MPF recomenda anulação de projeto de incentivo a Pietro Fittipaldi

Por beneficiar apenas Pietro Fittipaldi e não promover inclusão social por meio do esporte, Ministério Público Federal pediu ao Ministério do Esporte que o projeto seja vetado

Inicialmente aceito, o projeto proposto por Emerson Fittipaldi dentro da Lei de Incentivo ao Esporte para angariar fundos para a carreira de seu neto, Pietro, pode ser deixado para trás. No último dia 21, o Ministério Público Federal recomendou ao Ministério do Esporte que o plano seja anulado.

A justificativa do MPF para tal recomendação é que o “Programa de Formação do piloto Pietro Fittipaldi na Nascar” não se adequa ao perfil da Lei de Incentivo, que “só é válida se mantido o interesse público”. É preciso que ocorra inclusão social por meio do esporte para que o projeto atenda à Lei: “O único beneficitário direto do projeto é o piloto Pietro Fittipaldi”, disse o procurador José Roberto Pimenta Oliveira.

Nascido em Miami, neto de Emerson sonha em fazer carreira nos EUA (Foto: Divulgação)

A decisão final, afirmativa ou negativa para os Fittipaldi, deve sair em breve, visto que o prazo estipulado pelo MPF para resposta é de 10 dias. O tema já foi centro de uma polêmica no começo do ano, em março, quando o MPF questionou o fato de Pietro residir nos Estados Unidos e competir em campeonatos exclusivamente norte-americanos.

Caso o ministro Aldo Rebelo não acate a recomendação, o MPF exigiu que a Receita Federal seja informada e tome medidas dentro do âmbito fiscal.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.