Johnson antecipa parada nos boxes e supera Harvick para vencer em Atlanta. Largando em último, Kyle Busch é 3º
Jimmie Johnson venceu a etapa de Atlanta da Nascar. Antecipando seu penúltimo pit-stop, o #48 superou Kevin Harvick, segurou os rivais na prorrogação e cruzou a linha final na frente. Kyle Busch, que largou em último, chegou em terceiro
A segunda colocação ficou com Dale Earnhardt Jr, que superou Kyle Busch na relargada da última volta, saltando da quarta colocação.
Aliás, Busch merece um enorme destaque. Mais rápido da classificação, o #18 foi desclassificado na inspeção e teve de largar em 39º, o famoso último lugar. Gradativamente ganhando terreno, Kyle se estabeleceu em terceiro nos giros finais, enfileirando ultrapassagens. Na relargada final, Kyle até conseguiu assumir o segundo lugar, mas acabou superado por Earnhardt Jr.
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Com o terceiro lugar, por sinal, é do atual campeão da Nascar a liderança do campeonato.
Kevin Harvick, que liderou mais voltas que qualquer um na corrida, 131, brigava pela vitória até os metros finais. Relargando em segundo na prorrogação, o piloto do #4 acabou saindo mal e, tocado por Carl Edwards, despencou para sexto.
A prorrogação se encerrou na abertura da última volta, com Aric Almirola sendo acertado, batendo no muro e terminado em chamas. Nada de mais sério com o #43, mas fim de prova na Géorgia.
Confira como foi a etapa de Atlanta da Nascar:
A largada para a segunda etapa da temporada 2016 da Nascar aconteceu às 15h18 (em Brasília). Kurt Busch saiu bem, controlando as investidas de Jamie McMurray e Ryan Newman. Denny Hamlin fez linda saída e rapidamente saltou para o quinto posto. Lá atrás, o punido Kyle Busch ganhava apenas uma posição e era 38º.
Muito rápidos, Hamlin e Dale Earnhardt Jr já entravam no top-5 e forçavam para cima dos ponteiros. Newman, já com certa folga para Martin Truex Jr, tirava um pouco da margem que Kurt já havia aberto.
Na 20ª volta, a briga pelo quarto lugar esquentava bastante. Earnhardt Jr. tentava se segurar pela linha de fora, enquanto Matt Kenseth e Kevin Harvick mergulhavam por dentro, levando a melhor. Lá atrás, Kyle Busch superava Danica Patrick e assumia o 23º posto.
Na volta 33, os primeiros retardatários já apareciam. Com Kurt Busch tendo trabalho com o tráfego, Kenseth e Truex Jr aproveitavam para encostar. Naquele momento, do 35º para baixo, todos já uma volta atrasados.
Na volta 38, Harvick, com o pneu dianteiro direito furado, foi o primeiro dos líderes a ir para os boxes. Earnhardt Jr e Brad Keselowski também fizeram suas primeiras paradas. Kurt Busch e Truex Jr também seguiram o movimento, com Kenseth assumindo provisoriamente a ponta.
Após a parada de Kenseth, reposicionados na volta 50, Kurt Busch novamente liderava, agora com 0s7 de frente para o #20. Carl Edwards subia bastante e já era o terceiro colocado, seguido por Jimmie Johnson e Harvick. Hamlin, por sua vez, despencava no pelotão. Apesar de uma classificação ruim, as Penske já beliscavam boas posições, com Joey Logano e Keselowski no top-10.
Na volta 64, a primeira mudança de liderança na pista, com Kenseth não tomando conhecimento e superando Kurt Busch. Bem na corrida, Chase Elliott superava Keselowski para ser 11º.
Na volta 78, Earnhardt Jr e Kenseth abriram mais uma rodada de paradas. Na pista, Kurt e Edwards brigavam pela liderança durante a volta que antecedeu a parada de ambos.
No reposicionamento, Johnson surgiu na frente, se beneficiando da parada feita anteriormente em relação aos rivais. Porém, não demorou muito para que Kenseth recuperasse a dianteira. Johnson, então, teve de brigar com Kkurt Busch. E Kyle? Cada vez mais para frente, o #18 já era 14º.
