Johnson faz grande relargada em prorrogação causada por Kyle Busch, bate Harvick e vence etapa de Fontana

Jimmie Johnson venceu a etapa de Fontana da Nascar. O multicampeão contou com a prorrogação causada por Kyle Busch na penúltima volta e superou Kevin Harvick, que liderou grande parte dos giros

A etapa de Fontana da Nascar foi dividida em duas partes completamente diferentes. Após um início modorrento e com poucas disputas, a prova esquentou especialmente nas 40 voltas finais e na prorrogação causada por Kyle Busch, com Jimmie Johnson relargando de forma magistral e triunfando neste domingo (20).

Kevin Harvick foi o maior azarado do dia. Dominante durante praticamente toda prova, o piloto do #4 foi prejudicado pela prorrogação, perdeu posição para Denny Hamlin nos boxes e, mesmo recuperando na pista, acabou superado por Johnson.

Denny Hamlin viveu numa montanha-russa de posições em Fontana, mas fechou a corrida em alta e com muita velocidade, garantindo um bom terceiro lugar ao vencer a disputa com Joey Logano já no fim. O #22 cruzou em quarto.

Ricky Stenhouse Jr. correu com muita maturidade e cresceu de produção na fase final da prova, aparecendo para fechar o top-5 em Fontana.

Chase Elliott foi um dos nomes da disputa. O garoto do #24 realizou as mais bonitas ultrapassagens e enfrentou os principais nomes da categoria com personalidade, fechando a prova com ótima performance em sexto.

Carl Edwards ficou com o sétimo lugar, seguido por AJ Allmendinger, Brad Keselowski e Jamie McMurray, que completou o top-10. Com o pneu estourado no fim, Kyle Busch foi 25º.

Confira como foi a etapa de Fontana da Nascar:

A largada da etapa de Fontana da Nascar aconteceu às 16h50 (em Brasília). Kevin Harvick fez excelente trabalho e disparou na frente, deixando Austin Dillon na briga com Kyle Busch e Carl Edwards.

 
Enquanto Harvick começava a tentar ditar o ritmo da prova, Edwards não demorava muito para tirar Dillon do caminho, enquanto Ryan Newman e Jamie McMurray também cresciam na parada, junto com Denny Hamlin e Joey Logano.
Enquanto Harvick escapava na frente com 2s de frente para Edwards, Hamlin se estabelecia no terceiro posto. Kurt Busch era o primeiro a parar, com a lataria batendo no pneu traseiro direito. Naquela hora, a prova estava pouquíssimo animada.
Kevin Harvick comandou boa parte da corrida em Fontana (Foto: Getty Images)
Kyle Busch também foi aos boxes com problemas nos pneus e, na sequência, vários outros pilotos sofreram com o mesmo problema, causando a primeira bandeira amarela.
 
Os líderes iam aos boxes para a primeira rodada de paradas e Edwards superava Harvick. O piloto do #4 ainda perdia lugar para Martin Truex Jr.
 
A relargada veio na volta 31, com Edwards na frente e Harvick superando Truex. Companheiros de Penske, Logano e Brad Keselowski batalhavam pela P4.
 
A briga pela liderança finalmente ficou emocionante. Harvick tentou superar Edwards, mas o dono da bela pintura verde deu o troco e a dupla foi dividindo curvas por algumas voltas. Truex aproveitou para colar.

Na volta 48, um fortíssimo acidente com Kyle Larson. O #42 sambou na pista com pneu furado, bateu primeiro no muro e, após alguns metros rodando, foi com força no soft-wall. Apesar do impacto, tudo bem com o jovem piloto da Ganassi.

Kyle Larson bateu forte em Fontana (Foto: Getty Images)

Era a chave para mais uma rodada de paradas. Harvick retornou em primeiro, com Logano surpreendendo e surgindo no segundo posto.

A relargada aconteceu no giro 54. Harvick manteve a dianteira, com Logano e Truex Jr aparecendo logo atrás. O primeiro quarto da prova tinha no top-10: Harvick, Truex Jr, Matt Kenseth, Jimmie Johnson, Logano, Dillon, AJ Allmendinger, Edwards, Aric Almirola e Kyle Busch.

