Bem colocado na briga pelo título, na terceira colocação, Átila tinha dois objetivos: buscar ao máximo se colocar entre os dez primeiros da corrida 1 e se manter no top-10 da segunda disputa da tarde. Para alcançar a meta, era fundamental escalar o pelotão e priorizar a primeira prova em Londrina. Deu certo, e Abreu finalizou em oitavo. Thiago Camilo venceu e Daniel Serra foi o segundo. Mas o fato de os dois líderes do campeonato terem abandonado a corrida complementar serviu para Abreu amenizar o prejuízo e ainda seguir perto dos ponteiros na luta pela taça. Na peleja que encerrou o fim de semana, Átila foi o sexto colocado.
Festa da Shell Racing/TMG no pódio em Londrina na corrida 2 (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
"Foi um domingo bem diferente do sábado, não posso reclamar. Com meus concorrentes saindo da segunda corrida, se eu tivesse ido melhor na primeira prova, era uma boa oportunidade de descontar os pontos, mas olhando pelo cenário pela posição em que largamos e onde eles largariam, uma corrida em que se daria para fazer 35 pontos com facilidade, saímos no lucro. É claro que não reduzimos a diferença, mas minimizamos o prejuízo. Poderíamos pular fora do campeonato mas continuamos vivos, estamos em terceiro ainda na luta e vamos trabalhar”, salientou o sorocabano, agora com 190 pontos, contra 235 de Serrinha.
“Estou muito feliz pelo fato de largar em 20º e ter chegado em oitavo sem o safety-car. Mostra que o carro estava rápido. Na segunda corrida, paguei o preço de ter forçado muito na primeira, gastei muito mais pushes. O safety-car mais longo pela batida no começo prejudicou pois outros pilotos saíram mais próximos”, explicou Átila, feliz com mais uma vitória da equipe e também por ter sido agraciado pela maioria dos fãs da Stock Car com um dos Hero Push, o botão de ultrapassagem extra que ele, Felipe Fraga e Lucas Foresti receberam para a corrida 2.
“A Shell Racing está de parabéns, com mais uma vitória do Zonta, e contrato renovado com todos, o que dá tranquilidade para trabalhar. O Zonta trabalhou muito também para me ajudar, é um cara que merece e ajuda a desenvolver o carro. Foi muito bacana ganhar de novo o Fan Push e queria agradecer a quem votou. Faz a diferença saber que sou um dos pilotos mais queridos do grid e ajudou muito esse push para me manter vivo na segunda corrida", finalizou.
Átila cola o adesivo com o Hero Push em seu carro para a corrida 2 (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Zonta voltou a comemorar uma vitória na Stock Car. Na visão do paranaense, a estratégia de poupar equipamento para a segunda corrida foi decisiva para superar o revés na classificação. 16º no grid da primeira prova e da segunda, o paranaense aproveitou a chance para se recuperar e triunfar em Londrina, faturando seu terceiro troféu de vencedor na categoria.
"Tivemos um carro rápido, todos os treinos mostraram que tínhamos velocidade para ficar entre os cinco. Uma pena o que aconteceu na classificação, com os dois carros largando mais atrás. Fui bem cuidadoso até, tentei não me envolver em nenhum enrosco, principalmente com o Átila, que estava ao meu lado. Guardei o máximo de pneu e disparos do botão de ultrapassagem para a segunda corrida e deu tudo certinho", vibrou.
Para o chefe da TMG/Shell Racing, o sentimento é de dever cumprido após uma classificação marcada por muitas dificuldades.
Ricardo Zonta festeja a segunda vitória conquistada em 2017 (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
“Planejamos, planejamos e acaba saindo totalmente diferente. Sabíamos que tínhamos um bom carro, mas pegamos a pista numa condição ruim, o que prejudicou nossos pilotos. Conseguimos executar todo o plano, que era o Átila chegar entre os dez primeiros na primeira corrida, para inverter o grid e marcar bons pontos no campeonato. Ele praticamente neutralizou a diferença para os adversários no campeonato, que largaram à frente”, pontuou o engenheiro.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Na visão de Meneghel, a tática adotada por Zonta ao priorizar a corrida 2, se mostrou a mais acertada possível. “O Zonta, quando percebeu que não dava para chegar entre os dez por causa de toques de largada, foi muito inteligente de poupar o carro, e a equipe acertou na estratégia de colocar bastante combustível e priorizar a segunda corrida. O safety-car acabou ajudando, embora tenha prejudicado um pouquinho o Átila, que teria marcado uns três ou quatro pontos a mais, mas foi muito bom", complementou.
Agora a TMG/Shell Racing já começa a se preparar para a próxima rodada dupla do campeonato. A nona etapa da Stock Car 2017 terá lugar no circuito Óscar y Juan Galvez, em Buenos Aires, no próximo dia 1º de outubro.
HAMILTON FAZ DEVER DE CASA E JOGA BOLA PARA VETTEL. QUE TEM OBRIGAÇÃO DE VENCER EM SINGAPURA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.