Sertões: Gonçalves vence última especial, mas Coma é campeão das motos. Spinelli/Haddad leva título nos carros

Paulo Gonçalves venceu última especial, mas Marc Coma abocanhou o título das motos. Brasileiro Robert Nahas foi o campeão dos quadris, enquanto entre UTVs, Vinícius Mota e Rafael Shimuk foram os grandes campeões

Após sete dias e mais de 2600 km rodados, a edição 2014 do Rali dos Sertões chegou ao fim. Neste sábado (30), os pilotos chegaram no destino final, Belo Horizonte, onde foram recebidos com festana Lagoa da Pampulha.
 
Entre as motos, o português Paulo Gonçalves venceu a última especial, que aconteceu entre Diamantina e Belo Horizonte, em um trecho de 125,8 km cronometrados. O piloto da Honda venceu quatro das sete etapas, porém, não foi o suficiente para tirar o título de Marc Coma.
 
O espanhol conquistou seu segundo título no Rali dos Sertões, e já vinha brigando com o adversário. No final, acabou vencendo Golçalves com uma diferença de apenas 3min23s, do total de 18h21min51.
Robert Nahas é tetracampeão nos Quads (Foto: Victor Eleuterio / Webventure)
O melhor brasileiro colocado foi Jean Azevedo, que chegou logo atrás da dupla estrangeira, na terceira colocação. Sua desvantagem para o piloto da KTM foi de 14min05s. Na quarta colocação apareceu Helder Rodrigues, e fechando o top-5 veio Jordi Viladoms.
 
"Ganhar aqui no Brasil é muito difícil, ainda mais quando tem pilotos tão fortes na disputa, como o Paulo e o Jean. Foi um roteiro duro, estou muito contente. O ritmo imposto foi altíssimo, tive que me aplicar ao máximo para ganhar este ano. Em toda a minha carreira só consegui ganhar o Sertões uma vez. Se são dez dias ou sete, para mim tem o mesmo valor. Foi tão difícil ganhar hoje quanto foi em 2010", destacou Coma.
 
Nos quadriciclos, o título ficou com o brasileiro Robert Nahas. Ele fechou a competição com um tempo total de 20h38min9s, 22min54s à frente do vice-campeão, o polonês Rafael Sonik. Este é o segundo título seguido do piloto da RNN.
 
"Agora é hora de comemorar, vamos pra festa. Eu não gosto de comemorar antes da hora, mas no deslocamento eu já vim comemorando muito. Parabéns pra toda equipe, todo apoio. Estou feliz demais. Não tem nem palavras pra descrever esse momento do tetra”, ressaltou. 
 
“A diferença do título de 2005 para esse é que aquele foi o primeiro Sertões. Em 2013 e 2014 o grid foi super competitivo, tem uma geração nova chegando que vai dar trabalho. Nesse Sertões, não tinha muita estratégia, tinha que acelerar muito. Eu forcei, mas sem colocar a segurança em risco. Agora é só comemorar", disse.
Vinícius Mota / Rafael Shimuk (UTV): primeiro título no rali (Foto: Victor Eleuterio / Webventure)
Logo atrás dos dois melhores da categoria chegaram Gabriel Varela, na terceira colocação, Tom Rosa, da ATV foi o quarto colocado entre os quadriciclos, e fechando o top-5 veio Rodolfo Brito.
 
Nos UTVS, o curioso reinou os pilotos. José Hélio Rodrigues e o navegador Edmilson de Camargo Jr. venceram a última especial, mas o título foi para Vinícius Mota e Rafael Shimuk, que apesar de não terem ganho nenhuma etapa, souberam administrar seu desempenho e mantiveram a regularidade.
 
Terminando em quinto neste sábado, eles foram campeões com o tempo de 22h27min12s, mas de 22 minutos de vantagem para a dupla vice-campeã da categoria, Henrique Gutierrez e Weidner Moreira.
Henrique Gutierrez e Weidner Moreira: vice nos UTVs (Foto: Ricardo Leizer / Webventure)
"A emoção de ganhar um Sertões é muito grande. São dias difíceis, com especiais muito difíceis. Conseguimos completar todas as etapas e conseguimos conquistar o resultado. Estou muito feliz. No UTV, você tem que ter um equilíbrio, você pode quebrar, mas nunca forfetar (não completar a especial no tempo limite). Eu tive problemas no primeiro e no terceiro dia, mas completamos em todos " explicou.

Entre os carros, um incidente no meio da especial mudou toda a história da categoria T1. No geral, quem levou o título para casa foi a dupla da Mitshubishi Petrobras Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, com Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin na vice-liderança por apenas 1min54s de desvantagem.

 
Durante os sete dias de competições, os pilotos passaram por cinco cidades, além de Goiânia, onde foi a largada, e Belo Horizonte, onde se encerrou a corrida. Foram sete etapas até chegar na cidade-sede, disputadas por 197 participantes.
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