Com programação reduzida e novos pneus, Stock Car dá largada para sua 35ª temporada neste domingo

Dentre as novidades para a temporada 2013 da categoria estão os novos pneus Pirelli, a redução no tempo de pista nos finais de semana e a diminuição da exibição na TV aberta

Interlagos recebe, neste domingo (3), a abertura da temporada 2013 da Stock Car. Esse será o 35º campeonato da história da principal categoria do país, que começa com algumas mudanças importantes em diferentes aspectos.

A nova temporada da Stock Car terá novos pneus, uma programação reformulada e mais compacta, uma maior valorização das vitórias e menos tempo de transmissão na TV aberta. Além disso, o campeonato, que ganhou um novo logotipo, ainda não apresentou nenhum patrocinador-máster – a parceria de três anos com a Caixa chegou ao fim após um acordo entre as partes, segundo a Vicar.

Palco da emocionante final de 2012, Interlagos recebe primeira prova de 2013 (Foto: Bruno Terena/Red Bull)

Dentre as novidades, duas mudanças serão muito sentidas pelos pilotos: a redução no tempo de pista e o retorno da Pirelli ao fornecimento dos pneus, após cinco anos de exclusividade da Goodyear. Em 2013, as atividades ficarão restritas ao sábado e ao domingo, e cada etapa terá um treino livre a menos. Menos tempo, portanto, para a adaptação aos P Zero.

O primeiro fim de semana do ano, porém, será uma exceção e terá os carros na pista também na sexta-feira. A programação de Interlagos contém dois treinos extras, os únicos da ‘pré-temporada’.

Na TV, a maior parte das 12 etapas poderá ser vista ao vivo somente no canal por assinatura SporTV. Além das provas, que voltarão a ter largada às 11h, o SporTV exibirá também as sessões de classificação, nas tardes de sábado. A Globo transmitirá três corridas ao vivo e compactos das demais. A Corrida do Milhão, em dezembro, será mostrada simultaneamente em ambos os canais.

A duração das corridas foi mantida em 40 minutos, formato criado no ano passado, mas a vitória renderá um prêmio maior aos vencedores: 24 pontos, e não mais 22. Com isso, a diferença do primeiro para o segundo colocado passa a ser de quatro pontos. A última prova do ano terá, mais uma vez, pontuação dobrada e duração de 50 minutos.

O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ a primeira etapa de 2013 da Stock Car, em Interlagos, com os repórteres Felipe Giacomelli e Renan do Couto.

[ESPECIAL 2013]
► Voltando de suspensão, Gomes e Feldmann aprovam medidas antidoping
► Chefe da Full Time vê Barrichello brilhando na Stock Car, mas faz ressalva
► Grid de 2013 tem Barrichello e mais oito novatos e mudanças em times de ponta
► Galeria: veja imagens de carros e pilotos da Stock Car 2013

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.