Johnson antecipa parada nos boxes e supera Harvick para vencer em Atlanta. Largando em último, Kyle Busch é 3º

Jimmie Johnson venceu a etapa de Atlanta da Nascar. Antecipando seu penúltimo pit-stop, o #48 superou Kevin Harvick, segurou os rivais na prorrogação e cruzou a linha final na frente. Kyle Busch, que largou em último, chegou em terceiro

A segunda etapa da temporada 2016 da Nascar não foi das mais emocionantes por 322 voltas, mas esquentou com a bandeira amarela causada por Ryan Newman, quando já restavam três giros para o fim. Neste domingo (28), em Atlanta, Jimmie Johnson apostou em uma penúltima parada mais cedo que a dos rivais e saltou para a liderança. Na prorrogação, o #48 não foi ameaçado. A prova impressionou pela rapidez, com apenas duas paralisações.

A segunda colocação ficou com Dale Earnhardt Jr, que superou Kyle Busch na relargada da última volta, saltando da quarta colocação. 

Aliás, Busch merece um enorme destaque. Mais rápido da classificação, o #18 foi desclassificado na inspeção e teve de largar em 39º, o famoso último lugar. Gradativamente ganhando terreno, Kyle se estabeleceu em terceiro nos giros finais, enfileirando ultrapassagens. Na relargada final, Kyle até conseguiu assumir o segundo lugar, mas acabou superado por Earnhardt Jr.

Com o terceiro lugar, por sinal, é do atual campeão da Nascar a liderança do campeonato.

Kevin Harvick, que liderou mais voltas que qualquer um na corrida, 131, brigava pela vitória até os metros finais. Relargando em segundo na prorrogação, o piloto do #4 acabou saindo mal e, tocado por Carl Edwards, despencou para sexto.

A prorrogação se encerrou na abertura da última volta, com Aric Almirola sendo acertado, batendo no muro e terminado em chamas. Nada de mais sério com o #43, mas fim de prova na Géorgia.

Jimmie Johnson venceu a etapa de Atlanta da Nascar (Foto: Getty Images)

Confira como foi a etapa de Atlanta da Nascar:

A largada para a segunda etapa da temporada 2016 da Nascar aconteceu às 15h18 (em Brasília). Kurt Busch saiu bem, controlando as investidas de Jamie McMurray e Ryan Newman. Denny Hamlin fez linda saída e rapidamente saltou para o quinto posto. Lá atrás, o punido Kyle Busch ganhava apenas uma posição e era 38º.

 
Kurt conseguia escapar e, em cinco volta, já abria mais de 1s1 para Newman, que não demorou muito para passar McMurray. Kyle, por sua vez, já melhorava e aparecia em 32º, mais de 11s, porém, atrás do irmão.

Muito rápidos, Hamlin e Dale Earnhardt Jr já entravam no top-5 e forçavam para cima dos ponteiros. Newman, já com certa folga para Martin Truex Jr, tirava um pouco da margem que Kurt já havia aberto.

Na 20ª volta, a briga pelo quarto lugar esquentava bastante. Earnhardt Jr. tentava se segurar pela linha de fora, enquanto Matt Kenseth e Kevin Harvick mergulhavam por dentro, levando a melhor. Lá atrás, Kyle Busch superava Danica Patrick e assumia o 23º posto.

Na volta 33, os primeiros retardatários já apareciam. Com Kurt Busch tendo trabalho com o tráfego, Kenseth e Truex Jr aproveitavam para encostar. Naquele momento, do 35º para baixo, todos já uma volta atrasados.

Na volta 38, Harvick, com o pneu dianteiro direito furado, foi o primeiro dos líderes a ir para os boxes. Earnhardt Jr e Brad Keselowski também fizeram suas primeiras paradas. Kurt Busch e Truex Jr também seguiram o movimento, com Kenseth assumindo provisoriamente a ponta.

Após a parada de Kenseth, reposicionados na volta 50, Kurt Busch novamente liderava, agora com 0s7 de frente para o #20. Carl Edwards subia bastante e já era o terceiro colocado, seguido por Jimmie Johnson e Harvick. Hamlin, por sua vez, despencava no pelotão. Apesar de uma classificação ruim, as Penske já beliscavam boas posições, com Joey Logano e Keselowski no top-10.

