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Kyle Larson fez mágica em Michigan neste domingo (13). Depois de passar a corrida inteira apagado, sofrendo com um carro que não estava tão bom quando em semanas anteriores, Larson precisou de apenas uma relargada para roubar a vitória das mãos de Martin Truex Jr.
Com pneus novos mas largando em quarto, Larson partiu como um foguete. Na aproximação da curva 1, o piloto já estava na liderança. Depois, foi só administrar a vantagem para levar a terceira vitória da temporada. Esta também é a terceira vitória seguida do piloto em Michigan.
Truex, que dominou a corrida depois de superar Brad Keselowski na estratégia, ficou com o segundo lugar. Jones pintou em terceiro, enquanto Ryan Newman e Trevor Bayne completaram um top-5 para lá de improvável.
Kyle Larson em Michigan (Foto: Nascar Media)
Além da relargada de Larson, o que derrotou Truex foi a sequência de bandeiras amarelas no fim. Primeiro, um pneu furado de Joey Logano embaralhou a ordem, permitindo que outros pilotos fossem para as últimas voltas com pneus mais novos do que os do #78. Em seguida, quando parecia que Truex tinha superado tal adversidade, Michael McDowell bateu sozinho na reta oposta e voltou a deixar a prova em aberto.
A próxima etapa da Nascar vai ser em Bristol, no próximo sábado. Contando com a prova do Tennessee, restam apenas três etapas antes do início dos playoffs.
Saiba como foi a etapa de Michigan da Nascar
Primeiro segmento
A etapa de Michigan da Nascar começou exatamente às 16h18 (de Brasília). Brad Keselowski e Joey Logano, os companheiros de equipe na primeira fila, se comportaram e mantiveram a mesma ordem. Enquanto Keselowski escapava, Logano tentava segurar Kevin Harvick – e não conseguia: o #4 tomou o segundo posto. Chase Elliott e Matt Kenseth fechavam o top-5.
As primeiras voltas acabaram marcadas por brigas no meio do pelotão. Jimmie Johnson, que largou em último após bater com força em um treino livre, saiu de 39º para 30º em menos de dez voltas. Outros pilotos, como Martin Truex Jr. e Denny Hamlin, eram responsáveis pela ação na parte de trás do top-10.
Na dianteira, Harvick se aproximava lentamente de Keselowski. A diferença entre os dois, que esteve na casa de 1s nas primeiras voltas, caiu para 0s2 na altura da volta 16. Logano, ainda terceiro, já estava mais de 2s atrás, diferença que seguia crescendo. O #22 estava ocupado tentando segurar Elliott, quarto.
Largada em Michigan, com Keselowski na pole (Foto: Nascar Media)
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As voltas passavam e pouco mudava na briga pela liderança. Harvick seguia perto de Keselowski, mas incapaz de tentar uma ultrapassagem.
Com poucas manobras na frente, a solução para os pilotos foi antecipar pit-stops. O ciclo que deveria começar na volta 43 acabou começando na 38, quando Jamie McMurray foi aos boxes. Chase Elliott, ainda quarto, fez o mesmo na volta 41.
Na briga particular dos dois primeiros, Harvick foi aos boxes na 43. Keselowski respondeu de imediato, parando na 44 e seguindo líder.
Quem usou os boxes para ganhar posições com sucesso foi Elliott, que tomou o terceiro lugar das mãos de Logano. Mas quem realmente saltou foi Truex, que parou logo depois de McMurray e saltou para quinto.
Mais algumas voltas e Logano seguia caindo. O #22 também foi superado por Truex e Jones, pintando em sexto.
As últimas voltas do segmento, assim como as primeiras, tiveram poucas ultrapassagens. Keselowski confirmou a liderança, com Harvick, Elliott, Truex e Jones fechando o top-5.
Martin Truex Jr. bobeou e foi superado por Kyle Larson (Foto: Nascar Media)
Segundo segmento
O ciclo de pits que acompanha o começo do segundo segmento foi marcado por estratégias ousadas. Keselowski trocou apenas dois pneus, mas nem assim manteve a liderança. Daniel Suárez optou por não parar, assumindo a ponta. Jones foi aos boxes, mas apenas reabasteceu e surgiu em terceiro.
