Zanardi estreia nos Jogos Paralímpicos de Londres nesta quarta-feira em Brands Hatch

Alessandro Zanardi inicia sua jornada paralímpica em Londres ao lado de outros oito atletas na bicicleta de mão correndo em um lugar bastante familiar: o lendário circuito de Brands Hatch

Bicampeão e um dos maiores nomes de todos os tempos na Indy (Cart), ex-piloto de equipes como Lotus e Williams na F1 e ex-representante da BMW no WTCC. Alessandro Zanardi é, sem dúvidas, um dos atletas que mais chamam a atenção entre os tantos exemplos de vida e superação inscritos na disputa dos Jogos Paralímpicos de Londres. O italiano, que participa da competição de bicicleta de mão, começa a realizar um dos seus sonhos no esporte nesta quarta-feira (5) em um lugar bastante familiar: o lendário circuito de Brands Hatch.

Zanardi perdeu as duas pernas após sofrer gravíssimo acidente na etapa alemã da Cart, disputada no circuito oval de Lausitzring, quando, à época, corria pela equipe de Morris Nunn. Depois de ter feito seu pit-stop, o italiano perdeu o controle do seu Reynard Honda na saída do pit-lane e foi acertado em cheio pelo carro de Alex Tagliani, a mais de 300 km/h. O impacto foi brutal. Alex perdeu as duas pernas, mas não esmoreceu e, depois de intensa recuperação, voltou às pistas, correndo com um carro adaptado da BMW.

Lenda viva do esporte, Zanardi inicia nesta quarta-feira sua luta pelo ouro paralímpico (Foto: Brands Hatch/Facebook)

Mas seu sonho estava além do automobilismo. Aos poucos, o foco de Zanardi mudava para o esporte paralímpico. Em 2007, Alessandro disputou sua primeira maratona de Nova York, garantindo um quarto lugar na bicicleta de mão. Daí por diante vieram outras tantas conquistas, com o italiano seguindo sua trajetória vencedora, como os títulos das maratonas de Veneza, Nova York, em 2011, e de Roma, neste ano.

Assim, Zanardi inicia sua trajetória pelo ouro paralímpico nesta quarta-feira sendo um dos favoritos à vitória. Na competição contra o relógio na classe H4, o italiano vai lutar contra outros oito adversários na final, que será disputada a partir das 11h11 (horário de Brasília), no circuito de Brands Hatch.

Será a primeira de três competições que Zanardi vai disputar em Londres. Na sexta-feira, o atleta paralímpico italiano começa, a partir das 12h30 (hora de Brasília) a prova de estrada, que também acontecerá em Brands Hatch, que também receberá a final do revezamento no domingo, a partir das 13h45.

Zanardi inicia sua luta pelo ouro paralímpico nesta quarta-feira, mas, independente do resultado conquistado nos próximos dias, já é um vencedor. Vencedor no esporte e vencedor na vida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.