Chegando na 100ª volta, Kenseth mantinha 1s7 de frente para Kurt Busch. Johnson, em terceiro, segurava Harvick, Logano, Truex, Edwards, Earnhardt, Ricky Stenhouse Jr e Newman. Kyle Busch superava Keselowski e aparecia em 12º, 19s atrás do líder.
A liderança voltava a trocar de mãos, com Truex Jr. e Johnson conseguindo superar Kenseth e se revezarem na ponta. Truex, então, começava a escapar. Em terceiro, Kenseth recebia a informação de que teria de cumprir punição por irregularidades em seu pit-stop. O #20 perdeu uma volta e deu adeus à disputa pelos primeiros lugares.
Uma nova troca de liderança veio na volta 135, com Harvick superando Truex e jogando o #78 para trás. O troco quase veio quando Greg Biffle atrapalhou, mas Harvick seguiu firme.
A quarta rodada de paradas em bandeira verde veio quando a prova chega a sua metade. Quem se deu muito mal foi Logano, que atropelou um cone e teve de pagar um drive-through. Reposicionados, Truex liderava na frente de Harvick, com Kyle Busch em um incrível sétimo lugar.
Ao chegar na volta 200, Harvick tinha quase 4s de frente para Truex Jr. e Johnson, mais de 11s atrasado, era o terceiro, enquanto Kyle aparecia no sétimo posto e seguia melhorando de rendimento.
Com 115 voltas para o fim, finalmente surgiu a primeira bandeira amarela. Por detritos na pista, todos aproveitaram para fazer a primeira parada com amarelas. Harvick voltou na frente, com Johnson, Edwards, Kyle Busch e Truex Jr. no top-5.
Harvick relargou bem, com Johnson levando a melhor em disputa com Edwards. Kyle Busch não saiu bem, caindo para o quinto lugar. Elliott, por sua vez, fez um bom trabalho e subiu para sétimo.
Com 100 voltas para o fim, assim estava o top-10: Harvick, Johnson, Truex, Edwards, Kyle Busch, Keselowski, Earnhardt, Elliott, Kurt Busch e Newman. Stenhouse Jr e Austin Dillon também apareciam na mesma volta, com Logano sendo o primeiro a ter uma volta de atraso, em 13º.
Apesar da relargada ter juntando o pelotão, as 20 voltas seguintes foram de pouquíssimas disputas e de um Harvick soberano na liderança da corrida.
Mesmo com um carro bem desequilibrado, Kyle Busch brigava duro com Keselowski e Earnhardt Jr em uma linha de três. Logo atrás, Logano tentava tirar a volta de atraso.
Com 49 voltas para o fim, Johnson resolveu ir para os boxes, fazendo com que Kyle Busch herdasse o terceiro lugar. Na frente do #18, Harvick tinha 3s6 para Truex. Oito giros depois, estavam todos nos boxes.
E a estratégia de Johnson, imediatamente, fazia efeito. O #48 ia para a ponta com incríveis 14s de vantagem para Harvick. Truex era o terceiro, menos de 2s atrás do #4, enquanto Kyle Busch e Edwards fechavam o top-5. Elliott, o décimo, era o último na volta do líder.
A diferença, porém caía. Dez voltas mais tarde, Harvick já aparecia 8s5 atrás de Johnson. Para se ter uma ideia de como diminuía o ritmo do #48, Logano conseguiu tirar uma de suas voltas de atraso.
Johnson, entretanto, seguia firme e forte, mantendo na casa dos 6s7 a diferença para Harvick. Quem melhorava era Kyle Busch, que aparecia em terceiro, apenas 4s8 atrás do segundo lugar.
Com três voltas para o fim, prorrogação na etapa de Atlanta. A primeira grande ocorrência aconteceu no instante final, com Newman estourando um pneu e causando mais algumas voltas de sofrimento para Johnson. Nos boxes, o #48 seguiu com vantagem, com Harvick e Kyle Busch logo atrás.
