Stock Car
09/03/2018 13:25

Com volta arrasadora, ‘japonês’ Oliveira ajuda Serra a faturar pole-position da Corrida de Duplas da Stock Car

A disputa pela pole-position para a Corrida de Duplas foi bastante movimentada e trouxe apenas dois pilotos convidados brasileiros para lutar com estrelas estrangeiras. No fim das contas, brilhou mais forte mesmo a estrela de João Paulo de Oliveira. Radicado há 14 anos no Japão, o experiente piloto brilhou no Q3 e ajudou o parceiro campeão Daniel Serra a faturar a pole em Interlagos
Warm Up, de Interlagos / FERNANDO SILVA,  de Interlagos
 Daniel Serra e João Paulo de Oliveira (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Dentre tantas estrelas do automobilismo internacional, quem brilhou mesmo neste sábado de treino classificatório para a Corrida de Duplas da Stock Car, em Interlagos, foi João Paulo de Oliveira. O paulista de 36 anos, radicado há 14 no Japão, foi o convidado do campeão Daniel Serra para a prova que abre a temporada 2018. E foi fundamental para ajudar o dono do carro #29 da RC Eurofarma a faturar a pole-position da primeira etapa do ano. Com o tempo de 1min37s032 no Q3, Oliveira bateu outro brasileiro, Augusto Farfus, parceiro de Lucas Di Grassi, por 0s142. E Filipe Albuquerque, convidado de Rubens Barrichello na Full Time, completou o top-3.

Nick Catsburg, convidado de Felipe Fraga, obteve o quarto melhor tempo no Q3 e vai dividir a segunda fila com o português. Laurens Vanthoor ajudou Ricardo Zonta a avançar à fase final da classificação e obteve o quinto lugar do grid. Kelvin Van der Linde, que despontava como grande favorito à pole, enfrentou problemas na volta de aquecimento, rodou e levou o anfitrião César Ramos, da Blau, à sexta posição. 
 
Thiago Camilo, vice-campeão de 2017, teve a ajuda de Nico Müller para conquistar o sétimo lugar do grid, seguido por Marcos Gomes, da Cimed, que corre ao lado de Pipo Derani neste fim de semana. Diego Nunes, que tem Luciano Burti como convidado no carro #70 da Full Time, sai em nono, com o companheiro de equipe Nelsinho Piquet e seu convidado, Robin Frijns, em décimo. E Felipe Massa teve uma boa primeira classificação na Stock Car. Entre os convidados no Q1, fez o segundo tempo. No geral, na média das voltas com Cacá Bueno, a dupla obteve o 11º no grid de largada.
 
A Corrida de Duplas da Stock Car acontece neste sábado, às 13h30 (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV. O GRANDE PRÊMIO acompanha a Corrida de Duplas da Stock Car ‘in loco’ com os repórteres Fernando Silva, Felipe Noronha e Nathália de Vivo e o fotógrafo Rodrigo Berton.
Daniel Serra e João Paulo de Oliveira se abraçam e festejam a pole em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Saiba como foi a classificação da Corrida de Duplas da Stock Car
 
O Q1 teve um formato diferente para a Corrida de Duplas. De início, foram os pilotos titulares que ganharam a pista para marcar tempos. Em seguida, os convidados tiveram o mesmo tempo de pista. A média da melhor volta entre titular e convidado definiu os tempos e os 15 carros que passaram ao Q2.
 
Assim, com 32 carros na pista em cada uma das partes do Q1, o tráfego foi bastante intenso, tornando um grande desafio buscar o melhor tempo possível de volta. 32, porque Átila Abreu enfrentou problemas e não conseguia sair dos boxes para a volta rápida.
 
César Ramos deu sequência ao ótimo desempenho da Blau e liderou a tabela de tempos para os titulares com 1min36s359. O equilíbrio se fez novamente presente com nada menos que 27 carros no mesmo segundo. A diferença de Ramos para Daniel Serra, segundo colocado, foi de meros 0s017. E de apenas 0s019 para Fraga, P3. 
 
Allam Khodair, que mudou de casa e corre com a Blau em 2018, foi o quarto na primeira parte do Q1, com Marcos Gomes fechando o top-5 logo à frente de Rubens Barrichello. Anfitrião de Felipe Massa, Cacá Bueno foi apenas o 23º colocado. Apenas Átila Abreu e Tarso Marques, com problemas, não completaram suas voltas rápidas.
Laurens Vanthoor e Ricardo Zonta ficaram perto da pole em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Os convidados ganharam a pista logo em seguida. Damián Fineschi, parceiro de Galid Osman no carro #28 da Cavaleiro, puxou a fila repleta de estrelas internacionais. A expectativa maior estava sobre Felipe Massa, mas quem já demonstrava favoritismo era Kelvin Van der Linde, parceiro de Ramos e dono do melhor tempo do fim de semana até então.
 