Brigando com um piloto com pneus velhos, Keselowski não teve dificuldades para recuperar a liderança. E se deu bem quando Suárez conseguiu segurar o segundo posto, evitando aproximação de Harvick. Jones e Logano fechavam o top-5.
Acontece que, mesmo depois de tomar a liderança, Keselowski não disparou como se imaginava. Suárez se manteve 0s5 atrás – não em condições de ultrapassar, mas mantendo pressão.
As voltas passavam e a vantagem de Keselowski seguia diminuindo. A situação do piloto só foi ficar realmente confortável quando Suárez parou, na volta 90. E o segundo lugar não passou a ser Harvick: Jones, mesmo com pneus gastos, passou o #4 e se firmou logo atrás de Keselowski.
Com 12 voltas para o fim do segmento, a maior parte dos pilotos começou a visitar os boxes novamente. McMurray voltou a ser um dos primeiros a parar, sendo seguido por Hamlin, Jones, Harvick e vários outros. Keselowski reagiu e também parou, tentando dar o troco.
Não deu muito certo: Keselowski voltou logo atrás de Harvick. Mas o #2 agiu rápido e logo engoliu o #4.
Mas Brad ainda não era líder – Truex e Suárez, que pararam muito mais cedo, usaram os pneus novos para assumir a liderança. Keselowski tinha menos de 10 voltas para acabar com uma vantagem de 3s e tentar ganhar o segmento.
Foi fácil passar Suárez, o que deixou Keselowski em segundo. Mas caçar Truex foi outra história: o #78 administrou a situação e, mesmo perdendo terreno, sustentou a liderança para vencer mais um segmento – o 15º na temporada.
Terceiro segmento
Ao contrário do segundo segmento, poucos pilotos pararam na abertura do terceiro. Assim, Truex e Keselowski teriam a chance de brigar pela liderança na relargada, com Harvick e Jones logo atrás.
E a relargada foi intensa. Primeiro, Keselowski espremeu Truex para tomar a liderança. Em seguida, Truex deu um totó em Keselowski para retomar a ponta. Logo atrás, um toque de Harvick causou um furo de pneu em Blaney, que fez um pit emergencial e ficou bem para trás.
Depois de ser superado por Truex, Keselowski começou a sofrer para encontrar ritmo. Tanto que Jones, então terceiro, passou Brad e subiu para segundo, formando uma inédita dobradinha da Furniture Row.
Kasey Kahne e Daniel Suárez bateram com força (Foto: Reprodução/TV)
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Com 60 voltas para o fim, o primeiro acidente da tarde. Kasey Kahne perdeu controle ao tentar ultrapassar Suárez, causando um acidente. Os dois sofreram danos sérios e ficaram fora de combate. A bandeira amarela foi acionada, o que levou Keselowski a parar – ao contrário de Truex e Jones.
Líderes, Truex e Jones se respeitaram e mantiveram as duas primeiras posições. McMurray, beneficiado por pits alheios, surgiu em terceiro, mas logo foi ultrapassado por Elliott.
Mais atrás, drama para Clint Bowyer. O piloto danificou a dianteira do carro na relargada, o que levou a um pneu furado. Se arrastando na pista, o #14 conseguiu voltar aos boxes para fazer reparos. O carro estava relativamente inteiro, mas o piloto estava em 28º, quase duas voltas atrás.
Outro ciclo de pits começou na volta 160, quando Logano parou. McMurray e Harvick fizeram o mesmo em seguida. Mais um pouco e Truex e Jones também pararam. Todos estes pilotos tinham condições de ir até o fim da prova, mas seria difícil.
Até mesmo Keselowski, que tinha a vantagem de parar em amarela, decidiu voltar aos boxes. O #2, que provavelmente seria engolido pelos pilotos com pneus novos, abriu mão da chance de liderar a prova para tentar caçar Truex.
Com 35 voltas para o fim, o ciclo ainda estava encerrado. Hamlin era o líder, com Kyle e Kurt Busch atrás. Os três precisavam de uma amarela para entrar de vez na briga pela vitória.
