Nascar confirma limite na participação de pilotos veteranos em corridas da Xfinity e da Truck Series

A partir de 2017, pilotos com cinco temporadas de experiência na divisão principal da Nascar só vão poder disputar dez corridas da Xfinity e da Truck Series. A regra automaticamente exclui ‘intrusos’ como Kyle Busch e Joey Logano

A quarta-feira (26) começou com notícias importantes para a temporada 2017 da Nascar. A categoria anunciou mudanças no regulamento, confirmando o já esperado limite na participação de pilotos da divisão principal em provas da Xfinity e da Truck Series.
 
Para 2017, pilotos com mais de cinco temporadas de experiência na divisão principal só vão poder disputar dez corridas da Xfinity e da Truck Series. Assim, pilotos como Kyle Busch, Joey Logano e Denny Hamlin serão limitados, enquanto Austin Dillon, Kyle Larson, Ryan Blaney e Chase Elliott não são afetados.
 
Dentro do limite de dez corridas existe outra limitação. Independente do desejo dos pilotos, nenhum veterano terá permissão de competir nas últimas oito provas do ano – justamente as que formam o Chase das respectivas categorias. No caso da Xfinity, a participação também é vetada nas quatro etapas do ‘Dash 4 Cash’, eventos especiais que dão prêmios em dinheiro para os vencedores.
Kyle Busch não vai poder correr toda hora na Xfinity (Foto: Robert Laberge/NASCAR)
Essa série de fatores significa que só 22 corridas da Xfinity deverão contar com um ou outro veterano. Na Truck Series, esse número cai para 16.
 
A vida é mais simples para os pilotos mais jovens. Dentre os que estão abaixo do limite de cinco temporadas, a participação só está vetada na última prova do ano, em Homestead, palco da decisão do título.
 
A mudança é uma forma de valorizar os pilotos que estão tentando crescer nas duas categorias menores da Nascar. Das 30 corridas da Xfinity já realizadas em 2016, apenas oito foram vencidas por pilotos da categoria – todas as demais foram levadas por representantes da divisão principal. A ideia é chamar a atenção do público, que começou a ser repelido pela pouca qualidade das corridas.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.