Quem chegou a liderar no começo a tabela de tempos para os novatos foi Gabriel Robe, parceiro de Felipe Lapenna na Cavaleiro. Mas os tempos despencaram desde então, com o veterano Nonô Figueiredo, da Hero, avançando à liderança. Mas logo sua marca foi superado pelo outro carro da Hero, de Augusto Farfus, que marcou 1min37s003.
 
Blau na frente no Q1, e Massa ajuda Cacá a avançar ao Q2
 
Com a reta final do Q1, Nico Müller, parceiro de Thiago Camilo na Ipiranga Racing, tomou a ponta, com Farfus em segundo e Van der Linde fechando o top-3, levando a Blau à melhor média dos tempos de titular e convidado. E na sua última volta no Q1, Massa virou tempo excelente para alcançar o segundo lugar, 1min36s960, apenas 0s041 atrás de Müller.
Nico Müller foi um dos melhores convidados da classificação para a Corrida de Duplas (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Na média dos tempos de convidados e titulares, avançaram para o Q2 as seguintes duplas, pela ordem: Ramos/Van der Linde, Camilo/Müller, Di Grassi/Farfus, Daniel Serra/João Paulo Oliveira, Felipe Fraga/Nick Catsburg, Rubens Barrichello/Filipe Albuquerque, Nelsinho Piquet/Robin Frijns, Cacá/Massa, Ricardo Zonta/Laurens Vanthoor, Bruno Baptista/Nonô Figueiredo, Diego Nunes/Luciano Burti, Marcos Gomes/Pipo Derani, Allam Khodair/Allan Hellmeister, Felipe Lapenna/Gabriel Robe, Max Wilson/Felipe Giaffone.
 
 
Shell Racing vai ao Q3 com o melhor tempo
 
Na segunda fase do treino, os titulares foram à pista primeiro. Os seis melhores avançaram a fase final, o Q3, onde somente os convidados terão apenas uma volta rápida para a definição dos seis primeiros no grid de largada
 
O campeão Daniel Serra mostrou a velha forma do ano passado ao cravar 1min36s606 para subir à ponta da tabela de tempos, sendo 0s064 mais rápido que Fraga, o segundo colocado, enquanto Barrichello aparecia em terceiro.
 
Fraga tomou a liderança do Q2 na volta seguinte depois de superar Serrinha por apenas 0s017. Barrichello se manteve no top-3 e garantiu a ida para a fase final da sessão. César Ramos foi o quarto colocado, enquanto Zonta fez o quinto tempo, com Marcos Gomes em sexto.
 
Massa puxou a fila dos convidados no Q2, mas quem se colocou na liderança foi, novamente, Nico Müller, com Kelvin Van der Linde em segundo e Nick Catsburg em terceiro. Só que coube ao convidado de Zonta, Laurens Vanthoor, assumir a liderança com 1min36s850, enquanto Massa ficou em décimo. Müller fechou mesmo em segundo, seguido por Van der Linde, Farfus, Catsburg e Albuquerque, com Oliveira em sétimo, à frente de Frijns, Burti e Massa.
 
Na média dos tempos entre titulares e convidados, Zonta e Vanthoor avançaram ao Q3 com o melhor tempo. Fraga e Catsburg vieram em segundo, Ramos e Van der Linde logo atrás. Daniel Serra e João Paulo Oliveira em quarto, com Barrichello e Albuquerque em quinto e Di Grassi e Farfus fechando os classificados.
Campeão de 2017, Daniel Serra começou bem a temporada 2018 da Stock Car (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Oliveira brilha e ajuda Serra com pole da Corrida de Duplas
 
Farfus foi o primeiro a ir à pista em um Q3 só para os convidados. O curitibano cravou 1min37s174 com o carro #11 da Hero. Em seguida, foi a vez do luso Filipe Albuquerque fazer sua tentativa. O último vencedor das 24h de Daytona — ao lado de João Barbosa e Christian Fittipaldi — não conseguiu bater Farfus, mas foi por muito pouco: apenas 0s005.
 

Era então chegada a vez de João Paulo Oliveira ir à pista. O experiente piloto, que veio do Japão para formar dupla com Daniel Serra, mostrou que não saiu do Oriente à toa. Com excelente volta, JP virou 1min37s032 para tomar a pole provisória. Na sequência, Kelvin Van der Linde, que despontava como o grande favorito à posição de honra, teve um pneu furado e rodou na sua volta de aquecimento, abortando a sua volta.
 
Restavam apenas dois competidores na briga: Nick Catsburg, parceiro de Fraga, e Laurens Vanthoor, convidado de Ricardo Zonta. Em sua volta rápida, Catsburg fez boas parciais, mas não conseguiu avançar à pole, perdendo tempo no fim para ficar apenas em quarto. Então, coube ao belga Vanthoor fazer a tentativa derradeira. Mas Laurens ficou apenas em quinto. Pole-position para Serra e JP Oliveira na Stock Car.

