Elliott supera companheiro Earnhardt por 0s002 e leva pole das 500 Milhas de Daytona pelo segundo ano seguido

Depois de conquistar a pole das 500 Milhas de Daytona em 2016, Chase Elliott repetiu a dose em 2017. O prodígio do #24 encabeçou uma ótima classificação da Hendrick, que também colocou Dale Earnhardt Jr. em segundo no grid

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

É muito difícil conseguir uma pole nas 500 Milhas de Daytona. Pois Chase Elliott, do alto de seus 21 anos de idade, já tem duas: depois de levar a posição de honra em 2016, o piloto do #24 repetiu a dose neste domingo (19). A honra foi alcançada com margem mínima: apenas 0s002 separaram Elliott de Dale Earnhardt Jr., também digno de aplausos pelo segundo lugar no grid de largada.
 
O resultado reflete a grande forma da equipe Hendrick em Daytona. Apesar do favoritismo que a Penske carregava na classificação, a equipe da Chevrolet fez um grande trabalho. Além de tomar a primeira fila para as 500 Milhas de Daytona, a equipe também colocou Kasey Kahne em décimo. Apenas Jimmie Johnson decepcionou, pintando em 14º.

Também trata-se de uma evidência da boa forma de Dale Jr., que passou sete meses longe das pistas, consequência de uma concussão sofrida em julho de 2016. O veterano tem a chance clara de trazer um bom resultado logo em sua primeira corrida do ano.
Chase Elliott, pole em Daytona (Foto: Reprodução/Twitter)
Seguindo a tradição de Daytona, o treino classificatório só garante as duas primeiras posições do grid. Brad Keselowski, terceiro melhor, precisa de uma boa performance nos Duels – corridas classificatórias – para garantir um boa posto no grid. O mesmo vale para Clint Bowyer e Martin Truex Jr., que fecharam o top-5.

Além dos dois primeiros no grid, outra dupla também teve um resultado definitivo na classificação. Brendan Gaughan e Elliott Sadler, 33º e 36º, conseguiram o resultado que precisavam para se assegurar na corrida. As últimas duas vagas no grid vão ser disputadas entre Timmy Hill, Reed Sorenson, Corey LaJoie e DJ Kennington.

Saiba como foi o treino classificatório das 500 Milhas de Daytona

 
O treino classificatório começou exatamente às 17h25 (de Brasília). Como de costume em superspeedways, haveria apenas um carro por vez na pista. Cada um dos 42 carros teria apenas uma chance de encaixar a melhor volta possível. Depois, os 12 melhores se classificam para a fase decisiva do treino. 
 
Os primeiros carros na pista foram justamente os mais lentos. Reed Sorenson foi o mais veloz dentre os cinco primeiros a anotar tempo, mas é evidente que sua briga não era pela pole. A rabeira do grid estava mais preocupada em se classificar de uma vez para a corrida – dois dos 42 inscritos não largariam.
Dale Earnhardt Jr. larga em segundo (Foto: Nascar Media)
O primeiro carro verdadeiramente competitivo na pista foi o de Austin Dillon, que tirou a pole provisória das mãos de Matt DiBenedetto. Mas isso ainda não era suficiente: tanto Jamie McMurray quanto Danica Patrick desbancaram o #3. Aí veio Martin Truex Jr. que meteu 0s2 na concorrência, tomando a liderança com facilidade.
 
Parecia ser um tempo sensacional, mas Chase Elliott veio e levou a liderança. Kevin Harvick, que poderia fazer algo contra o #24, ficou em terceiro. Suficiente para ir ao Round 2.
 
Conforme o tempo passava, os mais rápidos começavam a surgir. Dale Earnhardt Jr. de volta às pistas após meses afastado, consequência de uma concussão, pintou em segundo. Truex agora era o terceiro. Matt Kenseth logo subiu para quarto, com Denny Hamlin em quinto.
 
Keselowski anotou o terceiro melhor tempo pouco depois, mais do que suficiente para avançar rumo ao Round 2. Os outros classificados eram Clint Bowyer, Kyle Busch, Ryan Newman, Kasey Kahne, Kevin Harvick e Ty Dillon.
No Round 2, a história era um pouco diferente. Harvick, que não encantou na primeira volta, tomou a liderança. Kyle Busch, por exemplo, não foi capaz de desbancar o #4. Mas um companheiro foi: o recém-chegado Clint Bowyer tomou a liderança com uma ótima volta.
 
