | PREMIUM TOYOTA | 47.599 | +0.936 | |
36 | 7 | ELLIOTT SADLER | EUA | TOMMY BALDWIN CHEVROLET | 47.730 | +1.067 | |
37 | 55 | REED SORENSON | EUA | PREMIUM TOYOTA | 48.043 | +1.380 | |
38 | 96 | DJ KENNINGTON | CAN | GAUNT BROTHERS TOYOTA | 48.175 | +1.512 | |
39 | 23 | JOEY GASE | EUA | BK TOYOTA | 48.428 | +1.765 | |
40 | 83 | COREY LAJOIE | EUA | BK TOYOTA | 48.584 | +1.921 | |
41 | 33 | JEFFREY EARNHARDT | EUA | CIRCLE SPORT CHEVROLET | 48.710 | +2.047 | |
42 | 51 | TIMMY HILL | EUA | RICK WARE RACING CHEVROLET | 48.886 | +2.223 |