Hamlin e Kurt logo pararam, deixando Kyle Busch e Kyle Larson em primeiro e segundo com 20 voltas para o fim. Truex seguia na condição de melhor dentre os que não haviam parado, mas estava em nono.
Tudo mudou com 14 voltas para o fim. Logano, logo quem precisava do melhor dia possível, furou um pneu e encheu a reta oposta de detritos, trazendo a amarela. Oito pilotos que não tinham combustível suficiente para ir até o fim fizeram a festa.
Brad Keselowski dominou no começo, mas não chegou a lugar nenhum (Foto: Nascar Media)
Nos boxes, a maioria dos pilotos trocou quatro pneus. Dentre estes, o líder era Kyle Busch. Mas Trevor Bayne trocou apenas dois, assumindo a liderança dentre os que haviam parado, ficando em quinto. A liderança que importava ainda era de Truex, que relargaria com Jones em segundo.
A relargada foi a melhor possível para Truex. Jones não foi uma ameaça, enquanto os pilotos com pneus novos não ganharam muito terreno. Larson se firmou como o melhor dentre os que haviam parado, mas era apenas quarto. Tudo parecia definido, até que Michael McDowell rodou sozinho na reta oposta, trazendo mais uma bandeira amarela.
E, aí sim, a corrida virou de cabeça para baixo. Kyle Larson, com pneus mais novos, usou a relargada para se enfiar entre Truex e Jones. Na curva 1, o #42 já estava em primeiro. A liderança era definitiva: Larson só precisou completar mais duas voltas antes de vencer mais uma vez em Michigan.
Nascar 2017, Michigan, corrida, final:
1 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
202 voltas |
|
2 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+0.310 |
|
3 |
77 |
ERIK JONES |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+0.970 |
|
4 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+1.308 |
|
5 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+1.620 |
|
6 |
37 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
JTG DAUGHERTY CHEVROLET |
+1.777 |
|
7 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+2.074 |
|
8 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+2.206 |
|
9 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+2.270 |
|
10 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+2.706 |
|
11 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+2.932 |
|
12 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+3.533 |
|
13 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+3.755 |
|
14 |
88 |
DALE EARNHARDT JR. |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+3.926 |
|
15 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+3.976 |
|
16 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+3.993 |
|
17 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+3.998 |
|
18 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+4.066 |
|
19 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+4.206 |
|
20 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTG DAUGHERTY CHEVROLET |
+4.400 |
|
21 |
13 |
TY DILLON |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+4.516 |
|
22 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+4.644 |
|
23 |
14 |
CLINT BOWYER |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+5.010 |
|
24 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+42.716 |
|
25 |
34 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+2 voltas |
|
26 |
32 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
GO F A S FORD |
+2 voltas |
|
27 |
95 |
MICHAEL McDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+2 voltas |
|
28 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
+2 voltas |
|
29 |
72 |
COLE WHITT |
EUA |
TRISTAR CHEVROLET |
+3 voltas |
|
30 |
38 |
DAVID RAGAN |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+3 voltas |
|
31 |
23 |
COREY LAJOIE |
EUA |
BK TOYOTA |
+3 voltas |
|
32 |
83 |
BRETT MOFFITT |
EUA |
BK TOYOTA |
+4 voltas |
|
33 |
55 |
REED SORENSON |
EUA |
PREMIUM TOYOTA |
+5 voltas |
|
34 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+6 voltas |
NC |
35 |
33 |
JEFFREY EARNHARDT |
EUA |
CIRCLE SPORT CHEVROLET |
+6 voltas |
|
36 |
51 |
BJ McLEOD |
EUA |
RICK WARE RACING CHEVROLET |
+24 voltas |
|
37 |
19 |
DANIEL SUÁREZ |
MEX |
JOE GIBBS TOYOTA |
+64 voltas |
NC |
38 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+64 voltas |
NC |
39 |
15 |
DERRIKE COPE |
EUA |
PREMIUM TOYOTA |
+95 voltas |
NC |
SE A RENAULT NÃO COLOCAR KUBICA DE VOLTA NA F1, ALGUÉM VAI COLOCAR
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