Nascar, Atlanta, classificação final:
1 | 48 | JIMMIE JOHNSON | EUA | HENDRICK CHEVROLET | 330 voltas |
2 | 88 | DALE EARNHARDT JR. | EUA | HENDRICK CHEVROLET | +1.242 |
3 | 18 | KYLE BUSCH | EUA | JOE GIBBS TOYOTA | +1.987 |
4 | 41 | KURT BUSCH | EUA | STEWART-HAAS CHEVROLET | +3.537 |
5 | 19 | CARL EDWARDS | EUA | JOE GIBBS TOYOTA | +3.766 |
6 | 4 | KEVIN HARVICK | EUA | STEWART-HAAS CHEVROLET | +5.060 |
7 | 78 | MARTIN TRUEX JR. | EUA | FURNITURE ROW TOYOTA | +6.000 |
8 | 24 | CHASE ELLIOTT | EUA | HENDRICK CHEVROLET | +7.404 |
9 | 2 | BRAD KESELOWSKI | EUA | PENSKE FORD | +8.257 |
10 | 17 | RICKY STENHOUSE JR. | EUA | ROUSH FENWAY FORD | +12.872 |
11 | 3 | AUSTIN DILLON | EUA | RICHARD CHILDRESS CHEVROLET | +13.930 |
12 | 22 | JOEY LOGANO | EUA | PENSKE FORD | +29.545 |
13 | 16 | GREG BIFFLE | EUA | ROUSH FENWAY FORD | +1 volta |
14 | 13 | CASEY MEARS | EUA | GERMAIN CHEVROLET | +1 volta |
15 | 43 | ARIC ALMIROLA | EUA | RICHARD PETTY FORD | +1 volta |
16 | 11 | DENNY HAMLIN | EUA | JOE GIBBS TOYOTA | +2 voltas |
17 | 14 | TY DILLON | EUA | STEWART-HAAS CHEVROLET | +2 voltas |
18 | 27 | PAUL MENARD | EUA | RICHARD CHILDRESS CHEVROLET | +2 voltas |
19 | 20 | MATT KENSETH | EUA | JOE GIBBS TOYOTA | +2 voltas |
20 | 10 | DANICA PATRICK | EUA | STEWART-HAAS CHEVROLET | +2 voltas |
21 | 1 | JAMIE McMURRAY | EUA | GANASSI CHEVROLET | +2 voltas |
22 | 6 | TREVOR BAYNE | EUA | ROUSH FENWAY FORD | +2 voltas |
23 | 5 | KASEY KAHNE | EUA | HENDRICK CHEVROLET | +2 voltas |
24 | 31 | RYAN NEWMAN | EUA | RICHARD CHILDRESS CHEVROLET | +2 voltas |
25 | 21 | RYAN BLANEY | EUA | WOOD BROTHERS FORD | +3 voltas |
26 | 42 | KYLE LARSON | EUA | GANASSI CHEVROLET | +3 voltas |
27 | 47 | AJ ALLMENDINGER | EUA | JTS DAUGHERTY CHEVROLET | +4 voltas |
28 | 34 | CHRIS BUESCHER | EUA | FRONT ROW FORD | +4 voltas |
29 | 83 | MATT DIBENEDETTO | EUA | BK TOYOTA | +4 voltas |
30 | 46 | MICHAEL ANNETT | EUA | H SCOTT CHEVROLET | +5 voltas |
31 | 44 | BRIAN SCOTT | EUA | RICHARD PETTY FORD | +6 voltas |
32 | 23 | DAVID RAGAN | EUA | BK TOYOTA | +6 voltas |
33 | 95 | MICHAEL McDOWELL | EUA | LEAVINE CHEVROLET | +7 voltas |
34 | 7 | REGAN SMITH | EUA | TOMMY BALDWIN CHEVROLET | +7 voltas |
35 | 15 | CLINT BOWYER | EUA | H SCOTT CHEVROLET | +8 voltas |
36 | 38 | LANDON CASSILL | EUA | FRONT ROW FORD | +9 voltas |
37 | 98 | COLE WHITT | EUA | PREMIUM CHEVROLET | +12 voltas |
38 | 32 | JEFFREY EARNHARDT | EUA | GO F A S FORD | +17 voltas |
39 | 30 | JOSH WISE | EUA | MOTORSPORT GROUP CHEVROLET | +18 voltas |
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