Stock Car 2018, Interlagos, Corrida de Duplas, grid de largada: 

1 29 DANIEL SERRA
JOÃO PAULO OLIVEIRA
BRA
BRA
RC/EUROFARMA   1:37.032  
 
2 11 LUCAS DI GRASSI
AUGUSTO FARFUS
BRA
BRA
HERO   1:37.174  
 
3 111 RUBENS BARRICHELLO
FILIPE ALBUQUERQUE
BRA
POR
FULL TIME   1:37.179  
 
4 88 FELIPE FRAGA
NICK CATSBURG
BRA
HOL
CIMED   1:37.283  
 
5 10 RICARDO ZONTA
LAURENS VANTHOOR
BRA
BEL
SHELL RACING   1:37.375  
 
6 30 CÉSAR RAMOS
KELVIN VAN DER LINDE
BRA
AFS
BLAU      
 
7 21 THIAGO CAMILO
NICO MÜLLER
BRA
SUI
IPIRANGA RACING   1:37.009  
 
8 80 MARCOS GOMES
PIPO DERANI
BRA
BRA
CIMED   1:37.107  
 
9 70 DIEGO NUNES
LUCIANO BURTI
BRA
BRA
FULL TIME   1:37.209  
 
10 33 NELSINHO PIQUET
ROBIN FRIJNS
BRA
HOL
FULL TIME   1:37.213  
 
11 0 CACÁ BUENO
FELIPE MASSA
BRA
BRA
CIMED   1:37.293  
 
12 18 ALLAM KHODAIR
ALLAN HELLMEISTER
BRA
BRA
BLAU   1:37.475  
 
13 44 BRUNO BAPTISTA
NONÔ FIGUEIREDO
BRA
BRA
HERO   1:37.515  
 
14 65 MAX WILSON
FELIPE GIAFFONE
BRA
BRA
RC/EUROFARMA   1:37.523  
 
15 110 FELIPE LAPENNA
GABRIEL ROBE
BRA
BRA
CAVALEIRO   1:37.702  
 
16 46 VITOR GENZ
DAVID MUFFATO
BRA
BRA
CARLOS ALVES/EISENBAHN   1:37.265  
 
17 3 BIA FIGUEIREDO
BETO MONTEIRO
BRA
BRA
IPIRANGA RACING   1:37.279  
 
18 90 RICARDO MAURÍCIO
FELIPE NASR
BRA
BRA
FULL TIME   1:37.332  
 
19 1 ANTONIO PIZZONIA
OLIVER JARVIS
BRA
ING
PRATI-DONADUZZI/RX   1:37.364  
 
20 117 GUILHERME SALAS
MARIANO ALTUNA
BRA
ARG
HOT CAR/BARDAHL   1:37.369  
 
21 83 GABRIEL CASAGRANDE
CHRIS VAN DER DRIFT
BRA
NZL
VOGEL   1:37.387  
 
22 55 SÉRGIO JIMENEZ
FABIO CARBONE
BRA
BRA
SQUADRA G-FORCE   1:37.402  
 
23 77 VALDENO BRITO
JEROEN BLEEKEMOLEN
BRA
HOL
CARLOS ALVES/EISENBAHN   1:37.437  
 
24 4 JULIO CAMPOS
JAMIE GREEN
BRA
ING
PRATI-DONADUZZI/RX   1:37.477  
 
25 28 GALID OSMAN
DAMIÁN FINESCHI
BRA
ARG
CAVALEIRO   1:37.487  
 
26 12 LUCAS FORESTI
JÉRÔME D'AMBROSIO
BRA
BEL
CIMED   1:37.509  
 
27 5 DENIS NAVARRO
FRANCO GIROLAMI
BRA
ARG
CAVALEIRO   1:37.564  
 
28 25 TUKA ROCHA
RAFA MATOS
BRA
BRA
VOGEL   1:37.697  
 
29 8 RAFAEL SUZUKI
JEAN-KARL VERNAY
BRA
FRA
HOT CAR/BARDAHL   1:37.827  
 
30 43 VITOR MEIRA
VICENTE ORIGE
BRA
BRA
MICO'S   1:38.067  
 
31 9 GUGA LIMA
GUSTAVO MYASAVA
BRA
BRA
SQUADRA G-FORCE   1:38.206  
 
32 51 ÁTILA ABREU
MARK WINTERBOTTOM
BRA
AUS
SHELL RACING      
 
33 84 TARSO MARQUES
FERNANDO CROCE
BRA
BRA
MICO'S      
 
 
ENQUANTO A MERCEDES RESPIRA CALMARIA

CONCORRÊNCIA MOSTRA ARES DE PREOCUPAÇÃO