Gonçalves vence segunda etapa nas motos e Spinelli/Haddad salta para liderança dos carros no Rali dos Sertões

O português Paulo Gonçalves venceu a reduzida segunda etapa do Rali dos Sertões, mas não conseguiu ultrapassar Marc Coma na classificação geral. Nos carros, Guiga Spinelli e Youssef Haddad saltaram para a liderança com vitória na especial

Com a especial reduzida, por questões de segurança, os competidores do Rali dos Sertões forçaram ainda mais o ritmo na disputa da segunda etapa, nesta segunda-feira (25), entre Caldas Novas e Catalão, ainda em Goiás. Foram 78 km de trecho cronometrado, contra os 202,23 km anteriormente previstos.
 
Na categoria T1 FIA, entre os carros, o tetracampeão Guilherme Spinelli e o bicampeão Youssef Haddad, da Mitsubishi Petrobras, aceleraram forte o Mitsubishi ASX Racing e ficaram com a vitória, com o tempo de 48min30s. Cristian Baumgart e Beco Andreotti, da X Rally Team / NWM, terminaram em segundo, logo à frente dos companheiros de equipe Marcos Baumgart e Kleber Cincea.
 
"Foi um dia muito especial para a Equipe como um todo. Vencemos em duas categorias e assumimos a liderança na geral. É o melhor resultado possível para o dia, embora continuemos focamos no resultado geral do rali", comemorou Spinelli.
Guiga Spinelli e Youssef Haddad saltaram para a ponta nos carros (Foto: Victor Eleuterio / Mitsubishi)
Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin, da Divino Fogão Rally Team / Overdrive, que vinham liderando até o início do dia, sofreram uma penalização por estarem acima da velocidade em zona de radar e caíram para quarto lugar no geral.
 
"Hoje tivemos um problema. Furamos um pneu, mas não tenho ideia de quanto tempo perdemos", declarou Varela, antes de saber da punição.
 
Na Protótipos T1, a dupla vencedora do dia foi João Franciosi/Rafael Capoani, também da Mitsubishi Petrobras, que também está na liderança geral, com 2h56min50s.
 
"Fizemos uma prova perfeita com pilotagem rápida e andando em um limite muito bom. Estávamos bem motivados. Desde o primeiro momento já saímos com o compromisso de buscar o melhor resultado na categoria e conseguimos", comemorou o navegador.
 
Na Pró Brasil, Mauro Guedes e Neurivan Calado, da MS Rally, também venceram e seguem na frente: 2h54min44s.
 
Na categoria Super Production, Glauber Fontoura e Minae Miyauti, da Mitsubishi Ralliart Brasil, continuam imbatíveis, depois de vencerem o prólogo e as duas primeiras etapas. No geral, estão com o tempo de 2h55min34s, disparados na frente.
 
Na Production T2, Vilson Thomas/William Thomas é outra dupla que venceu a especial do dia e aparece na liderança geral: 3h15min57.
João Franciosi e Rafael Capoani fazem boa papel no Sertões (Foto: Victor Eleuterio / Mitsubishi)
Hexacampeão do Rali dos Sertões, Edu Piano e seus navegadores Solon Mendes e Antonio Carlos de Sales, da Ford Racing Trucks / Território Motorsport, venceram a segunda etapa seguida e aparecem na liderança dos caminhões, com 2min52s de vantagem para o trio Kenner Garcia/Rafael dal Bello/Raphael Bettoni, da Competikar, que também ficou em segundo na especial desta segunda-feira.
 
O hexacampeão Guido Salvini e os navegadores Flavio Bisi e Fernando Chwaigert, da Mobil Delvac Salvini Racing, tiveram problemas com o Mercedes Benz Atego 1725 4×4, que sofreu uma quebra do semieixo, e abandonaram. 
 
Nas motos, a vitória da segunda etapa ficou com o português Paulo Gonçalves. Jean Azevedo chegou logo atrás do piloto luso, seguido pelo espanhol Marc Coma, que segue liderando na classificação geral.
 
“Foi uma etapa muito curta hoje. Eu esperava mais de 100 quilômetros, mas não foi um problema. Estou feliz. não cometi erros e o ritmo continua bem forte. Se formos analisar o rali como um todo, ainda estamos praticamente no aquecimento, então temos uma competição inteira pela frente”, explicou Coma.
 
Nos quadris, o paulista Robert Nahas voou baixo e mesmo com a quilometragem do trecho especial reduzida, colocou mais de 2 minutos de vantagem sobre o segundo colocado, o cearense Tom Rosa. Com os tempos de hoje, Nahas assume a liderança na classificação acumulada, com uma vantagem de mais de quatro minutos para o maranhense Marcelo Medeiros, o quinto colocado hoje. O polonês Rafal Sonik não foi bem e caiu para a terceira posição geral.
 
Nesta terça-feira (26), os competidores deixam Goiás e entram em território mineiro, chegando na cidade de Paracatu. Serão 360,45 km no total do terceiro dia, sendo 22,2 km de deslocamento inicial, 209,86 km de especial e 128,39 km no deslocamento final. A cidade recebe o tradicional rali pela primeira vez.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.