A volta de Bowyer era tão boa que gente do calibre de Kenseth, Truex e Hamlin não teve reação. Foi só Keselowski quem pôde fazer algo, levando a pole provisória. Isso até a Hendrick chegar e tomar a primeira fila num piscar de olhos.

Nascar 2017, 500 Milhas de Daytona, classificação:

1 24 CHASE ELLIOTT EUA HENDRICK CHEVROLET   46.663  
2 88 DALE EARNHARDT JR. EUA HENDRICK CHEVROLET   46.665 +0.002
3 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD   46.707 +0.044
4 14 CLINT BOWYER EUA STEWART-HAAS FORD   46.736 +0.073
5 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW TOYOTA   46.800 +0.137
6 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS TOYOTA   46.823 +0.160
7 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS FORD   46.829 +0.166
8 5 KASEY KAHNE EUA HENDRICK CHEVROLET   46.853 +0.190
9 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS TOYOTA   46.871 +0.208
10 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET   46.873 +0.210
11 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA   46.932 +0.269
12 13 TY DILLON EUA GERMAIN CHEVROLET   47.009 +0.346
13 17 RICKY STENHOUSE JR. EUA ROUSH FENWAY FORD   46.874 +0.211
14 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK CHEVROLET   46.900 +0.237
15 19 DANIEL SUÁREZ MEX JOE GIBBS TOYOTA   46.905 +0.242
16 42 KYLE LARSON EUA GANASSI CHEVROLET   46.923 +0.260
17 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD   46.929 +0.266
18 21 RYAN BLANEY EUA WOOD BROTHERS FORD   46.937 +0.274
19 6 TREVOR BAYNE EUA ROUSH FENWAY FORD   46.944 +0.281
20 77 ERIK JONES EUA FURNITURE ROW TOYOTA   46.950 +0.287
21 27 PAUL MENARD EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET   46.989 +0.326
22 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS FORD   47.017 +0.354
23 1 JAMIE McMURRAY EUA GANASSI CHEVROLET   47.023 +0.360
24 10 DANICA PATRICK EUA STEWART-HAAS FORD   47.042 +0.379
25 43 ARIC ALMIROLA EUA RICHARD PETTY FORD   47.123 +0.460
26 3 AUSTIN DILLON EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET   47.127 +0.464
27 34 LANDON CASSILL EUA FRONT ROW FORD   47.285 +0.622
28 47 AJ ALLMENDINGER EUA JTG DAUGHERTY CHEVROLET   47.298 +0.635
29 32 MATT DIBENEDETTO EUA GO F A S FORD   47.355 +0.692
30 95 MICHAEL McDOWELL EUA LEAVINE CHEVROLET   47.438 +0.775
31 37 CHRIS BUESCHER EUA JTG DAUGHERTY CHEVROLET   47.513 +0.850
32 38 DAVID RAGAN EUA FRONT ROW FORD   47.518 +0.855
33 75 BRENDAN GAUGHAN EUA BEARD CHEVROLET   47.545 +0.882
34 72 COLE WHITT EUA TRISTAR FORD   47.592 +0.929
35 15 MICHAEL WALTRIP EUA PREMIUM TOYOTA   47.599 +0.936
36 7 ELLIOTT SADLER EUA TOMMY BALDWIN CHEVROLET   47.730 +1.067
37 55 REED SORENSON EUA PREMIUM TOYOTA   48.043 +1.380
38 96 DJ KENNINGTON CAN GAUNT BROTHERS TOYOTA   48.175 +1.512
39 23 JOEY GASE EUA BK TOYOTA   48.428 +1.765
40 83 COREY LAJOIE EUA BK TOYOTA   48.584 +1.921
41 33 JEFFREY EARNHARDT EUA CIRCLE SPORT CHEVROLET   48.710 +2.047
42 51 TIMMY HILL EUA RICK WARE RACING CHEVROLET   48.886 +2.223

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.