Na volta 64, a primeira mudança de liderança na pista, com Kenseth não tomando conhecimento e superando Kurt Busch. Bem na corrida,  Chase Elliott superava Keselowski para ser 11º.

Na volta 78, Earnhardt Jr e Kenseth abriram mais uma rodada de paradas. Na pista, Kurt e Edwards brigavam pela liderança durante a volta que antecedeu a parada de ambos.

Kyle Busch durante a etapa de Atlanta, a segunda da temporada 2016 da Nascar (Foto: Getty Images)

No reposicionamento, Johnson surgiu na frente, se beneficiando da parada feita anteriormente em relação aos rivais. Porém, não demorou muito para que Kenseth recuperasse a dianteira. Johnson, então, teve de brigar com Kkurt Busch. E Kyle? Cada vez mais para frente, o #18 já era 14º.

Chegando na 100ª volta, Kenseth mantinha 1s7 de frente para Kurt Busch. Johnson, em terceiro, segurava Harvick, Logano, Truex, Edwards, Earnhardt, Ricky Stenhouse Jr e Newman. Kyle Busch superava Keselowski e aparecia em 12º, 19s atrás do líder.

A liderança voltava a trocar de mãos, com Truex Jr. e Johnson conseguindo superar Kenseth e se revezarem na ponta. Truex, então, começava a escapar. Em terceiro, Kenseth recebia a informação de que teria de cumprir punição por irregularidades em seu pit-stop. O #20 perdeu uma volta e deu adeus à disputa pelos primeiros lugares.

Uma nova troca de liderança veio na volta 135, com Harvick superando Truex e jogando o #78 para trás. O troco quase veio quando Greg Biffle atrapalhou, mas Harvick seguiu firme.

A quarta rodada de paradas em bandeira verde veio quando a prova chega a sua metade. Quem se deu muito mal foi Logano, que atropelou um cone e teve de pagar um drive-through. Reposicionados, Truex liderava na frente de Harvick, com Kyle Busch em um incrível sétimo lugar.

A quarta rodada de paradas em bandeira verde veio quando a prova chega a sua metade. Quem se deu muito mal foi Logano, que atropelou um cone e teve de pagar um drive-through. Reposicionados, Truex liderava na frente de Harvick, com Kyle Busch em um incrível sétimo lugar.
 
Naquele momento, eram apenas 13 pilotos no mesmo giro, com os punidos Logano e Kenseth aparecendo em 15º e 29º, respectivamente.

Ao chegar na volta 200, Harvick tinha quase 4s de frente para Truex Jr. e Johnson, mais de 11s atrasado, era o terceiro, enquanto Kyle aparecia no sétimo posto e seguia melhorando de rendimento. 

Com 115 voltas para o fim, finalmente surgiu a primeira bandeira amarela. Por detritos na pista, todos aproveitaram para fazer a primeira parada com amarelas. Harvick voltou na frente, com Johnson, Edwards, Kyle Busch e Truex Jr. no top-5.

Harvick relargou bem, com Johnson levando a melhor em disputa com Edwards. Kyle Busch não saiu bem, caindo para o quinto lugar. Elliott, por sua vez, fez um bom trabalho e subiu para sétimo.

Com 100 voltas para o fim, assim estava o top-10: Harvick, Johnson, Truex, Edwards, Kyle Busch, Keselowski, Earnhardt, Elliott, Kurt Busch e Newman. Stenhouse Jr e Austin Dillon também apareciam na mesma volta, com Logano sendo o primeiro a ter uma volta de atraso, em 13º.

Apesar da relargada ter juntando o pelotão, as 20 voltas seguintes foram de pouquíssimas disputas e de um Harvick soberano na liderança da corrida.

Mesmo com um carro bem desequilibrado, Kyle Busch brigava duro com Keselowski e Earnhardt Jr em uma linha de três. Logo atrás, Logano tentava tirar a volta de atraso. 

Com 49 voltas para o fim, Johnson resolveu ir para os boxes, fazendo com que Kyle Busch herdasse o terceiro lugar. Na frente do #18, Harvick tinha 3s6 para Truex. Oito giros depois, estavam todos nos boxes.