Harvick abria mais de 1s6 para Truex Jr e a prova voltava ao marasmo de antes das amarelas. A briga boa ficava pelo sétimo lugar entre um surpreendente Allmendinger e Chase Elliott.

Chase Elliott ganhando terreno em Fontana (Foto: Getty Images)

Harvick teve de parar, sentindo vibração no carro, com Truex e Johnson virando os protagonistas da briga pela ponta. Kenseth e Elliott cresciam na corrida, logo atrás.

Como as amarelas seguiam longe da prova em Fontana, os piotos precisaram mesmo parar em bandeira verde. Assim, Harvick retornava à liderança, impressionantes 11s na frente de Johnson. Allmendinger seguia sua prova dos sonhos, em terceiro.

Porém, o #4 começava a apresentar desgaste de pneus e não demorou muito para Johnson surgir perto. Truex Jr. ia para terceiro, 8s7 atrás de Harvick. 

Jimmie Johnson sempre dando trabalho em Fontana (Foto: Getty Images)

A corrida californiana alcançava a metade das 200 voltas com o seguinte top-10: Harvick, Johnson, Truex Jr, Elliott, Kenseth, Logano, Allmendinger, Edwards, Kyle Busch e Dillon.

Harvick ia para mais uma parada e, então, a sorte lhe sorriu. Duas voltas após fazer a troca, Trevor Bayne bateu no muro e causou bandeira amarela, com todo pelotão indo aos boxes e voltando atrás do #4. Agora, porém, estavam todos com pneus novos.

A relargada aconteceu com 86 voltas para o fim. Johnson pulava na frente, com Truex e Kenseth engolindo Harvick. Kyle Busch fechava o top-5, com Elliott, Edwards e Logano travando linda disputa, melhor para o garotão do #24, com belíssima manobra. Pouco depois, Kyle foi com tudo para cima de Harvick e virou quarto.

Até então em 19º, Danica Patrick apareceu de fato para a prova de péssima forma: enchendo o carro no muro após ser tocada por Kasey Kahne. Mesmo sem nenhuma culpa, a pilota do #10 estava fora da disputa.

Assim, estava aberta mais uma rodada de pit-stops, com Truex Jr finalmente alcançando a dianteira. Atrás dele vinham Harvick, Johnson e Kenseth.

Martin Truex Jr brigou o tempo todo em Fontana (Foto: Getty Images)

Com 70 voltas para o fim, a relargada aconteceu e Truex Jr conseguiu segurar o ímpeto dos rivais. Harvick era segundo, com Johnson trocando ultrapassagens com Kenseth. Logando e Kyle Busch vinham atrás, em ótima disputa.

Cinco giros depois, Harvick atacava Truex e começava uma disputa bastante apertada. O piloto do #78 tentou uma linha bastante baixa, mas voltou para cima sem velocidade e quase perdeu posição para Johnson. Kyle Busch subia para quarto, com Logano e Kenseth disputando o quinto posto.

Greg Biffle dava adeus à prova com o motor estourado, enquanto a briga entre os ponteiros esquentava. Johnson era o primeiro a superar Truex, com Busch e Logano repetindo o movimento na sequência. Kenseth, enquanto isso, ia para os boxes com problemas nos pneus.

Johnson foi para os boxes, indo para o fundo do pelotão. Com 45 voltas para o fim, a prova estava em bandeira amarela. Harvick, Busch, Hamlin, Logano, Elliott e Keselowski eram os seis melhores.

Os demais foram aos boxes pouco mais tarde, enquanto Johnson permaneceu na pista. Hamlin, Logano e Keselowski foram os donos das paradas mais rápidas.

A relargada veio e a disputa finalmente começou a ficar frenética na pista. Harvick foi para frente, pouco depois sendo superado por Logano, mas dando o troco no piloto da Penske. Edwards, que parecia que iria despencar, ganhou disputa com Busch, Keselowski e Elliott e ficou com o terceiro lugar provisório. Com pneus gastos, Johnson ia para sétimo.