E a estratégia de Johnson, imediatamente, fazia efeito. O #48 ia para a ponta com incríveis 14s de vantagem para Harvick. Truex era o terceiro, menos de 2s atrás do #4, enquanto Kyle Busch e Edwards fechavam o top-5. Elliott, o décimo, era o último na volta do líder.

Kevin Harvick durante a etapa de Atlanta, a segunda da temporada 2016 da Nascar (Foto: Getty Images)

A diferença, porém caía. Dez voltas mais tarde, Harvick já aparecia 8s5 atrás de Johnson. Para se ter uma ideia de como diminuía o ritmo do #48, Logano conseguiu tirar uma de suas voltas de atraso.

Johnson, entretanto, seguia firme e forte, mantendo na casa dos 6s7 a diferença para Harvick. Quem melhorava era Kyle Busch, que aparecia em terceiro, apenas 4s8 atrás do segundo lugar.

Com três voltas para o fim, prorrogação na etapa de Atlanta. A primeira grande ocorrência aconteceu no instante final, com Newman estourando um pneu e causando mais algumas voltas de sofrimento para Johnson. Nos boxes, o #48 seguiu com vantagem, com Harvick e Kyle Busch logo atrás.

Nascar, Atlanta, classificação final:

1 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK CHEVROLET 330 voltas
2 88 DALE EARNHARDT JR. EUA HENDRICK CHEVROLET +1.242
3 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA +1.987
4 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +3.537
5 19 CARL EDWARDS EUA JOE GIBBS TOYOTA +3.766
6 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +5.060
7 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW TOYOTA +6.000
8 24 CHASE ELLIOTT EUA HENDRICK CHEVROLET +7.404
9 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD +8.257
10 17 RICKY STENHOUSE JR. EUA ROUSH FENWAY FORD +12.872
11 3 AUSTIN DILLON EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +13.930
12 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD +29.545
13 16 GREG BIFFLE EUA ROUSH FENWAY FORD +1 volta
14 13 CASEY MEARS EUA GERMAIN CHEVROLET +1 volta
15 43 ARIC ALMIROLA EUA RICHARD PETTY FORD +1 volta
16 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS TOYOTA +2 voltas
17 14 TY DILLON EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +2 voltas
18 27 PAUL MENARD EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +2 voltas
19 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS TOYOTA +2 voltas
20 10 DANICA PATRICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +2 voltas
21 1 JAMIE McMURRAY EUA GANASSI CHEVROLET +2 voltas
22 6 TREVOR BAYNE EUA ROUSH FENWAY FORD +2 voltas
23 5 KASEY KAHNE EUA HENDRICK CHEVROLET +2 voltas
24 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +2 voltas
25 21 RYAN BLANEY EUA WOOD BROTHERS FORD +3 voltas
26 42 KYLE LARSON EUA GANASSI CHEVROLET +3 voltas
27 47 AJ ALLMENDINGER EUA JTS DAUGHERTY CHEVROLET +4 voltas
28 34 CHRIS BUESCHER EUA FRONT ROW FORD +4 voltas
29 83 MATT DIBENEDETTO EUA BK TOYOTA +4 voltas
30 46 MICHAEL ANNETT EUA H SCOTT CHEVROLET +5 voltas
31 44 BRIAN SCOTT EUA RICHARD PETTY FORD +6 voltas
32 23 DAVID RAGAN EUA BK TOYOTA +6 voltas
33 95 MICHAEL McDOWELL EUA LEAVINE CHEVROLET +7 voltas
34 7 REGAN SMITH EUA TOMMY BALDWIN CHEVROLET +7 voltas
35 15 CLINT BOWYER EUA H SCOTT CHEVROLET +8 voltas
36 38 LANDON CASSILL EUA FRONT ROW FORD +9 voltas
37 98 COLE WHITT EUA PREMIUM CHEVROLET +12 voltas
38 32 JEFFREY EARNHARDT EUA GO F A S FORD +17 voltas
39 30 JOSH WISE EUA MOTORSPORT GROUP CHEVROLET +18 voltas
 
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