Joey Logano deu muito trabalho em Fontana (Foto: Getty Images)

Harvick seguia ditando o ritmo e abria 1s7 para Edwards. Busch mantinha o terceiro lugar, com Eliott seguindo de forma impressionante sua escalada e tomando de assalto a quarta posição de Logano.

As voltas finais chegavam e Harvick agora tinha como principal oponente Busch, ainda que 2s2 atrás. Edwards já começava a ficar para trás, com Elliott crescendo em seu retrovisor.

O #24 foi para cima de Edwards e ganhou a terceira posição. Logano e Hamlin também vinham no embalo, esquentando bastante a briga a dez voltas do fim.

Quando tudo parecia caminhar para uma vitória de Harvick, Kyle Busch estourou o pneu e, na penúltima volta, causou a prorrogação. Todo mundo de novo nos boxes.

Hamlin cruzou a linha dos boxes em primeiro, assumindo a dianteira da corrida. Harvick era o segundo, com Johnson logo atrás.

Johnson relargou de forma espetacular e deixou Hamlin para trás, trazendo consigo Harvick. O #4, no entanto, não conseguiu acompanhar o multicampeão que cruzou a linha de chegada com o carro do Super-Homem em primeiro. Mais uma vitória de Johnson.

Nascar, Fontana, Classificação Final:

1 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK CHEVROLET 205 voltas  
2 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +0.772  
3 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS TOYOTA +1.030  
4 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD +1.292  
5 17 RICKY STENHOUSE JR. EUA ROUSH FENWAY FORD +2.509  
6 24 CHASE ELLIOTT EUA HENDRICK CHEVROLET +2.512  
7 19 CARL EDWARDS EUA JOE GIBBS TOYOTA +2.607  
8 47 AJ ALLMENDINGER EUA JTS DAUGHERTY CHEVROLET +2.650  
9 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD +2.769  
10 1 JAMIE McMURRAY EUA GANASSI CHEVROLET +3.159  
11 88 DALE EARNHARDT JR. EUA HENDRICK CHEVROLET +3.356  
12 44 BRIAN SCOTT EUA RICHARD PETTY FORD +3.366  
13 14 BRIAN VICKERS EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +3.503  
14 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +3.881  
15 27 PAUL MENARD EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +4.165  
16 38 LANDON CASSILL EUA FRONT ROW FORD +4.526  
17 13 CASEY MEARS EUA GERMAIN CHEVROLET +4.619  
18 15 CLINT BOWYER EUA H SCOTT CHEVROLET +4.827  
19 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS TOYOTA +4.968  
20 6 TREVOR BAYNE EUA ROUSH FENWAY FORD +4.991  
21 43 ARIC ALMIROLA EUA RICHARD PETTY FORD +5.191  
22 23 DAVID RAGAN EUA BK TOYOTA +5.297  
23 7 REGAN SMITH EUA TOMMY BALDWIN CHEVROLET +5.374  
24 3 AUSTIN DILLON EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +5.451  
25 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA +5.652  
26 98 COLE WHITT EUA PREMIUM CHEVROLET +5.934  
27 83 MATT DIBENEDETTO EUA BK TOYOTA +7.999  
28 5 KASEY KAHNE EUA HENDRICK CHEVROLET +10.011  
29 46 MICHAEL ANNETT EUA H SCOTT CHEVROLET +13.012  
30 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +13.282  
31 95 MICHAEL McDOWELL EUA LEAVINE CHEVROLET +13.666  
32 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW TOYOTA +1 volta  
33 34 CHRIS BUESCHER EUA FRONT ROW FORD +1 volta  
34 32 JEFFREY EARNHARDT EUA GO F A S FORD +5 voltas  
35 21 RYAN BLANEY EUA WOOD BROTHERS FORD +10 voltas NC
36 30 JOSH WISE EUA MOTORSPORT GROUP CHEVROLET +10 voltas NC
37 16 GREG BIFFLE EUA ROUSH FENWAY FORD +59 voltas NC
38 10 DANICA PATRICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +85 voltas NC
39 42 KYLE LARSON EUA GANASSI CHEVROLET +159 voltas NC
VEJA A EDIÇÃO #20 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.